Muscle Milk confirma participação nas 24 horas de Le Mans

Com um convite automático, conquistado pelo título da ALMS em 2013 a Muscle Milk confirmou sua participação nas 24 horas de Le Mans deste ano.

Greg Pickett dono da equipe revelou a boa notícia para o site Sportcar365. O piloto com seus 66 anos competiu pela primeira vez na grande clássica em 2008, e volta este ano com Klaus Graf e Lucas Luhr.

“Foi muito bom ir a Le Mans em 2008”, disse Pickett “É ótimo voltar com Klaus e Lucas , e com um carro muito bom  e que pode lutar por vitórias na P2. Estou muito animado com isso. Tínhamos a esperança de que tudo correu bem e acabou dando certo, então nós vamos.”

Para a temporada 2014 a equipe optou por um Oreca 03, alimentado por um motor Nissan. Esta é a primeira vez que o carro francês, vai realizar uma temporada completa nos Estados Unidos.

No segundo dia de treinos Bia Figueiredo pilota Oreca FLM da StarWorks e protótipos DP mantem hegemonia nos primeiros lugares.

Bia Figueiredo também está em Daytona nos testes coletivos para as 24 horas. Por meio do seu Facebook a piloto postou foto abordo do Oreca FLM09 da equipe Starworks que compete na classe PC.

Em seu segundo dia de trenos no ROAR os modelos DP mantiveram a liderança em todas a seções de trenos, e em nenhum momento os LMP2 fizeram tempos significativos. O melhor tempo do dia foi obtido na segunda seção pelo Ford Riley da equipe Chip Ganassi com 1:38.980.Já o melhor tempo de um LMP2 foi obtido na primeira seção pelo HPD da equipe Extreme Speed com 1:39.750. Abaixo os tempos completos das três seções.

Treino 3

Treino 4

Treino 5

Em segunda rodada de treinos livres Corvette DP domina em Daytona

Se a primeira impressão é a que fica, no segundo dia de testes para as 24 horas de Daytona mostrou que os modelos LMP2 precisam e muito de um novo ajuste de desempenho para fazer frente aos DP. O Corvette #90 da equipe Spirit of Daytona marcou o tempo de 1:38.898. Em segundo o Corvette da Action Express com 1:38.928. O melhor LMP2 chegou em 4º, sendo o #1 da equipe Extreme Speed Motorsports com 1:40.006.

Já na classe PC o melhor tempo ficou com o #87 da BAR1 Motorsprots, seguido pelo #38 da Performance Tech, aonde estão os brasileiros Gabriel Casagrande, Raphael Matos e Júlio Campos.

Na classe GTLM, o Porsche 911 deu o troco nos Corvette que na primeira seção dominaram os primeiros lugares. O #911 marcou 1:45.564, e foi seguido pelo Viper #91 e Aston Martin #97. Entre os GTD o melhor tempo permaneceu com a equipe Flying Lizar com o Audi #45, marcando 1:47.981.

Tempos da segunda seção de treinos.

Equipes definem pilotos.

No decorrer do dia algumas equipes acabaram definindo seus pilotos, enquanto outros apenas ratificaram. A Mazda que compete com 2 Lola na classe P definiu que no #70 Tom Long e Sylvain Tremblay foram os escolhidos. Já no #7 terá Joel Miller e Tristan Nunes.

A Chip Ganassi Racing, uma das equipes mais vitoriosas no automobilismo americano revelou seus pilotos para o a temporada 2014 do TUSC. Vencedora 7 vezes na Grand-Am e 5 nas 24 horas de Daytona e competindo com protótipo Ford Riley, definiu para o carro #1 Scott Pruett, Memo Rojas, Jaime McMurray e Sage Karan. Já no #02 teremos Scott Dixon, Tony Kanaan, Kyle Larson e Marino Franchitti.

A Krohn Racing que até ano passado competia no mundial de Endurance, resolveu voltar para os EUA e vai competir com sua Ferrari F458 na classe GTLM. A equipe confirmou a participação de Andrea Bertolini, Peter Dumbreck para Daytona. A dupla se junta a Tracy Krohn e Nic Jonsson no #57.

