Em quarta seção de treinos OAK dita o ritmo

A briga pela vitórias nas 12 horas de Sebring deste ano promete ser ferrenha. Na quarta seção de testes para a corrida a OAK Racing levou a melhor sobre seus concorrentes. Marcando 1:53.338, superou por pouco mais de 0,061 o #90 da equipe Spirit of Daytona. Em terceiro o Ford Riley #01 da Chip Gtanass Racing. Os dois HPD da Extreme Speed surpreenderam marcando o quarto e quinto tempo com o #1 e #2 respectivamente com 1:53.459 e 1:53.637.

Na classe PC a #25 8Star Motorsports voltou a liderar com o tempo de 1:56.289, sendo seguido pelo #8 da Starworks Motorsports e #88 BAR1 com 1:57.557 e 1:58.111 respectivamente.

A Porsche novamente marcou os melhores tempos na classe GLTLM, e surpreendeu marcando abaixo da casa dos dois minutos. o #991 fez 1:59.395 e o #992 1:59.867. Apenas para comparação o #79  o Honda Riley da Starworks que na classificação geral ficou afrente dos modelos alemães marcou 1:59.034.

Na classe GTD, a equipe Alex Job Racing com o Porsche #22 marcou o melhor tempo com 2:04.359, seguido pelo Viper #33 da Riley Motorsports com 2:05.075 e o Porsche #44 da Magnus Racing com 2:05.075.

Fazendo um apanhado das 4 sessões de testes o melhor tempo, acabou com o Corvette da Action Express Racing, que conquistou na segunda seção 1:52.480. Em segundo vem o OAK Racing com 1:53.205. Em terceiro o Corvette DP da Spirit of Daytona com 1:53.204.

A briga entre DP e LMP2 será acirrada. A IMSA com base nestes tempos deve fazer alguma alteração de BoP, antes da corrida, porém em relação aos testes e a corrida de Daytona a evolução dos LMP2 é notória, e hoje possuem chances reais de vitória.

A Porsche ficou com os melhores tempos em todas a seções de treinos entre os GTLM, obtidos nesta última bateria. As “americanas” SRT Corvette conseguiram o terceiro e quarto lugar marcando 2:00.496 e 2:00.580.

Na classe GTD a Posrsche também fez bonito conquistando os dois melhores tempos com as equipes Park Place Motorsports (2:04.289) e Alex Job Racing (2:04.359).

Tempos da seção 4.

Combinado com os melhores tempos das 4 seções.

Radical SR3 by Sandrox no mod Enduracers

A ACO, entidade que organiza as 24 horas de Le Mans e o mundial de Endurance, surpreendeu o mundo ao anunciar em Novembro do ano passado a classe LMP3, destinada a modelos CN. Os novos protótipos estarão na ELMS e Asian LMS em 2015, no lugar dos Oreca FLM09 da classe LMPC.

Fabricantes como a Radical. Oreca e OAK Racing, já possuem modelos competindo em campeonatos como o VdeV Francês. Para homologar os novos modelos para os campeonatos da ACO, os fabricantes terão que fazer poucas mudanças. Para quem não quer esperar, é fácil adicionar o Radical SR3 ao mod Enduracers.

A versão utilizada é a do Sandrox, que foi convertida do Race07. A física é mediada e seu desempenho fica entre os modelos LMPC e GT1 do mod. A instalação é fácil:

1 – Vamos utilizar apenas a pasta “Game data” do mod. Deve-se mover as pastas de som e shared para suas respecticas no Rfactor

2 – Dentro da pasta do mod enduracers crie uma chamada “P3”

3 – Pegue todos os arquivos da pasta Vehicles do mod do Radical e jogue para dentro da pasta “P3”, de modo que fiquem como na foto abaixo.

4 – Chegou a hora de editar os arquivos .GEN: Tanto no arquivo Radical_SR3_Spinner.GEN, quanto no Radical_SR3_Graphics.GEN, altere as primeiras linhas de comando para ficarem deste modo.

SearchPath=<TEAMDIR>..
SearchPath=<TEAMDIR>
SearchPath=<VEHDIR>

MASFile=P3Radical_SR3Radical_SR3.mas

5 – Agora, editaremos os arquivos .VEH, para o carro aparecer nos menus do jogo e na pista. Dentro da pasta “Teams”, abra os arquivos com bloco de notas e altere as seguintes linhas.

