Tiga LM214–Os primeiros esboços.

Mais um LMP como opção para 2014. Chamado de Tiga LM214 o protótipo feito pela Tiga Cars de Mike Newton revelou hoje os primeiros desenhos do seu mais novo projeto.

O carro que tem como base o Embassy WFR-01 recebeu várias atualizações para atender os novos regulamentos da ACO. Abaixo as especificações do novo modelo.

Chassis – de fibra de carbono
Carenagem –    de Kevlar e fibra de carbono
A suspensão dianteira   Barras de torção com triângulos
Suspensão traseira  Molas, amortecedores com dois triângulos
Dimensões
Comprimento: 4.954 m
Largura: 1,99 m
Distância entre eixos: 2,85 m
Trilha dianteira: 1.662 m
Via AR; 1.640 m
Motor –  Judd HK, cerca de 490 cavalos
Transmissão – Sequencial de 6 velocidades
Rodas – de magnésio: AV: 12,5 × 18, 13 × 18 AR
Freios AP disco de 355 milímetros

Mike Newton: “Estamos muito satisfeitos com a evolução do projeto, a estrutura de base e seu design estão provando ser uma boa plataforma que está bem adaptada às novas regras. As alterações mecânicas também estão progredindo bem e esperamos testar em breve ”

McLaren pensa em Le Mans 2016

Desde que lançou seu MP4-12C a McLaren “estuda” seu retorno a Le Mans. A algum tempo Andrew Kirkaldy diretor do programa GT da marca falou que se tivesse demanda por carros com certeza a equipe voltaria a Sarthe. Com as especulações sobre a mudança nos carros para 2016 o projeto ficou engavetado.

Em entrevista ao site Racecar Engineering Martin Whitmarsh e em tom de “inveja” explica a vontade de voltar a grande clássica.

“Nós queremos ter uma versão GTE o mais breve possível. Vamos esperar para a convergência das classe GT e esperamos estar lá em 2016. Acreditamos que Le Mans é importante para a linhagem da marca. “

O sucesso do carro foi tamanho que mais de 10 unidades foram vendidas antes do lançamento propriamente. Le Mans é uma questão de tempo.

Audi vence e garante título do WEC em Xangai

Em uma corrida de 6 horas nada é decidido seja na luta pela pole ou na primeira hora da prova. Quem acompanhou os treinos, principalmente o classificatório se surpreendeu com o bom desempenho e a pole obtida pela Toyota com seu carro #7 era o ingrediente que faltava para termos uma corrida competitiva e assim tentar bater os Audi em condições normais de pista, ao contrário da etapa de Fuji quando tudo se resolveu em menos de 30 voltas.

Resultado final Xangai 2013

Já na largada o ritmo dos carros japoneses era superior aos alemães e tudo se desenhava para uma bela vitória, uma vitória convincente por parte da Toyota porém em 6 horas nem tudo é como deveria ser.

Equipe G-Drive vence mais uma

A vitória do Audi do trio Bénoit Tréluyer, Marcel Fassler e Andre Lotter em cima do Toyota #7 de Alex Wurz, Nicolas Lapierre se deu de uma forma que faz a F1 algo amador. Uma bela ultrapassagem. O endurance com sua grande diversidade de carros, pilotos e sem o jogo político conseguem fazer até as pistas construídas por Hermann Tilke se tornaram interessantes. Lembrando que o carro vencedor teve um pneu furado e um toque com um retardatário logo no começo da prova. Em resumo, estavam decididos a ganhar.

Tudo se resolveu depois da última sequencia de pit spot. A Toyota segura que conseguiria vencer sem precisar trocar pneus fez apenas uma parada para completar o combustível. A diferença era pequena quando saiu dos boxes e acabou sendo um prato cheio para o Audi #1 que já tinha feito a troca e estava com pneus em melhores condições.

Aston Martin #97 e #99 vencem na GTE-PRO

E mais um vez foi o tráfego que acabou decidindo em favor do carro da Audi. Em uma manobra ousada Bénoit Tréluyer superou tanto o Toyota que naquele momento estava sendo pilotado por Wurz bem como o Morgan da classe LMP2 que “atrapalhava” a disputada. Com pneus desgastado restou o Toyota levar o carro até a linha de chegada.