A Porsche Nort América que além da equipe oficial na classe GTLM tem um grande programa de cliente na classe GTD. Sendo o fabricante com maior números de carros no grid (12 na GTD e 1oficiais na GTLM). Este numero deve aumentar com os 911 RSR da Falken Tires que não estão participando dos testes em Daytona.

Pilotos oficiais da marca estarão presentes como Marc Lieb que vai competir com Patrck Dempsey, Andrew Davis e Joe Foster no #27 da Dempsey Racing. Já Timo Bernhard vai pilotar o #71 da Park Place Motorsports.

Outro nome oficial de marca Wolf Henzler vai estar no #44 da Magnus Racing. Após as 24 horas volta para a equipe Falken. Abaixo a relação de todos os pilotos.

Muehlner Motorsports America
#18: Earl Bamber/Mark Thomas
#19: Randy Pobst/Jim Michaelian

WeatherTech Alex Job Racing
# 22: Cooper MacNeil/Leh Keen/LP Dumoulin/Shane van Gisbergen

Team Seattle Alex Job Racing
# 23: Ian James/Mario Farnbacher/Alex Riberas/Marco Holzer

Dempsey Racing
#27: Patrick Demsey/Andrew Davis/Marc Lieb/Joe Foster
#28: Christian Engelhart/Klaus Bachler/Lance Willsey/Rolf Ineichen/Franz Konrad

NGT Motorsport
#30: Henrique Cisneros/Kuba Giermaziak/Christina Nielsen/Fred Makowiecki

Magnus Racing
#44: John Potter/Andy Lally/Wolf Henzler/TBD

Snow Racing with Wright Motorsports
#58: Madison Snow/Jan Heylen/Marco Siefried

Park Place Motorsports
#71: Dr. Jim Norman/Craig Stanton/Norbert Siedler/Timo Bernhard
#73: Patrick Lindsey/Kevin Estre/Connor de Phillippi/Jason Hart/Mike Vess

GB Autosport
#81: Damien Faulkner/Patrick Huisman/Bob Faieta/Michael Avenatti

Corvette DP marca o melhor tempo nos primeiros treinos para Daytona

No primeiro dia de treinos para as 24 horas de Daytona, toda a polêmica envolvendo a equivalência entre modelos DP e LMP2, e o receio das equipes que competem com o “símbolo” de Daytona foi por terra. O desempenho, mesmo que maquiado por testes de pneus, peso, e ajustes em fase inicial deram a entender que um DP será bem mais rápido do que um LMP2.

Tecnicamente um LMP2 é mais rápido, porém com os ajustes feitos pela IMSA ficaram atrás dos Daytona Protótypes mais lentos e tecnologicamente e defasados. O melhor tempo de 1:38.630 foi obtido pelo #5 da Action Express Racing dos pilotos Christian Fittipaldi, João Barbosa e Sébastien Burdais. Em segundo outro Corvette, desta vez da equipe Spirit Of Daytona marcou 1:39.264.

O melhor LMP2 marcou em 6º sendo o HPD da equipe Extreme Speed Motorsports com 1:41.054. Os pneus todos fornecidos pela Continental, seriam um dos fatores pela “lentidão” em relação aos DP, além é claro dos diversos ajustes técnicos. Esta diferente tende a baixar com o andamento dos treinos mas não deixa de ser um aviso para as equipes vindas da ALMS.

Na classe PC o #54 da Core Motorsports fez 1:42.468, seguido pelo #87 da BAR1 Motorsports com 1:43.226. O #38 da equipe Performance Tech com os brasileiros Raphael Matos, Júlio Campos e Gabriel Casagrande chegou em terceiro na classe.

Já entre os GTs da classe GTLM o Corvette C7.R que vem sendo desenvolvido desde meados do ano passado, fez os melhores tempos. O #4 1:45.743, e o #3 1:45.792. Outro estreante o Porsche 911 RSR da Porsche North América ficou em terceiro com 1:45.994.