Classes=”EnduSeries ES_LMS10 ES_P3″

Category=”Endurance Series,P3,Radical SR3″

O mod pode ser baixado no site.https://sandrox.net/

Na terceira seção de testes melhor tempo para a Action Express em Sebring

As coisas estão acirradas na terceira bateria de testes para as 12 horas de Sebring. A Action Express Racing com seu Corvette DP ficou novamente com o melhor tempo. Marcando 1:52.488, o #5, pilotado por João Barbosa, Christian Fittipaldi e Sebastien Bourdais, chegou a0,742 segundos do OAK Racing #42. Em terceiro o Oreca 03 da Muscle Milk com 1:53.587.

Na classe PC a BAR1 marca 1: 56.942, seguida pelo #25 da 8Star Motorsports com 1:57.211. Em terceiro o outro carro da BAR1 com 2:00.764.

Na classe GTLM dobradinha da Porsche com o #912 marcando 2:00.041 e o #911 com 2:00.106. A Corvette mostrou uma reação e garantiu o terceiro lugar com o #3 com o tempo de 2:00.643. Já entre os GT3 da classe GTD, a Porsche também conquista o primeiro lugar pelas mãos da equipe Park Place Motorsports com 2:04.289, seguida pela Ferrari da Spirit of Race com 2:04.529 e BMW da Turner Motorsports com 2:04.820.

Tempos da terceira seção de testes.

Segunda seção de testes para as 12 horas de Sebring–DP da Action Express na frente

Na segunda seção de treinos para as 12 horas de Sebring, o Corvette DP da Action Express, virou bem a baixo do tempo obtido pelo OAK Racing na primeira seção.

Conseguindo 1:52.480, o #5 superou por 0.787 o OAK Racing  #42. em terceiro, o Corvette #90 da equipe Spirit of Daytona. Os demais modelos LMP2 da Extreme Speed, e Muscle Milk, estas com chances reais de vitórias acabaram entre o sexto e oitavo lugar.

Na classe LMPC a 8Star Racing manteve o primeiro posto com 1:56.561, seguido pelo #88 da BAR1 Motorsports com 1:58.750. na classe GTLM o Porsche #911 continuou com o primeiro lugar, com o tempo de 2:00.364, seguido desta vez pelo Viper #93 com o tempo de 2:00.496. Fechando os três primeiros o outro Porsche o #912 com 2:00.536.

Entre os GTs da classe GTD o BMW da Turner Motorsports, ficou com o primeiro tempo marcando 2:04.487. Em segundo a Park Place Motorsports com Porsche conseguindo 2:04.703. Fechando os três primeiros a Riley com o Viper GT3 com 2:04.915.

Tempos da segunda seção de treinos.

Em primeiro treino para as 12 horas de Sebring, OAk Racing marca melhor tempo

 As mudanças no BoP da classe P,  em um primeiro momento parecerem ter surtido efeito, principalmente para os carros LMP2. Com o  tempo de 1:53.204, o OAK Racing #42, superou por 0.770s o Corvette DP da equipe Wayne Taylor Racing. Em terceiro outro LMP2 o Oreca 03 da Muscle Milk com 1:54.590.
Na classe LMPC  a melhor volta ficou com o #25 da 8Star Racing com 1:55.940, seguido pelos dois carros da BAR1 Motorsports, o #87 com 1:59,009 e #88 com 1:59.257 respectivamente.
Já entre os GT da classe GTLM o Porsche #911 da Porsche North America, fez o melhor tempo com 2:00.04, seguido pelo BMW #56 com 2:00.745 e o segundo Porsche #912, com 2:01.153. Na classe GTD o melhor tempo ficou com o Aston Martin da equipe TRG com 2:05.655, seguido pelo Audi #45 da Flying Lizard com 2:05.719.
O Honda Riley #78 da equipe Starworks Motorsports, que estreia nas 12 horas, ficou com o 19º no geral e 10º na sua classe com #2:01.739.

Starworks Motorsports estreia motor Honda em Sebring

A Honda revelou hoje que vai fornecer motores a equipe Starworks Motorsports. Esta é a primeira vez que o fabricante vai fornecer motores a um modelo DP.

O time liderado por Peter Baron, venceu o mundial de endurance em 2012 na classe LMP2 e Le Mans, com um HPD ARX-03b. Para a próxima etapa do TUSC, as 12 horas de Sebring a equipe vai alinhar 1 Riley DP com a nova motorização.

É uma sensação fantástica a parceria com a Honda mais uma vez”, disse Baron. “Sem dúvida, nós tivemos sucesso incrível com o HPD em 2012, mas, infelizmente, foi apenas um programa de um ano. Tivemos várias conversas ao longo dos últimos dois anos, sobre a construção de um motor para os Daytona Prototype e estamos muito contentes de vê-lo finalmente concretizado. Nós absolutamente amamos trabalhar com HPD.” Comenta.