Em terceiro chegou o #2 campeões da temporada 2013 do WEC Allan McNish. Tom Kristensen e Loic Duval que fizeram uma corrida totalmente atípica se comparada aos “tiros” de velocidade. Em nenhum momento foram combativos e estava apenas levando o carro para o final da corrida. Com o terceiro lugar o #2 chega a 162 pontos contra 131,25 do Audi vencedor e como resta apenas 1 etapa é matematicamente impossível de ser alcançado. O título principalmente para McNish e Kristensen foi muito merecido visto um certo desprezo por parte dos seus companheiros de equipe, principalmente pela vitória nas 24 horas ano passado. Os “velhinhos” ainda tem muita gasolina para queimar.

Ferrari da 8Star Racing vence na GTE-AM

Já na classe LMP2 a vitória ficou com o #26 o Oreca da equipe G-Drive Racing. É o terceiro resultado positivo da equipe em quatro corridas o que mostra o bom entrosamento do trio John Martin, Roman Rusinov e Mike Conway. Em segundo o #24 da equipe OAK Racing de Oliver Pla, Alex Brundle e David Heinemeir- Hansson. A diferença do primeiro para o segundo também foi considerável com 34”240.

A superioridade da Aston Martin no seu centenário continua forte. A vitória na classe GTE-PRO foi dupla com o #97 dos pilotos Darren Turner e Stefan Mucke. Em segundo o #99 de Pedro Lamy, Bruno Senna (que voltou para a classe PRO) e Richie Stanaway. Em terceiro a uma volta do líder o Porsche #91 de Bergmeister e Pilet. O quarto lugar da dupla da AF Corse #51 de Bruni e Fisichella acabou beneficiando a luta pelo campeonato na classe já que tudo está indefinido. A classificação está com 125,5 para o time da Aston contra 120 da dupla da Ferrari.

Finalizando a classe GTE-AM a vitória ficou com a Ferrari #81 do trio Enzo Potolichio, Rui Águas e Davide Rigon com um bom desempenho. O segundo lugar ficou com o #76 o Porsche da equipe IMSA Performance Matmut de Narac, Vernay e Palttala que chegou a uma volta do líder. Em terceiro o Aston #96 de Campbell-Walter, Adam e Hall. A vitória da classe poderia ter sido do Aston #95 porém com problemas mecânicos abandonou com pouco mais de 100 voltas.

A próxima etapa será no dia 30 deste mês em Sakhir no Bahrein. Abaixo a classificação final.

Libra e seus planos para o USCC.

O fabricante Libra a algum tempo tinha revelado seus planos na construção de um LMP2 ainda para a ALMS. Hoje foi divulgado que o Radical SR9 deve ser apresentado nos próximos dias nos EUA a tempo de testar para o SCC. Os pilotos serão Robbie Kerr e Nicolas de Crem. Segundo comunicado feito os planos são de participar de forma integral do campeonato.

Magnus Racing apresenta seu 911 GT América.

Uma das primeiras equipes a receber o novo Porsche 911 GT3 América foi a Magnus Racing que já testou o carro semana passada em Sebring.

Competindo na classe GTD a equipe teve o suporte da Porsche Motorsport e do piloto oficial Patrick Long que ajudou na adaptação dos pilotos da equipe John Potter e Andy Lally. Os testes foram para ver se todos os componentes do carro estavam em perfeito funcionamento.

O piloto e dono da equipe John Potter faz um balanço positivo deste primeiro contato:

“Nós realizamos tudo o que precisávamos para fazer em Sebring, por isso estamos satisfeitos com o nosso primeiro contato. O carro fez uma grande primeira impressão. É muito diferentes dos outros modelos que já conduzimos. “

A equipe volta a Sebring nos dias 16 e 17 de Novembro, e em seguida se desloca até Daytona para os testes oficiais da USCC.

Falken Tires define programa para 2014

A equipe Falken Tires anunciou hoje que vai competir no USCC em 2014 com a nova versão do Porsche 911 RSR. O time testou a nova versão do carro em Petit Le Mans e deve competir em 10 das 11 corridas aonde carros da classe GTLM são aceitos com exceção das 24 horas de Daytona que abre o campeonato.

A fabricante de pneus correu este ano com uma versão 2010 do 911 e conseguiu vencer Petit Le Mans com seu “velho” carro, superando o 911 “oficial” da equipe Core Motorsport.O time compete desde 2008 de forma esporádica e desde 2010 de forma integral.

Os pilotos serão Bryan Sellers e Wolf Henzler este piloto oficial da marca. O diretor da equipe Derrick Walker comenta.