Entre os GT3 da classe GTD o Audi R8 da equipe Flying Lizard marca 1:48.444, seguido pela Ferrari da Level 5 Motorsports com 1:48.475. Em terceiro, o Porsche da equipe Alex Job Racing com 1:48.676. Abaixo os tempos completos.

Treinos livres para as 24 horas de Daytona

OAK Racing estuda possibilidade de lançar Ligier LMP2 nos EUA

A AOK Racing que recentemente firmou parceria com a Ligier na construção de um LMP2, e que este poderia competir no TUSC nos EUA. Em entrevista ao site Sportcar365 um dos responsáveis da equipe Phillippe Dumas conta o novo LMP2 pode substituir em breve o atual Morgan.

“É uma opção ir aLe Mans com a Ligier,” disse Dumas Sportscar365. “Eu não posso dizer que é o plano é este. Mas o objetivo é introduzir o Ligier  P2 aqui [nos EUA].

O time francês ainda tem que confirmar  sua participação no TUSC além da etapa inaugural que é as 24 horas de Daytona. Os pilotos serão Roman Rusinov, Olivier Pla, Marton Plowman e Gustavo Yacaman.

O objetivo é fazer todo o campeonato”, disse Dumas. “Eu não posso dizer com 100 % de certeza, mas nós estamos aqui agora com a intenção de ficar até o final. O único problema, é o orçamento. Roman está empolgado em competir nas 24 horas de Daytona com a gente. Talvez os quatro pilotos que temos agora seriam nossos pilotos titulares.

Já em relação ao WEC a equipe já informou que não planeja competir diretamente contra seus clientes.

Classe LMP2 não quer ser apenas coadjuvante.

Para muitos a classe LMP2 é aonde realmente a “coisa” acontece. Com regras próprias as equipes que competem nesta classe, sonham em um dia correr na P1. Se no mundial de endurance ela é algo secundário, nos campeonatos regionais (ELMS, Asian LMS e TUSC) a luta pelo geral tem mexido com os sonhos destas equipes. Vale mais a pena correr pelo mundo e nunca chegar na frente ou ganhar em mercados com menos custos de preparação e logística.

Equipes confirmadas:

Delta-ADR: Vencendo 5 corridas ano passado no mundial, a time britânico, liderado por Simon Dowson retorna a classe com dois Oreca 03 alimentados por motores Nissan. O nome moda para Milllennium Racing depois de um impulso financeiro dado por Fabien Giroix. Além de Giroix, Stefan Johansson é o piloto confirmado até o momento.

SMP Racing: De origem Russa, estreou na ELMS na classe GTC, competindo com Ferrari. Gostou do ambiente e resolveu comprar 2 Oreca 03 Nissan para disputar o mundial. O apoio técnico deve ficar por conta da equipe AF Corse. Os pilotos serão Sergey Zlobon, Maurizio Mediano no primeiro carro. Para o segundo Viktor Shaitar, Kirill e Anton Ladygin.

Strakka Racing: Os britânicos da Strakk Racing que fizeram algumas provas ano passado na classe LMP1, retornam ao mundial em uma parceria com a fabricante japonesa Dome. Alimentado por um motor Nissan o Dome S103 é o primeiro projeto desde o modelo que competiu na LMP1 em 2011 pela equipe Pescarolo em Le Mans. Os prováveis pilotos Nick Leventis e Danny Watts terão a companhia de Jonny Kane.

KCMG: Atual vice-campeã da Asian Le Mans Series a organização com sede em Hong Kong, tem ambições globais. O dono da equipe Paul Ip, confirmou a participação no mundial, porém o atual carro da equipe um Morgan-Nissan, nem possíveis pilotos foram confirmados.

Possíveis entradas:

Signatech-Alpine: Retornou de forma oficial ao endurance em 2013, e já venceu ELMS. A estrutura de Philippe Sinault e Didier Calmels devem alinhar seu Alpine A450 na próxima temporada. Até o momento apenas Nelson Panciatici é um possível nome para conduzir o carro.