O motor é um 3.5 litros derivado dos modelos LMP2, com injeção direta de combustível. Os pilotos Alex Popow, E.J. Viso e Scott Mayer serão os responsáveis pelo andamento do programa, a partir de amanha em Sebring.

Circuito de La Sarthe, recebe mudanças em prol da segurança

A ACO revelou hoje (18), mudanças visando a segurança das 24 horas de Le Mans deste ano. O foco principal é a Tetre Rouge, que interrompeu a vida de Allan Simonsen ano passado.

Serão instalados novas barras de proteção, na saída da curva, e uma nova barreira de pneus a frente dos muros de contenção. As árvores centenárias não serão cortadas, visto que são de preservação do governo francês. (Se fosse no Brasil não estaria lá no outro dia…)

Outras medidas são uma nova área de cascalho na curva Corvette, além de duas barreiras de pneus adicionais nas curvas Porsche, Corvette e nas chicanes da reta Mulsanne.

Já na retas dos boxes e no “Virage de la Champelle”, a ligação entre o circuito Bugatti e a pista principal, terão uma melhor iluminação, bem como nas Curvas Porsche e Ford.

Tais alterações não irão alterar o comprimento da pista.

IMSA revela 42 carros para os testes em Sebring

Um número considerável de carros, 42, são esperados para os testes oficiais em Sebring entre os dias 20 e 21 de Janeiro, que servem como preparação para as 12 horas que acontecem entre os dias 12 e 15 de Março.

Doze carros estão inscritos na classe P, enquanto  quatro carros são esperados na classe LMPC, incluindo dois BAR1 Motorsport.

Já na classe GTLM oito carros participam. O treino marca a estreia do novo Porsche 911 RSR da equipe Falken Tire, que será pilotado por Wolf Henzler, Bryan Sellers e Marco Holzer.

Dezoito carros na classe GT Daytona, incluindo a equipe Snow Racing que vai levar seu segundo carro.

Várias equipes que competem com mais de um carro irão levar apenas 1, como a Action Express, SpeedSource, Chip Ganassi Racing, Starworks Motorsport, BMW Team RLL, e SRT Motorsports,

Lista completa com os 42 carros.

IMSA altera BoP em todas as classes do TUSC

Entre os dias 20 e 21 de Fevereiro, o autódromo de Sebring na Flórida será o palco para os testes do TUSC, visando as 12 horas de Sebring, agendadas para os dias 13 e 15 de Março. Assim a IMSA divulgou em seu site o ajuste de desempenho (BoP), para todas as classes, com ênfase nas GT.

Na classe GTLM, o BMW Z4 GTE e Viper SRT terão um acréscimo de 15 quilos em seu peso, e uma redução de 0,3 mm em seus restritores de ar. Já o Aston Martin Vantage V8, vai perder 20 quilos de peso, além de um aumento de 0,3 mm nos restritores. A capacidade dos tanques de combustível de todos os carros da classe, também foram alteradas para menos. Aston Martin com 87 litros, Viper 105 litros e Ferrari F458 com 94 litros.

Já na classe GTD, Ferrari 458 e Audi R8 LMS, terão um aumento de peso na ordem de 20 quilos. Os restritores dos dois carros também sofrem alterações. A Ferrari uma redução de 5 milímetros e 2 milímetros para o Audi. A altura da asa traseira de alguns carros foram equalizadas, enquanto a capacidade do tanque de combustível foi reduzida para todos os modelos.

As alterações na classe P, aonde estão os protótipos LMP2 e DP, ainda não foi divulgada em sua totalidade. Os carros P2 terão os mesmos restritores nos quais competiram em Daytona, além de um aumento de 3 litros em capacidade de combustível. Já os Oreca FLM09 terão mudanças nas asas traseiras que limitavam sua velocidade máxima em Daytona.

Ajuste de desempenho classe P e PC

Ajuste de desempenho classe GTLM e GTD

Pescarolo Team fecha as portas

Uma das mais tradicionais equipes do endurance, fecha melancolicamente suas portas. A Pescarolo Sport. O esquadrão liderado pelo lendário Henri Pescarolo, que fez em 2012 sua última participação em Le Mans com o Pescarolo 03.

A decisão foi oficialmente definida pelo tribunal de comércio de Le Mans no último dia 07 de Fevereiro. A abertura da empresa datava de 16 de Abril de 2010. Se cogitava uma volta ao mundial com um LMP2.