Ponte da Dunlop, uma das marcas de Le Mans!

Uma das características mais marcantes do circuito de Le Sarthe é sem dúvida a ponte da Dunlop que está no circuito desde 1923. Acompanhe a baixo um pouco da história de um dos símbolos de Le Mans

1923 – Já na primeira edição a ponte estava lá com o objetivo dos espectadores irem para os restaurantes no outro lado do circuito.

1928 – A  passarela de metal começa a envelhecer. É substituída por uma réplica de pneu “Fort Dunlop” Fort de aparência duradoura e também para se referir à fábrica em Birmingham, Uma lenda nasceu! No entanto, essa estrutura é proibida pelo Automobile Club de l’Ouest, que proíbe a publicidade ao redor do circuito.

1948 – As regras mudam depois da segunda guerra e a ponte é reinstalada com 18 metros de comprimento, feita de metal e madeira. Está instalada no inicio do circuito.

Le Mans 1923

1953 – Uma segunda ponte é erguida na entrada da Tertre Rouge, que foi substituída por um túnel em 1979.

1956 – Após o acidente envolvendo Pierre Levegt a ponte continua no mesmo local. Assim nasce a curva “Dunlop”  além do significado da marca. “Forte” foi substituída por “SP Segurança” “SP Espírito esportivo”.

1965 – A ponte foi trocada de lugar e em 1966 foi para o topo do morro.

Le Mans 1950

1978 – A nova ponte suporta 1350 espectadores além de suportar ventos de mais de 200 km/h. O arco tem 50 metros de comprimento, 13 metros de altura e pesa 70 toneladas. Em 1988 a Dunlop escolheu Le Mans para comemorar o centenário da marca.

1992 – O desenho se mantem até os dias de hoje e inspirou outros circuitos pelo mundo como Donington Parck, Sujo.

Atualmente.

Zytek oferece opção de motor hibrido para a classe LMP1

O mercado de motores para a classe LMP1 para o ano que vem anda agitado. Depois da Judd revelar seu propulsor para equipes independentes, foi a vez da Zytek mostrar seu trabalho.

O motor que usa como base o Renault V8 ZRS-03 usada no campeonato Word Series By Renault teve sua capacidade de 3.5 litros para 4.5 com injeção direta de combustível sendo este gasolina. A empresa oferece o motor com ou sem sistema de recuperação de energia. O sistema da Zytek é o mesmo usado na F1 e no Super GT com o Honda CR-Z além do novo SX que será lançado ano que vem.

Bill Gibson, presidente e fundador da Zytek está muito contente com este novo desafio: ” A Zytek é totalmente favorável para introduzir e desenvolver motorizações híbridas eficazes no automobilismo. Os regulamentos da FIA / ACO tem a oportunidade perfeita para combinar as tecnologias desenvolvidas no Grupo Zytek para fornecer um único motor / ERS e sistemas de controlede energia, tudo dentro de um orçamento razoável.”

Equipes confirmadas ou em negociação para o Tudor United SportsCar Championship.

Muito tem se falado sobre as equipes que irão fazer parte do Tudor USCC ano que vem. Em meio as limitações por classe além da equivalência entre modelos LMP2 e DP o site North American Sportcar fez um apanhado das equipes, boatos e lendas que até agora confirmaram intenção de participar do campeonato.

Lembrando que todas as equipes aqui listadas, soltaram algum comunicado na imprensa, além dos planos de inclusão. A lista deve sofrer muitas alterações até o ano que vem. Porém a título de curiosidade podemos ter uma base de como será o campeonato.

Fonte: Nasportscar.com

Dempsey Racing ratifica compromisso com Porsche por mais 2 anos.

E equipe Dempsey Racing do ator/piloto Patreck Dempsey fechou um acordo para utilizar modelos Porsche por mais 2 anos a partir de 2014. Os planos são participar da USCC na classe GT Daytona com o novo modelo 911 GT América.

Uma volta a Le Mans não foi descartada que este ano aconteceu em parceria com a equipe Proton Competition, além de ingressar na Porsche Cup.

“Estamos ansiosos para a nova temporada além da parceria com a Porsche”, disse o co-diretor da equipe Patrick Dempsey. “Cada temporada traz uma série de desafios interessantes. A parceria com a Porsche este ano foi o destaque absoluto e a principal razão para o sucesso que desfrutamos. Essa relação também vai ajudar a estabilizar a nossa equipe já que temos a intenção de competir na IMSA Porsche Cup GT3.”

