Proposta de calendário de inverno do WEC em estado de espera.

Com o calendário da temporada 2015 do WEC divulgado, e podendo sofrer alterações, os questionamentos propostos a algum tempo sobre um “calendário de inverno”, aonde as etapas começariam no meio do ano e culminando com as 24 horas de Le Mans do ano seguinte foram por enquanto abortadas.

Em entrevista ao site Autosport.com Gerar Neveu, presidente do WEC declarou que o calendário tradicional deve permanecer até 2016. A ideia inicial seria um evento que começasse em Setembro, levando provas ao hemisfério sul no inverno Europeu e retornasse a Europa na temporada de verão.

Todos concordaram que é uma boa ideia, eu não conheço ninguém no paddock que disse que é uma má ideia”, disse Neveu. “Mas o fato é que, quando começamos a trabalhar com as pessoas enfrentamos grandes problemas com as normas técnicas.Se mudarmos o calendário, temos de estar prontos e se certificar de que não será injusto para alguma parte.”

Um dos fatores são os novos regulamentos tanto de protótipos quando de GTs que começam a serem elegíveis em 2016, e que uma mudança drástica no calendário poderia atrasar o desenvolvimento dos fabricantes. “Se você tiver problemas com um carro, você tem que construir um novo depois de seis meses, o que é muito caro, ou você tem que esperar um ano e meio para mudar tudo.” Completou.

OAK Racing marca pole para Shanghai

A próxima etapa do Asian LMS ocorre neste final de semana em Fuji no Japão. Com apenas 8 carros as atenções serão todas voltadas para os dois carros que competem na classe LMP2. Assim o #35 da equipe OAK Racing saiu na frente marcando o melhor tempo do treino classificatório.

Com o tempo de 1:39.860 Ho-Ping Tung superou seu concorrente direto o Oreca #27 da equipe Eurasia que marcou 1:40.002. Na classe CN que vai contar com 2 carros a Craft Racing marcou 1:46.545, enquanto o #21 da Team Avelon conquistou 1:48.156.

Entre os 4 carros da classe GT, três são ad equipe AAI, que marcou o melhor tempo com o Mercedes SLS AMG GT3 #90 com 1:46.111.

Tempos completos.

Audi na frente em Fuji no segundo treino livre

Os trabalhos em Fuji começaram com a Audi saindo na frente. Com o tempo de 1:27.852, Lucas di Grassi marcou o melhor tempo o #1, foi seguido pelo companheiro no carro #2 Marcel Fassler com uma vantagem de 0,551s.

Em terceiro o Porsche #14 seguido pelos dois carros da equipe Toyota. O Rebellion R-One foi o melhor LMP1-L, porém a quatro segundos do líder.

Na classe LMP2 o Morgan da equipe G-Drive foi o mais rápido pelas mãos de Olivier Pla com 1:34.027. Na GTE-PRO o Aston Martin #97 de Darren Turner e Stefan Muecke ficou com o tempo na casa de 1:39s. É também da Aston o melhor tempo na classe GTE-AM.

WEC divulga calendário para 2015, Brasil fora.

 A ACO divulgou o calendário do Mundial de Endurance para 2015. Algumas surpresas, boas e ruins. Para nós brasileiros o espírito do Endurance vai durar até este ano já que não teremos mais a etapa de Interlagos no próximo ano.

Ao todo serão oito etapas com a adição da etapa de Nurburgring, muito pedida pelos fabricantes. A realização do evento no Brasil não será realizada pelo fato de obras na área de boxes em virtude do GP de F1.

“Nós não achamos que ir a Interlagos no aon que vem seria uma boa solução,” disse Neveu. “Nós levamos em consideração o fato de que os principais parceiros, as equipes e os fabricantes, em relação à situação econômica, pediram a estabilidade com o número de corridas para o próximo ano.”

“Como queríamos reduzir as férias de verão, tivemos a oportunidade de ir para Nürburgring. Por esta razão, decidimos não ir ao Brasil no próximo ano. Mas o circuito estará disponível para nós a partir de 2016 e há uma grande chance de ver o Brasil no calendário novamente.”

Os trabalhos começam com os testes oficiais em Paul Ricard nos dias 27 e 28 de Março, tendo a primeira prova em 12 de Abril e Silverstone. Às 24 horas de Le Mans serão nos dias 13 e 14 de Junho e tudo termina no dia 21 de Novembro no Bahrain.