Lotus Praga LMP2: Estreou com grande agitação em 2013 o modelo T128, em parceria com a Kodewa, tradicional empresa Alemão na construção de carro. O melhor resultado da equipe foi um pódio na etapa de Austin nos EUA. A equipe não revelou os planos para este ano.

OAK Racing: Se por um lado o projeto LMP1 da equipe engatinha, o time de Jacques Nicolet poderia alinhar novamente dois Morgan na classe. Recentemente Nicolet afirmou que não gostaria de competir contra suas equipes clientes. Nada ainda foi revelado.

G-Drive Racing: Em parceria com a ADR-Delta, a equipe liderada por Roman Rusinov, busca um novo parceiro para disputar o mundial, ou algum campeonato regional organizado pela ACO. Recentemente Rusinov testou um Audi R8 LMS. No mercado de pilotos é uma aposta já que tem a classificação “ouro”.

Greaves Motorsport: Presente tanto no mundial quanto na ELMS, a equipe espera fechar um parceiro para continuar seu compromisso no mundial. Caso não consiga deve ficar competindo na Europa, aonde os custos são menores.

Ausentes:

Pecom Racing: O braço LMP2 da AF Corse e tem como principal piloto o argentino Luiz Perez Companc, não deve voltar este ano ao mundial. Uma possível ida ao Tudor SportCar Championship com as cores da AF também não foi confirmada. O carro deve voltar apenas em Le Mans com uma nova equipe “cliente”.

Audi define pilotos para Daytona

A Audi que até o ano passado competia na classe LMP1 da American Le Mans Series, teve que mudar de “ares” para continuar no competitivo mercado norte americano. Para isso escolheu seu modelo mais vencedor o R8 LMS para competir na classe GTD. Se especulou que a montadora iria desenvolver uma versão “GT2” do carro para brigar de frente com Porsche, Corvette, Viper, Aston Martin e BMW que estão representadas por times oficiais.

Mas visando um programa “cliente” a montada optou pelo custo menor da classe GT Daytona aonde as mudanças em seu modelo são menos onerosas para a equipe. A principal equipe será a Flying Lizard Motorsports que vem de um longo convívio com a Porsche, que optou por apoiar a Core Motorsport nesta temporada.

A “FL” terá dois carros, o #35 dos pilotos Seth Neiman, Dion von Moltke, Alessandro Latif e Felipe Albuquerque. No carro #45 teremos Belson Canache Jr, Spencer Pumpelly, Tim Pappas e Markus Winkelhock.

Já a Paul Miller Racing que compete com o #48 terá Bryce Miller, Matt Bell, René Rast e Christopher Haase. A Fall-Line Motorsports, com o carro #46, contará com Charles Espenlaub, Oliver Jarvis (piloto oficial da marca), Charle Putman e James Walker. Finalizando o #32 da GMC Racing com Marc Basseng, Frank Stippler, James Sofronas e Alex Welch.

“Temos um grupo de equipes e pilotos fantásticos para esta temporada e estamos ansiosos para defender a nossa vitória em Daytona,”disse Scott Keogh, presidente da Audi of America. “o sucesso do R8 em corridas de endurance, reflete toda a tecnóloga que pode ser encontrada em nossos modelos e rua hoje. “

Scuderia Corsa anuncia pilotos brasileiros e inédito programa de compensação de carbono

O automobilismo sempre foi alvo de ambientalistas por conta da poluição gerada pela queima de combustível fóssil. Pensando nisso a Scuderia Corsa de Giacomo Mattioli anunciou hoje os pilotos dos três carros que estarão nas 24 horas de Daytona, além de um programa de compensação de carbono.

No #63 serão duas caras conhecidas. O 2013 campeão do Grand-AM Rolex GT Alessandro Balzan, retorna com Jeff Westphal que ganhou três pódios em cinco corridas. Além disso, o piloto de fábrica da Ferrari e vencedor da edição de 2012 das 24 Horas de Le Mans Toni Vilander da Finlândia. Vai se juntar ao lineup. Lorenzo Case que fará sua estreia nos EUA, depois de ter terminado em segundo no 24H de Le Mans em junho passado.