“A última vitória em Petit Le Mans foi espetacular. A equipe trabalhou duro para conseguir essa vitória. É ótimo ver a Falken continuando no esporte a motor nos EUA”, disse Walker. “O compromisso que eles tem com as corridas é incrível. A Falken é uma empresa muito determinada a produzir pneus de qualidade em um ambiente de muita competitividade. Esta notícia é excelente para corridas. Quando você olhar para o novo 911,é a evolução natural do 911. Ele tem mais downforce, é leve e mais potente, tem mais aderência. Porsche continua a fazer um belo carro para as corridas de GT e eu não poderia estar mais feliz. “ Finaliza.

Teremos novamente a parceria Porsche-Martini em 2014?

O site AutoSrpint publicou hoje em seu site a imagem do novo LMP1 da Porsche envolto com as cores da Martini tradicional fabricantes de bebidas que no passado patrocinava os carros do fabricante Alemão.

Ainda segundo o site a parceria que estaria sendo tratada em segredo estaria sendo impulsionada por Sebastien Loeb que competiu na Porsche Cup e Mônaco com as cores da Martini. Até o novo 918 que foi apresentado no Frankfurt Motor Show estampava as cores clássicas.

A primeira vez que a Porsche foi patrocinada pela Martini foi em 1971 com o modelo 917. Será?

Mudanças na ELMS para 2014

Os dirigentes da ELMS divulgaram hoje novas regras e algumas confirmações sobre a temporada 2014. Abaixo o calendário que sofreu alterações além das tatas que necessitam de confirmação.

1/2 de Abril – Testes oficias em Paul Ricard
18/19 de Abril – Silverstone
17/18 de Maio – Imola
19/20 de Julho – Red Bull Ring
13/14 de Setembro – Paul Ricard
18/19 de Outubro – Estoril

Lembrando que todas a provas terão 4 horas de duração contra 3 em relação a 2013. No primeiro dia do evento teremos duas seções de treinos livres com duração de 90 minutos contra 60 desde ano.Já no segundo dia o treino classificatório terá duração de 20 minutos para as classes em separado.

As regras de integrantes para as equipes também foral alteradas.

  • Para a classe LMP2 de 2 a 3 pilotos sendo um deles prata ou bronze como em 2013.
  • Para a classe GTE e GTC também de 2 a 3 pilotos com um bronze ou um prata  ou dois pilotos bronze.
  • Para a classe LMPC de 2 a 3 pilotos que deve inclui um Gold ou Platinum como em 2013.

O aquecimento prévio dos pneus também será autorizado.

Atualização das equipes da classe GT Daytona para o USCC

O site Sportcar365 fez um resumo das equipes confirmadas e em negociação para o USCC na classe GT Daytona com carros de especificação “FIAGT3”.

Confirmado:

Scuderia Corsa – Campeões deste anos da Rolex Series na classe GT vão voltar com pelo menos uma Ferrari 458 Italia para para os pilotos Alessandro Balzan, A equipe ainda espera alinhar mais uma equipe na temporada completa. (1 ou 2 Ferrari 458)

Magnus Racing – Vice campeões da Rolex Series do ano passado, a equipe de John Potter vai competir com um Porsche 911 GT América. A equipe já recebeu seu carro. Andy Lally está confirmado como piloto. Os demais nomes devem ser anunciados em breve. (1 Porsche 911 GT América)

Flying Lizard Motorsports  – Campeões da classe GTC deste ano na ALMS, se comprometeram a voltar com dois carros, mas ainda não anunciou quais. A equipe está em negociações com Porsche e Audi, com uma decisão  que já deveria ter sido tomada mês passado. O que se sabe é que o chefe da equipe Seth Neiman voltará ao volante. Um anúncio é esperado em breve. (2 carros TBA)

Alex Job Racing – O antigo cliente Porsche equipe deve continuar com o fabricante alemão em 2014, com a equipe correndo até dois GT Américas. Cooper MacNeil confirmou o patrocinio da WeatherTech. Ainda não está confirmada um segundo carro da equipe. (1-2 Porsche 911 GT Américas)

Dempsey Racing – Recentemente renovou sua relação com Porsche por mais duas temporadas, A Dempsey Racing estabeleceu planos para um programa de dois carros full-temporada. Patrick Dempsey vai conduzir um dos 911 GT América seu companheiro será anunciado em breve, enquanto a equipe está atualmente trabalhando nas opções para pilotos e patrocinadores para a segunda entrada, a decisão final sobre o lineup ser feita dentro de algumas semanas. (2 Porsche 911 GT América)

Riley Technologies  – Além do seu SRT Viper GTS-R,deve ser posto um segundo GT3-R para Ben Keating. O carro será co-dirigido pelo duas vezes campeão da  ALMS na classe GTC Jeroen Bleekemolen, que competiu ao longo da temporada com a equipe Alex Job Racing. (1 SRT Viper GT3-R)