Calendário 2015.
Março 27-28 — Prologue Test at Paul Ricard
Abril12 — Silverstone
Maio 2 — Spa-Francorchamps
Maio 31 — Le Mans Test Day
Junho 13-14 — 24 Hours of Le Mans
Agosto 30 – Nürburgring
Setembro 19 — Circuit of The Americas
Outubro 11 — Fuji Speedway
Novembro 1 — Shanghai
Novembro  21 — Bahrain

Pilotos da Asian LMS prestam homenagem a Jules Bianchi

O acidente ocorrido no GP do Japão em Suzuka, que deixou em estado grave Jules Bianchi, vem repercutindo nas regras e péssima organização da F1 durante o GP ocorrido no último final de semana.

Os pilotos da Asian LMS que irão participar da etapa de Shanghai neste final de semana prestaram uma homenagem ao piloto para sua rápida recuperação.

Reunião em Paris marca inicio dos trabalhos para nova geração de LMP2 para 2017

Uma nova geração de protótipos LMP2 entra em cena a partir de 2017. Os trabalhos começaram na semana passada com um grupo de estudo com integrantes da ACO, IMSA e FIA para traçar os primeiros pontos dos novos regulamentos técnicos da classe.

A reunião que contou com diversos fabricantes estipulou metas aonde os custos são o principal ponto de questionamento de ambos os lados. “A ideia era obter um feedback de todos nas diretrizes”, disse Scot Elkins, diretor técnico da IMSA ao site Sportscar365. “Estamos visando uma redução nos orçamentos por temporada, tentando definir que tipo de carroçaria que vamos usar e coisas do tipo.”

Com um plano de redução de custos na casa dos 30%, um dos temos sugeridos foi o uso e peças comuns independente do fabricante. Outro ponto desta vez sugerido pela IMSA seria uma carroceria única no caso dos fabricantes que optarem a fornecer carros para o TUSC, nos mesmos moldes dos atuais DP, porém com uma grande semelhança entre os carros.

Porém os fabricantes optaram por terem uma livre criação, e que os carros possam ser utilizados em todos os campeonatos organizados pela ACO além de Le Mans. Tópicos como vida útil de motores, configurações aerodinâmicas para pistas rápidas e lentas e uso de pneus comerciais também foram propostas.

A potência dos motores também deve ser aumentada, para isso os regulamentos da nova geração de carros GTE para 2016 deve ser finalizada. Novas reuniões serão realizadas nos próximos dias.

Asian LMS com 8 carros para as 3 horas de Shanghai

A próxima rodada do Asian LMS em Shanghai, marcada para os dias 9 a 11 de Outubro terá um grid com oito carros.

A novidade fica por conta da adição da Ferrari 458 da equipe Clearwater Racing, pilotada por Matt Griffin, Keita Sawa e Mok Weng Seng. A Ferrari vai se juntar aos 3 carros da equipe AAI na classe. Equipe que vai alinhar dois BMW e um Mercedes.

Na classe CN dois carros são esperados. Naoki Yokomizo se junta a Samson Chan e Kevin Tse no Ligier JS da equipe Bamboo Racing. Guglielmo Belotti estreia ao lado de Denis Lian na equipe Wolf Racing.

A principal classe a LMP2 terá os dois carros costumeiros. David Cheng e Ho-Ping pela equipe OAK Racing lutam pela sua terceira vitória no campeonato. Pelo lado da Eurasia Motorsport James Winslow, Richard Brandley.

# LMP2 Equipamento DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3
1 OAK RACING TEAM TOTAL MORGAN JUDD David Cheng Ho-Ping Tung
27 EURASIA MOTORSPORT LMP2 Oreca Nissan John Hartshorne PU Jun Jin Jams Winslow
CN
21 Team Avelon Formula WOLF GB08 Denis Lian Guglielmo Belotti
77 CRAFT-BAMBOO RACING LIGIER Samson Chan Kevin Tse Naoki Yokomizo
GT
90 TEAM AAI MERCEDES-BENZ SLS AMG GT3 Yu Lam Tsuchiya Takeshi Takamitsu Matsui
91 TEAM AAI BMW Z4 JunSan Chen Tatsuya Tanigawa Carlo van Dam
92 TEAM AAI BMW Z4 Hanchen Chen Jorg Muller Marco Seefried
3 CLEARWATER RACING FERRARI 458 GT3 Mok Weng Sun Keita Sawa Matt Griffin

Programa da SRT Motorsport é cancelado pela Chrysler.