A equipe não divulgou pilotos ou em quais corridas pretende realmente participar. pelo menos por enquanto.

Fonte: Sportcar365.com

ACO revela regulamento LMP1 para 2014

A ACO divulgou hoje o regulamento técnico da classe LMP1 para o mundial e para Le Mans ano que vem. Com 82 páginas vale destacar algumas coisas que o torcedor vai realmente  se interessar.

  • LMP1 de equipes privadas sem o sistema de recuperação de energia são designados como LMP1-L (Light)
  • LMP1 de equipes privadas ou de fábrica com sistema de recuperação de energia serão designados como LMP1-H (Hybrid).
  • Cada “classe” dentro da P1 tem um peso mínimo 870kg (LMP1-H) e 850 (LMP1-L)
  • A distancia entre eixos será livre para todos os carros. O comprimento máximo será de 4650mm e largura máxima 1900 mm sendo 1800 o mínimo. Difusores estão proibidos, nem os escapamentos com suas saídas dentro dos difusores.
  • Todos os carros terão sistemas que prendem as rodas no carro em caso de colisão evitando que elas voem podendo matar alguém. O copkpit foi revisto e deve ter uma melhor área de visão para o piloto tendo a largura de 330m  e altura de até 350mm. Em caso de acidente o piloto deve sair do carro entre 7 e 9 segundos.

Regulamento completo LMP1 2014

WEC Xangai 28 carros na lista prévia

A ACO já divulgou as equipes que irão participar da penúltima rodada do WEC no circuito de Xangai na China. Ao todo serão 28 carros confirmados até o momento e provavelmente a lista abaixo não terá nenhuma mudança.

Participantes da mini etapa de Fuji a KCMG além da Gainer Internacional não irão participar voltando com o Zytek a Greaves Motorsports. Na LMP1 a Toyota confirma seu segundo carro e Nicolas Prost vai estar de volta depois da vitória em Petit Le Mans com a dupla Mathias Beche e Andrea Belicchi.

A equipe ADR-Delta confirma Tor Greaves e Robbie Kerr. A equipe Lotus confirma no #31 Kevin Weeda, Vitantonio Liuzzi, porém o terceiro piloto ainda não foi confirmado. Já na OAK Racing David Cheng que compete pela equipe PR1 da ALMS e pela própria OAK na Asian LMS vai correr no o #45 com Jacques Nicolet e Keiko Ihara.

Na classe GTE-PRO Darren Turner e Stefan Mucke confirmados nos Aston #97 e Pedro Lamy no #99. Bruno Senna não teve por enquanto sem nome confirmado em nenhum carro.

Lista para as 6 horas de Xangai.

Toyota vence em mini prova de Endurance no circuito de Fuji

Assim como aconteceu em Road Atlanta a chuva era esperada no Japão e daria um tempero a mais na luta entre Toyota e Audi. Pois ela veio com muito mais tempero do que o esperado no que resultou em uma prova de apenas 16 voltas e literalmente um balde de água fria em quem esperava uma boa disputa.

Foram várias voltas e várias voltas atrás do carro de segurança em uma interminável fila indiana que coroou a vitória do Toyota #7 do trio Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima. Em segundo o Audi #2 de Kristensen, McNish e Duval a boa surpresa o terceiro lugar do #12 da equipe Rebellion Racing de Nick Heidfeld e Mathias Beche. Com esta classificação o título de construtores é da Audi, o que não é nenhuma novidade.

Na classe LMP2 a vitória ficou com o #35 da equipe OAK Racing do trio Bertrand Baguette, Ricardo Gonzalez e Martin Plowman, seguido pelo #26 Oreca da equipe G-Drive do trio Roman Rusinov, Mike ConWay e John Martin. Fechando o pódio na classe o #27 Zytek da Gainer International de Katsuyuki Hiranaka, Masayuki Ueda e Bjorn Widheim.

Entre os GTs da classe PRO a vitória acabou ficando com o #97 da Aston Martin do trio Turner / Mucke e Makowiecki, em segundo a Ferrari #51 da equipe AF Corse de Bruni e Fischella e belo Porsche #91 da Porsche AG de Bergmeister e Pilet.

