Thiriet by TDs Racing troca Oreca por OAK para 2014

Um das mais bem sucedidas equipes da atual geração do Endurance Europeu, revelou uma mudança importante em sua estrutura. A Thiriet by TDS Racing, que compete desde 2011 da ELMS com o competente modelo Oreca 03, anunciou hoje que para a atual temporada vai competir com um OAK Nissan.

Com o Oreca a equipe se transformou em um das mais bem estruturadas dos últimos anos na Europa. Foram 6 vitórias, na classe LMP2, Dois títulos na classe LMP2, vice campeonato em 2013 e um segundo lugar na classe LMP2 em Le Mans 2012.

Um do motivos pela troca de equipamento, segundo a equipe é o melhor conjunto, oferecido pela Onroak (empresa criada pela OAK para venda de carros), para poder lutar pelo título da série este ano.

Equipes de fábrica intensificam testes para o WEC

As montadoras que participam do Mundial de Endurance estão intensificando os testes, para deixar seus protótipos afiados até a rodada de abertura em Silverstone no mês de Abril. A Audi testa seu novo R18 no circuito de Abu Dhabi. De acordo com o site Endurance.info o carro #3 dos pilotos Marco Bonanomi, Felipe Albuquerer e Oliver Jarvis.

Já a Porsche, optou por testar seu 919 no Bahrain, mesmo que logisticamente não sendo opção mais lógica. O LMP deve ser “oficialmente” apresentado ao público no início de Março no Salão o automóvel de Genebra.

A Toyota também finalizou um extensa bateria de testes em Paul Ricard, e deve anunciar seu TS040 Hybrid nos testes oficiais que ocorrem entre os dias 28 e 29 de Março. Abaixo um vídeo do novo R18 da Audi.


Pegasus Racing faz Shakedwn do seu Morgan LMP2 em Magny-Cours

A equipe Pegasus Racing, completou hoje (05) as primeiras voltas do Morgan LMP2 que irá disputar o ELMS, além das 24 horas de Le Mans. O dono da equipe Julien Schell, considerou satisfatório este primeiro contato com o carro.

“Achei o carro muito fácil de conduzir e imediatamente tive uma grande sensação de controle”, disse Schell. “Isso gera confiança. O motor Nissan tem excelente torque e um som bonito. É realmente um prazer dirigir este carro. Claro, nós vamos trabalhar em alguns detalhes, como a posição de condução, mas a configuração entregue pela fábrica é satisfatória.” Completou

Além de Schell, Niki Leutwiler é um dos pilotos confirmados. O terceiro deve ser escolhido nas próximas semanas. A equipe deve realizar novos testes em Paul Ricard, ainda este mês. A lista com o nome das equipes escolhidas para Le Mans será divulgada no dia 13 de Fevereiro.

Ajuste de desempenho da classe P é revisto antes de Sebring

A direção da IMSA recebeu duras críticas, depois do resultado das 24 horas de Daytona, aonde os protótipos DP foram infinitamente superiores aos LMP2, tecnicamente mais rápidos. De acordo com o site sportcar365.net o BoP, para Sebring deve servir para o restante do campeonato.

De acordo com declarações de Scot Elkins, diretor técnico da IMSA, os DP deverão usar restritores, enquanto os LMP2 um kit aerodinâmico, com as especificações de Le Mans. A capacidade dos tanques de combustível deve ser revista, porém sem maiores detalhes.

“Nós estamos tentando desesperadamente tirar algo antes do teste em [Sebring]” disse Elkins “Em um mundo ideal, nós vamos ser capazes de definir o BdP antes do testes e mantê-lo para o restante do campeonato.”

Para as classes GT, as mudanças serão mínimas visto a competitividade da classes em Daytona. “GTLM e GTD o ajuste será um pouco diferente porque não temos pacotes com baixo downforce específicas sobre os carros”, disse ele.

AF Corse com cinco Ferrari no Mundial de Endurance

A AF Corse que figura como equipe “oficial” da Ferrari no mundial de Endurance revelou hoje (03) que vai estar representada por nada mais nada menos do que 5 Ferrari no campeonato desde ano.

Serão dois carros na classe GTE-PRO, e três na GTE-AM, bem como o suporte técnico para a Ferrari da equipe 8Star Racing de Enzo Potolicchio ao título da classe ano passado. Para Le Mans a equipe possui ainda dois convites, pelos resultados da Asian LMS e ELMS, que podem ou não aceitar.