O carro # 64 contará com Dr. Rod Randall, parceiro de longa data Ken Wilden. A dupla conquistou o 6 º lugar no Brickyard Grand Prix deste ano. Completam a lista os campeões, John Farano e David Empringham do Canadá.

Para o #65 teremos os brasileiros Daniel Serra, Xandinho Negrão e Marcos Gomes, alugaram um dos carros da equipe em parceria com a Via Itália

Estamos muito animados para fazer uma bela corrida em Daytona, o primeiro evento histórico da TUDOR Campeonato United Sports Car”, disse Marco Mattiacci, Presidente e CEO da Ferrari América do Norte.”Depois de ganhar  na classe GT no finando GRAND-AM a Scuderia Corsa reuniu três candidatos fortes para Daytona e estamos ansiosos para correr com a Ferrari 458 Itália.”

Além dos pilotos a compensação de carbono está na ordem do dia para a equipe. “Eu também gostaria de anunciar que a Scuderia Corsa tem o orgulho de ser a primeira equipe de corrida no Tudor SportsCar Championship a implementar um programa de compensação de carbono voluntário. Desenvolvido com o nosso novo patrocinador AitherC02, o programa investe em ações ambientais significativas para ajudar a compensara queima de combustível durante as corridas. Nós estamos contentes de apoiar a IMSA em seus esforços verdes. É claro que nada disso seria possível sem o apoio contínuo dos nossos patrocinadores, Motorola Mobility, New Country Auto Group and Ultratech.” Completa Mattioli.

Patrick Dempsey em dupla com Andrew Davis com a Konrad Motorsport

O Ator / Piloto Patrick Dempsey, foi um dos primeiros a anunciar sua participação no TUSC, com um Porsche 911 na classe GTD. Hoje por meio de sua assessoria foi confirmada a participação de Andrew Davis e uma parceria para um segundo Porsche da Konrad Motorsport.

Assim a dupla Dempsey Davis terão como terceiro piloto Joe Forster, e no segundo carro Christian Engelhard, Rolf Ineichen, Lance Willsey, Klaus Bachler e Franz Konrad.

Dirigir na temporada completa com Andrew como meu companheiro de equipe é fantástico”, diz Patrick Dempsey. “É realmente uma boa pessoa e eu poderia dizer que trabalhar com ele no ano passado foi bom visto que é um piloto muito rápido e experimentado. As nossas ambições são elevadas.” Completa.

Para Joe Foster, parceiro de longa data de Dempsey a parceria com a Konrad é promissora. “Nossa parceria técnica com Konrad Motorsort é uma situação ideal para nós todos. Eles trazem uma riqueza de experiência deste modelo, e sua relação com a Porsche é muito boa. “

Fonte: Sportcar365.com

Foto do dia–As cores do novo Mazda LMP2

A equipe Mazda, que agora compete de forma oficial no TUSC, já está em Daytona com seus dois Lola LMP2 a Diesel para os testes oficiais do campeonato. O LMP usam um motor 2.2 litros turbo diesel de 4 cilindros, o mesmo que foi utilizado no Mazda 6 GX ano passado. Para o diretor da equipe Sylvain Tremblay, tanto o carro quando o motor precisam trabalhar em sintonia.

“Nós conhecemos o motor,  e sabíamos sobre o carro. Nós não sabemos sobre como irão trabalhar juntos. Então vários ajustes estão sendo feitos para melhorar todo o conjunto”, revela o proprietário Sylvain Tremblay. “Acho que estamos bem preparados para estar aqui”.

Os dois Lola já passaram por uma bateria de testes de 10 dias em Daytona no mês passado, sendo o foco neste próximos dias a otimização do sistema de refrigeração do carro para melhorar o desempenho.

“Este carro não é realmente concebido para este tipo de pista”, disse Tremblay. “Estamos aprendendo e tentando fazer mais do mesmo. Esperamos ser competitivos. Nós temos um monte de coisas que vamos tentar este fim de semana. Será um importante deste ao longo dos três dias para nós. “