Bruno Senna em parceria com Nygaard / Poulsen conquistou a vitória na classe GT-AM. Em segundo o Aston Martin #96 de Hall / Campbell-Walter e Adam e fechando o pódio o Porsche #88 da equipe PRoton Competition de Ried, Roda e Ruberti.

Foi acertado de com acordo que todas as equipes vencedoras ganharam metade dos pontos, visto a distância percorrida da prova. Faltando apenas 2 provas para o final do campeonato, Xangai no dia 09 de Novembro e Bahrein em 30 de Novembro podemos ter bons embates ainda entre Toyota e Audi mesmo em circuitos medianos como estes. E torcer para a chuva não atrapalhar de novo. Abaixo a classificação final.

Classificação final das 6 horas de Fuji.

Os vencedores:

1º classe LMP1 – Toyota #07 TS030 Hybrid.

1º classe LMP2 – Morgan #35 Nissan.

1º classe GTE-PRO – #97 Aston Martin Vantage V8.

1º classe GTE-AM – #96 Aston Martin Vantage V8

ALMS Petit Le Mans–Na última prova do último campeonato vitória da Rebellion Racing.

Pode parecer clichê mas a American Le Mans Series acaba de fazer parte do passado do Endurance. A vitória da equipe Rebellion marca o fim de um campeonato que teve 15 edições mas que não acabou no seu auge. Talvez se tivesse acabado nos melhores dias não teria tido que se unir a Grand-Am para a criação de um campeonato único. Se será melhor, pior não sabemos.

A prova deste ano em Road Atlanta não teve o brilho de outros anos quando Audi, Peugeot e Porsche alinharam seus carros porém a competitividade nunca abandonou o sinuoso traçado e vimos uma bela disputa envolvendo o #12 da equipe Rebellion contra o #6 da Muscle Milk. A vitória do HPD era evidente por conta do conhecimento de Lucas Luhr,e Klaus Graf no traçado e principalmente em se livrar do intenso tráfego que é uma das características da prova. Mesmo fazendo a pole e liderando em todos os treinos durante a corrida o Lola B12/60 do time Suíço chegou a ficar 2 voltas atrás do #6, muito por conta de pequenos toques durante a prova. Mas assim como na edição de 2012 o rápido HPD enfrentou problemas e teve que abandonar. Se foi imbatível durante todo o ano em provas curtas na segunda mais longa seu principal trunfo a estabilidade acabou lhe deixando a pé.

Level 5 vence na LMP2

Em segundo lugar na classe P1 o #16 da equipe Dyson dos pilotos Chris Dyson, Tony Burgess e Chris McMurry   que nunca foi um fator durante a prova mas que sempre foi um adversário difícil quando o Lola da equipe Rebellion chegava para ultrapassar, Tanto que chegou a 20 voltas de desvantagem em relação ao líder. Além do HPD o Delta Wing Coupe também não completou a prova.

Na classe LMP2 uma belo duelo entre os 4 carros HPD ARX-03b das equipes Level 5 e Extreme Speed que culminou com a vitória do #551 da Level com os pilotos Scoot Tucker, Ryan Briscoe e Marino Franchitti que superarem o #01 da EMS com Scoot Sharp, Anthony Lazzaro e o ótimo David Brabham que chegou a liderar nas voltas finais mas acabou perdendo a posição durante os pits stops. Foi muito bom ver Brabham novamente em carros de endurance, visto que compete atualmente na F-Indy. Em terceiro o #552 de Guy Cosmo, Peter Dumbrek e Jonny Kane. As equipes que competem atualmente na LMP2 já anunciaram que vão manter seus carros na classe ano que vem, A Level 5 foi além e comprou também um Oreca FLM09 para disputar a classe PC.

Falando nos LMPC a vitória da classe acabou nas mãos da equipe BAR1 Motorsports do trio Kyle Marcelli, Chris Cumming e Stefan Johasson, que por muito pouco não ficou com a equipe 8Star Racing aonde competiu o brasileiro Osvaldo Negri e Sean Raythall que acabou se perdendo no tráfego além de estar com problemas na carenagem traseira. Em terceiro na classe o #05 da equipe Core Motorsports dos pilotos Jonathan Bennett, Tom Kimber-Smith e Mark Wilkins. Bruno Junqueira acabou em 7º na classe.