Os pilotos ainda não foram confirmados, mas na classe PRO é esperado tanto Toni Vilander, quando Gianmaria Bruni. Já Kamui Kobayashi voltou para a F1, e Giancarlo Fisichella vai pilotar pela Rizi Competizione nos EUA. A equipe também vai prestar apoio técnico a equipe SMP Racing na classe LMP2 com seus dois Oreca 03.

Team Russia by Barwell aceita o desafio de competir no European Le Mans Series

A Team Russia by Barwell anunciou nesta segunda (03) sua participação no European Le Mans Series. O carro escolhido foi o BMW Z4 GT3 que em 2013 disputou o campeonato ela Ecurie Ecosse. Os pilotos serão os russos Leo Matchitski e Timur Sardarov, que já competiram pela equipe em 2006, no British GT e FIA GT3.

A dupla será acompanhada do experiente Jonny Cocker, vencedor em 2012 pela classe GTE-PRO. Para Marl Barwell dono da equipe a expectativa é positiva. “Estou muito feliz de estar trabalhando com Jonny e Leo mais uma vez, Corremos juntos no início de nossas carreiras que alcançou grande sucesso”, disse Mark.

Já Jonny Cocker, volta a série Europeia depois de ser piloto de testes da Dryson Racing com seu Lola Elétrico B12/60 EV no último ano. O ELMS começa nos dias 1 e 2 de Abril com os testes em Paul Ricard, e sua primeira prova ocorre nos dias 18 e 19 do mesmo mês em Silverstone, Inglaterra.

Lucas di Grassi confirmado como piloto do Audi #1 para o mundial de Endurance

O Brasil vai estar bem representado no mundial de Endurace este ano. A Audi confirmou a participação de Lucas di Grassi, como piloto do #1 ao lado de Tom Kristensen e Loic Duval. Grassi vai ocupar a vaga de Allan McNish que se aposentou no final do ano.

Aos 29 anos, sendo os dois últimos como piloto de testes da marca, Grassi chegou a competir em Interlagos em 2012 com McNish e Kristensen. Para o #2 não houveram alterações. Os pilotos serão Marcel Fassler, Benoit Treluyer e Andre Lotterer.

Para as etapas de SPA e Le Mans o terceiro carro da marca será pilotado por Oliver Jarvis, Marco Bonanomi e Felipe Albuquerque. Marc Gene será o piloto reserva para estas duas etapas.

Para o chefe da Auto Motorsprot Dr. Wolfgang Ullrich substituir McNish será uma grande responsabilidade. “Não é fácil substituir um piloto como Allan McNish, que competiu pela Audi há 14 anos. Mas Lucas di Grassi entregou performances convincentes em todas as em que competiu pela até agora “, disse.

ACO e IMSA estudam novo LMP2 para 2017

Se a equivalência entre os LMP2 e os DP não foi a contento em Daytona, tanto a ACO quando IMSA se uniram para criação de um novo LMP2 que deve ver as pistas em 2017.

“Estamos trabalhando na especificação de um novo carro para 2017“, disse Scot Elkins, vice-presidente de competição e regulamentos técnicos da IMSA. “Ele deverá ser um LMP2, Com uma plataforma estipulada pela ACO. Temos que trabalhar juntos para ver onde podemos chegar. “

O atual regulamento da classe LMP2 está congelado até 2016, mesmo ano que os DP serão aceitos no TUSC. As conversas dão a entender que o novo carro será desenvolvido mais em cima de um LMP do que um DP.

Para Pierre Fillon, presidente da ACO, as diferenças devem ser deixadas de lado para um bem maior. “A ACO propôs especificações“, disse Fillon ao site Endurance-Info. “Há muitas semelhanças, algumas diferenças, mas nenhum ponto de discórdia. É muito cedo para revelar algo. A ideia principal é continuar com o espírito da atual LMP2, reduzindo os custos em comparação com o LMP2 que já temos “.

Para Elkins os DP não farão parte desta nova fase, e enaltece a segurança, tantos nos atuais LMP2, como na célula de sobrevivência dos carros da DTM, feita a base de fibra de carbono. “Eu acho que o carbono tem de ser envolvido em termos de um chassis monocoque”, disse Elkins. “Estou surpreso, e acho que o nosso grupo está espantando com o que o DTM tem feito, que é uma célula de segurança em formato de gaiola. Não estou dizendo que vamos fazer algo assim, mas eles fizeram uma abordagem muito interessante para a especificação do carro, permitindo que cada fabricante possa construir a partir de um modelo. Nós temos uma relação muito boa com os engenheiros da DTM não sei se esta será a direção, mas eu sei que o novo LMP2 não será algo feito em chassi tubular “

Se de um lado os organizadores estão otimistas, do outro, os fabricantes olham com ressalvas, mudanças que mexam profundamente na construção dos carros. Tanto a OAK Racing quanto a Oreca, vem desenvolvendo modelos fechados para estrear em 2015, e mudanças em tão curto espaço de tempo podem espantar e principalmente encarecer os projetos.