NGT Motorsport – Considerado uma das melhores equipes da classe GTC da ALMS a equipe vai voltar com um 911 América para Henrique Cisneros e piloto ainda não confirmado. (1 Porsche 911 GT América)

TRG-AMR North América– Depois de estrear na Rolex Series com um Aston Martin Vantage no final deste ano, a equipe está definido 2 Vantage GT3. Com um carro já confirmado espera definir os pilotps para o segundo Vantage. (1-2 Aston Martin Vantage GT3s)

Park Place Motorsports – Park Place está pronta para voltar com pelo menos um Porsche 911 GT América para Patrick Lindsey, que brilhou ao lado de Patrick Long em 2013. No entanto, com o piloto de fábrica da Porsche provavelmente não disponível ,Lindsey procura de um novo co-piloto. A segunda entrada full-temporada, entretanto, está em processo de finalização. (1-2 Porsche 911 GT América)

GMG Racing – Com dois Audi R8 LMS carros no World Challenge Pirelli, a equipe de James Sofronas vai competir com um R8 em tempo integral. Entre os pilotos Alex Welch está confirmado.(Um Audi R8)

Equipes que ainda não confirmaram participação.

AIM Autosport – A equipe canadense está finalizando planos para um retorno a uma operação de um único carro para o próximo ano. O objetivo é definir a concentrar os seus esforços com 1 Ferrari 458e seus pilotos anunciados em breve. (1 Ferrari 458 Italia)

Turner Motorsport – Depois de explorar uma série de opções entre os modelos GT3, a equipe vai competir com um novo BMW. Várias fontes confirmaram a equipe testou recentemente um Z4 GT3 que pertencia a equipe VDS Racing em Road Atlanta. (1-2 BMW Z4 GT3s?)

Fall-Line Motorsports – Estreante na Rolex e consequentemente na USCC. A expectativa é com a participação de 1 R8 LMS GRAND-AM. O anúncio inicial é esperado dentro dos próximos 10 dias assim como a entrega do primeiro Audi, enquanto a equipe baseada em Chicago está trabalhando para finalizar o orçamento para um segundo carro full-temporada. Os motoristas serão anunciados em breve. (1-2 Audi R8)

Paul Miller Racing– Equipe está finalizando um programa para 2014, que segundo boatos para estar com um Audi R8. Nenhuma palavra oficial foi dada, embora seja quase certo que Bryce Miller voltará ao time em 2014. (Um Audi R8?)

JDX Racing – Equipe deve competir com um Porsche 911 GT América, apesar do programa ainda não está cem por cento definido. O principal problema é o aumento dos custos.Nas próximos três a quatro semanas a equipe deve estar confirmando seu programa. (1 Porsche 911 GT América)

Muehlner Motorsport – A equipe belga foi uma das primeiras equipes da Porsche a apresentar planos para dois carros, o esforço para uma full-temporada é de pelo menos 1 Porsche. O segundo carro depende de patrocínios. (1-2 Porsche 911 GT Américas)

Outros planos.

Krohn Corrida – Rumores  dão como certa a volta da equipe para as competições nos EUA provavelmente na classe GTLM. Nenhuma palavra oficial foi dada em qualquer programa de potencial.

Black Swan Racing – A equipe de propriedade de Tim Papas com uma  não deve participar do campeonato com seu Mercedes-Benz SLS AMG GT3 devido a ajustes necessários para carros com especificação FIA GT3. Em vez disso, a equipe permanecerá 100 por cento comprometida com o World Challenge Pirelli.

Stevenson Motorsports – Equipe deve concentrar os seus esforços em 2014 no Continental Tire SportsCar Challennge com dois Chevrolet Camaro.

Alvin Callender Airfield 1.30 by Maecki e Rainmaker

Pistas em aeroportos são sempre rápidas, largas e com o principal, Retas. A pista que realmente existiu em Lousiana USA até meados dos anos 60 tem 4.506 de extensão e comporta uma quantidade considerável de carros. A textura muito bem feita com aviões da época e publicidades faz você realmente viajar no tempo, principalmente se estiver correndo com algum mod de carros clássicos.

Os únicos “senão” são para a má posição das câmeras bem como a falta de uma iluminação noturna pelo menos nas “ruas” internas da pista já que a grande reta é a pista dos aviões. Abaixo fotos, link da pista e o link de outra bela pista baseado em aeroportos.

Alvin Callender Airfield.