Porsche confirma programa GT para 2014 em conjunto com LMP1

Muitos pensavam que a Porsche iria abandonar de forma oficial a classe GT com a chegada do seu LMP1. Hoje durante os treinos para a última etapa do WEC no Bahrein o construtor Alemão confirmou a participação dos 911 RSR em conjunto com o programa LMP1.

“A categoria GTE-Pro do WEC é a classe carro esporte que mais competitiva, com corridas que incorporam todos os mais importantes mercados da Porsche ao longo do ano. Estamos ansiosos para continuar a utilizar esta plataforma. Com o RSR 911 vamos novamente assumir a disputa entre os GT e nós estamos ansiosos para acompanhar os sucessos que obtivemos neste ano contra adversários difíceis. ” Comenta.

A Porsche AG Team Manthey estreou este ano e conquistou uma dobradinha nas 24 horas de Le Mans, o que surpreendeu até mesmo a equipe.

Entrevista–Patrick Pilet revela saldo positivo da Porsche

A equipe Porsche não tem do que reclamar de 2014, ano que voltou oficialmente as competições de endurance. Venceu de forma brilhante as 24 horas de Le Mans com seu 911, além do seu programa LMP1 estar caminhando a passos largos sem sinais de problemas. Para a última etapa do WEC o time vai competir com a versão 2014 do 911 RSR.

Para o modelo 2013 os pilotos serão Jorg Bergmeister e Patrick Pilet, e no 2014 Marc Libeb e Richard Lietz. O piloto Patrick Pilet revela na entrevista dada ao site endurance info algumas informações sobre o futuro da equipe.

P. Quais as mudanças feitas no carro?

R.”A Porsche tem trabalhado duro desde as 24 Horas de Le Mans.Pessoalmente, eu ainda não andei no carro novo. A largura das asas são diferentes, como o spoiler, e pára-choques dianteiro. Podemos competir com o carro já estamos dentro do prazo de 1 ano de desenvolvimento, esta última corrida do ano para correr o novo modelo. “

P. Qual seu saldo da temporada 2013?

R. “Pessoalmente, o meu saldo é positivo. Nós tivemos a nossa quota de má sorte nas três primeiras corridas. As 24 Horas de Le Mans foi uma vitória dupla.Silverstone e Spa  não eram favoráveis. Resultado foi melhor em termos de pontos, mas o que foi perdido não conseguimos alcançar. Classe GTE-Pro é muito competitiva que qualquer passo em falso é algo difícil de recuperar. “

P. Qual o objetivo para a última prova no Bahrain? Vencer ou testar para 2014?

R. “Claramente! O objetivo é avaliar o novo 911 RSR para 2014. Alterações começaram após Le Mans. O novo 911 RSR foi testado ensaios durante todo o verão, tanto em Mugello quanto Portimão. Aqui, vamos testar os pneus. Também continuaremos nossos testes aqui mesmo depois de 6 Horas de Bahrein. Também está prevista testes em Sebring.Trabalhamos em estreita colaboração com a Michelin. Este é o primeiro ano do RSR 911 e posso dizer que ele foi bem-sucedido. Sabíamos que a Ferrari era um carro muito bom, e a Aston Martin muito forte. “

P. Qual será o programa para 2014?

R. “Isso vai ser decidido em breve. O que eu sei é que eu deveria estar presente no início do ano nos Estados Unidos para as 24 Horas de Daytona.O time, eu não sei, mas eu admito que competir na classe GTLM não me desagrada.O novo campeonato parece interessante com a qualidade, e diversidade. O que já se sabe é que Michael Christensen foi confirmado como piloto da Porsche Motorsport. Esta é uma grande recompensa para ele, além de ser uma boa pessoa e que vai integrar rapidamente a família Porsche”

Tracy Krohn testa Lotus T128 e pensa em 2015

O texano Tracy Krohn um milionário no ramo do petróleo que tem muito, mas muito dinheiro e a anos tem sua equipe que já competiu na ALMS, Rolex e nas últimas duas temporadas participa do mundial de endurance na classe GTE-AM

Tanto Krohn quanto Nic Jonsson estarão neste final de semana no Bahrein para uma bateria de testes com o Lotus T128 LMP2, os objetivos são claros, avaliar a possibilidade de competir com o carro para 2015.

Nós não estamos olhando para 2014 tanto, mas para 2015″, disse Krohn ao site Sportscar365. “O plano é tentar competir em mais uma classe em  2015,  visto que será um ano crucial para a classe P2 tanto no WEC quanto nos Estados Unidos. Gostaria de estar executando corridas em ambas as séries. “

Os planos ainda incluem uma possível participação nas 24 horas de Daytona na classe GTE, além de corridas esporádicas do campeonato.

Última etapa da Asian LMS vai contar com 14 carros.