Um duro golpe para a classe GTLM no TUSC para o ano que vem. A Chrysler anuncio hoje o cancelamento da SRT Motorsports.

Os dois Dodge Viper que competiam desde 2012 não estarão no TUSC ano que vem. O motivo é o direcionamento de recursos para os carros de série.

“Nossa empresa tem feito uma decisão de negócios de descontinuar o programa de corrida SRT Motorsports Dodge Viper GTS-R”, disse Ralph Gilles, Vice-Presidente Sênior de Design de Produto, Chrysler Group LLC. “Estamos muito orgulhosos das realizações surpreendentes da nossa equipe, pilotos e parceiros que foram alcançadas nestas últimas temporadas. Agradecemos a eles por seu trabalho árduo, esforço e empenho para SRT Motorsports. Foi uma honra fazer parte da temporada TUSC inaugural e desejamos a eles todo o sucesso no futuro.”

A equipe que venceu o campeonato de pilotos com Kuno Wittmer, mas perdeu o de construtores para a Porsche.

“Desde que voltou para um programa de carros esportivos, o Grupo Chrysler foi um ardente defensor da IMSA com uma equipe de dois carros que competiram no TUSC na classe GT Le Mans”, disse o presidente da IMSA e COO Scott Atherton em um comunicado. “Em nome da IMSA, eu gostaria de parabenizar a equipe e pilotos da SRT Motorsports – incluindo Kuno Wittmer – e todos os envolvidos com a construção de um programa vencedor”.

Não se sabe se os carros serão vendidos ou disponibilizados para alguma equipe de clientes.

Para Fuji Toyota não vai contar com Nicolas Lapierre.

Correndo em casa a Toyota não vai contar com um dos seus principais pilotos. Nicolas Lapierre alegou problemas pessoas e não vai estar presente no circuito Japonês.
Lapierre, que compete com o Toyota #8 em parceria com Anthony Davidson e Sébastien Buemi, não terá substituto, deixando a tarefa um pouco mais complicada para seus companheiros.
Yoshiaki Kinoshita comenta que a decisão foi previamente acordada entre piloto e equipe. “Nicolas tomou essa decisão devido à sua situação pessoal e que a equipe irá apoiá-lo no que precisar. Esta foi uma decisão que tomamos juntos. Nicolas continua a ser um membro de longo prazo de nossa equipe e assim vai permanecer.”
 
Para o #7 os pilotos serão Kazuki Nakakima, que retorna depois da ausência em Austin, Alex Wurz e Stéphane Sarrazin. A equipe conquistou a vitória nas duas primeiras etapas do WEC em Silverstone e SPA, bem como faturou três poles.
A equipe espera um melhor resultado depois da vitória perdia em Austin por conta da chuva e fez o líder #8 perder uma volta e terminar na terceira posição, o #7 terminou em sexto.
Para Kinosh chefe da equipe correr em casa é um sentimento muito bom. “É sempre um prazer correr em frente dos nossos fãs em Fuji. Este ano nós vamos para o Japão determinados  a manter o nosso recorde de vitórias, mas também para proporcionar um show fantástico para os fãs. A chuva do ano passado foi uma decepção porque nos privou de uma batalha emocionante , mas os fãs mostraram verdadeiro espírito apesar de tudo permanecendo no circuito. Este ano eu espero que o tempo seja mais gentil e podemos dar-lhes algo para festejar . Estamos absolutamente motivados depois da nossa decepção em  Austin e Fuji é o lugar perfeito para fazer isso.”

Para a Porsche equilíbrio do 919 Hybrid é o caminho para a vitória

Após quatro etapas a Porsche ruma a Fuji no Japão em busca da sua primeira vitória na temporada, e primeira desde que voltou a competir na classe LMP1.

O traçado seletivo de Fuji com a grande reta e as curvas de baixa a alta velocidade serão um adversário a mais para engenheiros e pilotos. Pois será preciso conciliar uma boa velocidade na reta e o downforce nos trechos sinuosos.

Para Fritz Enzinger diretor do programa LMP1 os problemas e acertos que a equipe teve em Austin serão determinantes para Fuji. “Nós estamos olhando para os desafios que Fuji oferece.E m Austin, fomos rápidos na qualificação, graças à escolha de pneus certos. Lideramos a corrida por 43 voltas, mas não conseguiu se beneficiar com a chuva. Com o carro #20, perdemos uma volta nas condições caóticas de chuva antes do reinício, e com o #14 tivemos problemas técnico, com o turbo. A análise em Weissach revelou um defeito de fabricação no componente.”