Tubarão da Falken superou favoritos e venceu na GT.

A Classe GT sem dúvidas foi  mais disputada. Quem esperava uma vitória da Ferrari da Rizi Competizione ou dos Corvette, BMW ou Viper assistiu uma pilotagem agressiva do Porsche #17 da equipe Falken Tire dos pilotos Wolf Henzlewr, Bryan Sellers e Nick Tandy que soube “sobreviver” ao que parecia ser uma luta de carros de choque como nos parques de diversão. Tanto a Ferrari da Rizi quanto os Viper e o próprio Porsche vencedor estavam irreconhecíveis pela quantidade de batidas durante a prova que em sua primeira parte foi disputada sobre forte chuva. Em segundo o BMW #56 dos pilotos Dirk Muller, John Edwards e Bill Auberlen que quase roubaram a vitória nas últimas voltas por conta de um erro do Porsche #17. Em terceiro a Ferrari #62 de Olivier Beretta, Matteo Malucelli e Robin Liddell que marcaram a pole e durante toda a prova optaram por uma pilotagem agressiva, o que acabou prejudicando mais do que ajudando visto os vários passeios na grama além de de um toque com um dos Corvette o que danificou o para choque traseiro. Com o sexto lugar o Corvette #3 do trio Jan Magnussen, Antonio Garcia e Jordan Taylor se sagrou campeão da classe.

Os Porsche da classe GTC a vitória ficou com o #45 da equipe Flying Lizard de Nelson Canache, Spencer Pumpelly e Madison Snow. Em segundo o #27 da Dempsey Racing com Patrick Dempsey, Andy Lally e Joe Foster e fechando o pódio o #11 da equipe JDX Racing de Mike Hedlund, Jan Heylen e Jon Fogarty.

Ano que vem tudo será novo no automobilismo americano. Espero que o United Sport Car Racing traga mais emoção e uma maior diversidade em termo de grid. O calendário que engloba as 24 horas de Daytona, 12 horas de Sebring e Petit Le Mans tem uma qualidade superior ao do WEC, porém necessita de equipes de fábrica principalmente nas classes de protótipos. Se hoje os GTs é quem dominam a preferencia do público pela sua diversidade podemos sonhar sim com uma classe de protótipos mais diversificada. Pelos prognósticos o campeonato do ano que vem vai ter mais cara de ALMS do que de Rolex. É o que espero.

Resultado Final.

ALMS Petit Le Mans–Rebellion marca a pole

Neel Jani entrou para a história como o último piloto a marcar uma pole pela ALMS. O piloto da equipe Rebellion marcou o tempo de 1:09.254 e superou seu rival direto o HPD da equipe Muscle Milk por 1.143 segundos.

“Estávamos mais rápido do que [Muscle Milk], mas nas corridas, é algo diferente diferente”, disse Jani, que irá compartilhar o belo Lola B12/60 com Nicolas Prost e Nick Heidfeld.

Já na LMP2 a pole ficou com o #01 da equipe Extreme Speed que ganhou a primeira posição da classe com o tempo de 1:12.668 depois que o #551 da equipe Level 5 tinha marcado o melhor tempo mas acabou parando na pista sem combustível causando uma bandeira vermelha. Como punição o seu melhor tempo não foi considerado.

Na LMPC Dane Cameron marcou o melhor tempo para o #1 da equipe PR1/Mathiasen com 1:14.955. O #9 da equipe RSR Racing do brasileiro Bruno Junqueira larga em segundo com o tempo de 1:15.143

Já na GT a pole ficou com a Ferrari #62 da equipe Rizi Competizine com Matteo Malucelli marcando 1.18.861. O feito da Ferrari além do belo tempo foi quebrar uma sequencia de 3 poles consecutivas da equipe BMW. Em segundo e terceiro os carros #93 e #91 da equipe SRT Viper.

Já na GTC a pole ficou com o #45 da equipe Flying Lizard pelas mãos de Spencer Pumpelly que marcou 1:24.118, Em segundo o #22 da equipe Alex Job Racing que marcou 1:24.443. Abaixo os tempos completos.

Classificação para Petit Le Mans.