A organização da Asian LMS revelou hoje (27) os carros que irão participar da última etapa do campeonato em Sepang na Malásia. Ao todo teremos 14 carros.

A lista tem algumas mudanças como a adição de um Oreca 03 para a equipe Craft Racing que também compete na classe GTC com 2 Aston Martin Vantage.

Na classe GTE o clássico duelo entre Ferrari e Porsche representados pela equipe AAI-RSTRADA (Porsche) e Taisan (Ferrari).  Já na classe GTC teremos 6 carros e para esta última rodada a GTC-AM com 3 Lamborghini Gallardo. A prova será disputada no dia 8 de Dezembro. Abaixo a relação completa.

    LMP2  
18 KCMG Morgan LMP2 (Nissan) Winslow
24 OAK Racing Team Total Morgan LMP2 (Judd) Tung-Cheng
27 Craft Racing ORECA 03 (Nissan) Pu-Polley
    GTE  
35 AAI-RSTRADA Porsche 997 RSR Lida-Yokomizo-Mitsuyama
70 Taisan Ken Endless Ferrari F458 Italia Chen-Seefried-Sakaguchi
    GTC  
7 Craft Racing AMR Aston Martin V12 Vantage GT3 Yu-Mücke
8 Craft Racing AMR Aston Martin V12 Vantage GT3
33 Clearwater Racing Ferrari 458 Italia GT3 Mok-Bruni
37 BBT Lamborghini Gallardo Liu-Rizzo-Babini
77 AF Corse Ferrari 458 Italia GT3 Bertolini-Rugolo-Wyatt
91 AAI-RSTRADA BMW Z4 GT3 Chen-Tsuchiya-Tanigawa
    GTC-AM  
36 Gama Racing Lamborghini Gallardo Lin-Lin-Huang
69 TBA Lamborghini Gallardo Low-Sana-Malagamuwa
96 Mik Racing Lamborghini Gallardo Keng-Chin-Song

Strakka Racing vai de Dome em 2014

A Strakka Racing que competiu nos últimos anos com equipamento HPD revelou hoje (26) que vai competir no mundial de endurance ano que vem na classe LMP2 com um Dome S103 equipado com motor V8 4.5 Litros da Nissan,

O contrato entre o construtor Japonês e a equipe Britânica será de longa data, o que vai resultar além de competir, desenvolver e comercializar o LMP2 para equipes de clientes.

Hiroshi Fushida, presidente da Dome. “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Strakka, é uma parceria que vai permitir que o nosso S103, que projetado com tecnologia avançada possa ser competitivo em todas as pistas do mundo. Os resultados e desempenho Strakka na ELMS e WEC impressionaram nós, e nossa experiência comum na resistência nos permitem otimizar o potencial do carro. Temos certeza de que Strakka e o  Dome S103 serão muito competitivos e muito procurados.

ACO Lança LMP3 para 2015

A ACO surpreendeu o mundo do endurance hoje (25), ao anunciar uma nova categoria de protótipos para 2015, os LMP3. Segundo a nota o novo carro completa a “pirâmide” de modelos elegíveis para os campeonatos organizados pela entidade a ELMS e Asian LMS.

O LM3 será um modelo de baixo custo, até mais baixo do que os atuais LMP2 e LMPC e seria um degrau equipes e pilotos no mundo do endurance.

A nota não da detalhes técnicos sobre os carros porém, fatores como velocidade, sistema de motor e cambio bem como fornecedor de pneus. O novo LMP em termos de desempenho deve ficar entre um LMP2 e um GTE-AM e não deve custar mais do que 150 mil euros.

O novo carro deve substituir a classe LMPC que ficará somente elegível no USCC nos EUA.  Para 2014 e 15 será dado um período de transição para equipes que queiram competir com o novo modelo tanto na Asian LMS quando ELMS e serão aceitos modelos homologados pela FIA. Em termos de comparação serão os mesmos modelos que hoje competem na VdeV francesa na classe CN.

Últimas notícias do USCC, WEC e ELMS

A equipe RAM Racing, campeã da classe GT da ELMS este ano anunciaram seus pilotos para 2014. Johnny Mowlem e Matt Griffin farão dupla para competir no WEC.

Para o chefe da equipe Dan Shufflebottom a dupla desempenha bem seu papel. “Ambos fizeram um trabalho fantástico para a equipe este ano e sabemos que a estabilidade é um grande fator para o sucesso continuado. Nós ainda não confirmamos o que vamos fazer no próximo ano, mas não é nenhum segredo que nós gostaríamos de estar no FIA WEC. Parece uma progressão natural, e acreditamos firmemente que podemos competir – e vencer – ao lado dos melhores.”

Segundo Dan a participação no WEC com duas Ferrari uma em cada classe de GT.