Além dos protótipos, as mudanças na classe GT também estão em estado avançado. Para 2015 a adição da classe LMP3 nos EUA, não está descartada.

Toyota completa intenso programa de testes

A Toyota que vem testando seu TS040 Hybrid desde semana passada em Paul Ricard com Alex Wurz e Anthony Davidson, revelou hoje em seu site alguns detalhes do novo carro.

O sistema híbrido duplo, um em cada eixo, bem como uma evolução do seu V8 aspirado. “Este ano vamos nos beneficiar de um sistema híbrido com tração nas quatro rodas usando um super-capacitor, o que dará um impulso de aceleração muito substancial“, disse o presidente da equipe Yoshiaki Kinoshita. “Será fascinante ver as várias soluções apresentada por nossos concorrentes e comparar, pessoalmente, eu não posso esperar para começar.”

Seus principais rivais, Audi e Porsche, já revelaram seus LMP1 para a atual temporada. O novo R18 e-tron quattro, conta com um novo sistema de recuperação que utilizada os gases oriundos do sistema de escapamento, convertendo a energia térmica em elétrica. As novas regras limitam a 2 tipos de sistemas distintos de recuperação de energia por carro.

Já a Porsche, será alimentado por um V4 turbo a gasolina, também com sistemas de recuperação de energia. O fabricante vem desde Junho passado realizando testes e evoluções em seu LMP.

As três equipes estarão em Paul Ricard para os testes do WEC entre os dias 28 e 29.

Aston Martin desapontada com resultado em Daytona

A participação da equipe oficial da Aston Martin nas 24 horas de Daytona, não foi o que os britânicos esperavam. O Vantage #97 pilotado por Darren Turner, Stefan Muecke, Pedro Lami e Richie Stanaway, além de Paul Dalla Lana, acabaram em oitavo na classe GTLM.

Com problemas na direção hidráulica, e visivelmente mais lento do que os demais carros, pouco se pode fazer para lutar pelas primeiras posições. A termos de comparação o Porsche vencedor da classe, foi quase um segundo mais lento do que o #97 e acendeu a luz vermelha na direção da equipe.

“Ano passado lutamos pelo título do Mundial de endurance, não seria necessário um ajuste de parâmetros de tal modo que não nos permita lutar no TUSC”, disse Gaw aoSportscar365. Pelo que vimos, o Aston foi o mais lento na pista, mais lento para reabastecer. Este não é o caso no WEC, sabemos que o desempenho está no carro. É possível para nós para lutar pela vitória, mas para isso se faz um apoio maior dos organizadores”. Finaliza

Durante as negociações para a criação do campeonato entre IMSA e ACO, ficou estabelecido um ajuste de desempenho entre os carros da classe GTLM, porém nada de grande impacto foi dado ao Aston Martin.

Tanto Porsche 911, quanto Ferrari 458 receberam novos restritores de ar, enquanto o Viper teve uma redução de 30 kg de peso. O Aston que competiu em Daytona foi um dos que participou do WEC em Austin. O carro deve embarcar nos próximos dias para a Inglaterra para uma revisão, mas não tem planos de voltar aos EUA.

A expectativa era participar do “Tequila Patron North American Endurance Cup” evento dentro do TUSC, com pontuação diferenciada para Daytona, Sebring, Watkins Glean e Road Atlanta.

Mod Enduracers revela novo carro para seu Endurance Series

A equipe do ES mod, vem a tempos lançando imagens de uma grande atualização para o mod homônimo. A nova versão  do mod, não tem previsão de lançamento, e não necessariamente para o Rfactor. Hoje o carro da vez foi o Oreca 01 e 03 que foram primeiramente desenvolvidos para a Sebastien Loeb Racing para ser usando a RS Simulations e Alpine Racing.

Praticamente todos os carros listados a baixo possuem versões 100% compatíveis com o mod. Resta saber se isto não será um empecilho para uma possível versão para o Rfactor1. Lembrando que segundo os idealizadores a relação deve aumentar.