8Star Racing confirma programa na classe PC e luta para por um protótipo na classe P com a participação da brasileira Bia Figueiredo

A 8Star Racing oficializou sua participação na classe PC e trabalha arduamente para por outro na classe P. Enzo Potolicchio. Os pilotos Gustavo Ycaman e Bia Figueiredo testaram esta semana com Corvete DP e a esperança é que os dois pilotos pudessem com seus patrocínios participar de uma temporada completa.

“Ficamos muito felizes com o ritmo da Bia”, disse Potolicchio. “Ela era muito bom na condução do carro e fez isso de forma inteligente. Acho que temos um bom talento brasileiro. Gustavo também fez um bom trabalho e eu acho que eles seriam grandes companheiros de equipe para o próximo ano, se tudo cai no lugar. ” Completa.

Os custos de uma temporada DP são maiores e para isso os recursos de patrocinadores são primordiais. A definição deve sair nas próxima semana.


Escuderia Corsa confirma duas Ferrari na classe GTD

Atual campeã da classe GT da Rolex Series a Scuderia Corsa confirmou 2 Ferrari 458 na classe GTD para o ano que vem. Os pilotos do carro #63 serão Alessandro Balzan e Jeff Westphal. No carro #64 os pilotos serão Ken Wilden e Dr. Rod Randall.

“A competição na classe GTD será feroz e expandimos nossa equipe com alguns dos melhores o que  será importante para o nosso sucesso na próxima temporada”, disse o diretor técnico Roberto Amorosi.


BAR1 Motorsports com dois LMPC

A BAR1 Motorsports anunciou na quinta (21) sua inclusão com dois Oreca FLM09 na classe PC no USCC. A equipe que este ano venceu 3 etapas da ALMS o que culminou em um segundo lugar no campeonato expande para 2014.

Os pilotos estão em processo de seleção como diz Brian Alder.

“Olhando para 2013, eu não posso dizer o suficiente sobre o esforço de nossa equipe”, disse Alder. “Vencer as três últimas corridas da temporada foi uma grande realização. Nós terminamos no pódio um total de oito vezes nesta temporada. Provamos que nossa equipe é competitiva na classe PC. “

Até o momento as equipes Core Autosports, PR1/MAthiasen, RSR Racing, Level 5, Performance Tech, Pickett Racing, Starworks Motorspors e 8Stars confirmaram sua participação na classe.


Equipe AAI-RSTRADA troca Mclaren por BMW para a última etapa da Asian LMS

A equipe AAI que compete na Asian LMS revelou hoje que para a última etapa do campeonato no dia 8 de Dezembro no circuito de Sepang na Malásia vai competir com um BMW Z4 GTC  em substituição ao McLaren.

A troca se deu depois que a equipe conquistou a corrida de GT em Macau no último final de semana. Além do BMW a equipe também vai competir com um Porsche 911 RSR na classe GTE. Os pilotos serão San Chen, Takeshi Tsuchiya e Tatsuya Tanigawa no BMW. Os nomes que irão competir com o Porsche não foram revelados.

Porsche 911 RSR versão 2014 estreia no Bahrein

A Porsche anunciou hoje (22.11) que vai para a última etapa do mundial de Endurance no Bahrein com o novo 911 RSR versão 2014. Tais mudanças serão importantes tanto para as versões europeias do carro bem como os novos Porsche que irão competir no USCC.

“Esta é uma temporada emocionante que será fechada no Bahrein. Esta foi a primeira temporada do novo 911 RSR e podemos dizer que foi bem sucedido na classe GTE-Pro, com uma dobradinha nas 24 Horas de Le Mans. No Bahrain, os carros serão versões 2014, o que significa que será um importante teste em condições de corrida, e nos permite reunir o máximo de informações para a próxima temporada. “

SMP Racing revela temporada 2014

A equipe Russa SMP que este ano estreou no ELMS, anunciou seus planos para 2014.

Segundo o site Sportcar365 a SMP estaria estudando a possibilidade de levar 2 Oreca 03 para o WEC, além de 2 entradas para a classe GT do USCC. Os atuais vencedores da classe GTC na ELMS, 2 Ferrari 458 específicas para o regulamento do USCC e não os atuais que competiram este ano na Europa.

Os pilotos ainda estão em processo de negociações, porém é dado como certo Maurizio Mediani e Mika Salo com Ferrari. O segundo carro deve ser conduzido por pilotos Russos.

Uma das Ferrari esteve esta semana em Daytona para os testes de pré-temporada, Vale destacar que era um dos modelos pertencentes a Extreme Speed Motorsports.

Para o WEC é esperado Sergey Zlobin um dos diretores da equipe na condução do Oreca 03. Uma das possíveis contratações é de Nicolas Minassian que atualmente pilota para Pecon Racing. O segundo Oreca deve ser conduzido por Victor Shaitar e os irmãos Cirilo e Anton Ladigin.

Sobre o ELMS a participação se dará com 3 Ferrari 458 GTC e possivelmente uma na classe GTE.