ELMS Estoril–Última etapa com quatro equipes lutando pelo título

Neste final de semana a temporada 2014 do ELMS se encerra no circuito de Estoril em Portugal. Com quatro equipes com reais disputas pelo título do campeonato a prova deve ser emocionante do começo ao fim.

Com 26 pontos em jogo, 25 pelo primeiro lugar mais um pela conquista da pole, e sendo 23 pontos que separam os quatro primeiros tudo pode acontecer. Os líderes da equipe Signatech Alpine tem 68 pontos, 10 a mais do que o Zytek da equipe JOTA Sport. Para a Signatech repetir o feito de 2013 e vencer o campeonato basta terminar em primeiro ou segundo lugar.

Para a JOTA resta torcer para a Signatech terminar em terceiro, por isso o ponto da pole pode definir o campeão. Já a Race Performance está com 45 pontos, 23 atrás dos líderes, e suas chances para a obtenção do título são pequenas, mas não nulas. Para serem campeões a equipe precisa vencer a prova e garantir a pole e torcer para a Signatech terminar na 9º posição ou pior e a JOTA Sport na 4º posição ou pior.

A equipe com a menor probabilidade de conquistar o título é a Newblood by Morand Racing. Que mesmo terminando em segundo não teria condições de conquistar o título. Para ela a única solução seria as três equipes quebrarem durante a prova.

Classificação do campeonato.

Jenson Button considera possível ida para o Mundial de Endurance

Campeão da F1 em 2009 pela equipe Brawn GP, Jenson Button vem analisando possibilidades além da categoria máxima para o próximo ano, e uma delas seria o Mundial de Endurance.

Com 34 anos Jenson aguarda um posicionamento da McLaren sobre sua dupla de pilotos para o próximo ano. As especulações que Fernando Alonso seria uma das contratações no lugar de Kevin Magnussen.

Segundo informações da BBC Button poderia estar buscando outras categorias e o WEC seria a escolha mais óbvia pelo nível de competitividade como fez Mark Webber depois de sair da RBR no final do ano passado.

“Jenson ainda está focado em F1, mas apenas gostaria de estar em uma das melhores equipes, por isso estamos sempre abertos a conversar com ninguém”, disse seu agente Richard Goddard ao site BBC.com. “O Campeonato Mundial de Endurance é uma série formidável que está ganhando força e Mark motivou muito ele. É uma série muito séria para competir.”

“Jenson é um piloto de corridas extremamente competitivo que quer correr. Ele é muito bom para ficar na parte de trás do grid da F1. Ele quer um carro competitivo na F1 ou outro lugar.” Disse.

Ainda segundo informações Button estaria em conversas com a Porsche que planeja adicionar um terceiro carro para o Mundial do ano que vem.

TUSC 2015 – Equipes começam a se mobilizar.

Depois do seu primeiro ano de vida o TUSC ruma para um 2015 cheio de novidades, mesmo sabendo que as principais mudanças serão apenas em 2016 quando novos regulamentos de Protótipos e GTs estarão em vigor.
O site Sportcar365.com divulgou um “status” das equipes das classes P e PC para o próximo ano.
Categoria P:
Action Express: Vencedores da primeira edição do TUSC, João Barbosa e Christian Fittipaldi voltarão a competir em 2015. A equipe vai alinhar um segundo carro para competir durante toda a temporada. (2 carros).
Wayne Taylor Racing: Os irmãos Ricky e Jordan Taylor voltam a competir com o Corvette bancado pela Konica Minolta Foi cogitado um segundo carro, porém sem grandes avanços. (1 carro).
Spirit of Daytona Racing: Tanto Richard Westbrook, quanto Michael Valiante estão confirmados no Corvette #90. A equipe pode ser renomeada para VisitFlorida.com Racing. (1 carro).
Chip Ganassi Racing: Uma das principais equipes do Grid é esperado pelo menos um Ford Riley. Os pilotos devem ser Memo Rojas e Scoot Pruett. (1 carro).
SpeedSource: Única equipe que deve alinhar modelos LMP2 durante toda a temporada a SpeedSource não divulgou maiores detalhes do seu programa, bem como pilotos. A única certeza é que veremos novamente os belíssimos Lola Coupe. (2 carros).
DeltaWing: Sob comando de Don Panoz deve receber um forte investimento financeiro. Não se sabe se a equipe vai competir em todas as provas da temporada. (1 carro).
Michael Shank Racing: Até o momento a equipe não revelou qualquer plano para 2015, porém as opções são grandes como a compra de um Ligier JS P2, ou outro LMP2 equipado com o competente motor Ford EcoBoost. Pilotos também não foram divulgados. (1 carro).
Extreme Speed Motorsport: A equipe que sentiu o gostinho de competir no WEC em Austin, não divulgou seu programa para 2015. É meio que improvável que irão competir na temporada completa, e sim apenas nas provas longas que fazem parte da copa Patron. Os novos HPD ARX-04b devem ser entregues logo. (2 carros).
StarWorks Motorsport: O time liderado por Peter Baron está trabalhando para alinhar durante toda a temporada um HPD ARX-04b. Porém se os planos não derem certo a equipe volta a competir como Riley DP, mas com um motor BMW. Alex Popow e Scoo Mayer deve ser os pilotos titulares. (1 a 2 carros).
8star Motorsports: Ausente na segunda metade do campeonato na classe PC a equipe de Enzo Potolicchio deve voltar a competir na classe P, com um possível HPD-04b. Luis Diaz é um dos pilotos quase confirmados. (1 carro).
OAK Racing: Outra equipe que deve apenas competir nas provas longas, volta com seu Ligier JS P2. O time Frances já tinha declarado que não iria competir contra clientes, porém pelo menos no TUSC a coisa não é bem assim. Gustavo Yacaman é um dos pilotos a se confirmar. (1 carro).
Krohn Racing: Trocou a Ferrari da classe GT-LM pelo Ligier da classe P. A equipe deve alinhar somente nas provas longas. (1 carro).
Rahal Letterman Lanigan: De concreto mesmo é a participação de seus BMW na classe GT-LM, porém o time está trabalhando para alinhar um Riley. (1 carro).
RG Racing: Grupo situado em Ohio deve alinhar um Riley DP que já foi da equipe Michael Shank Racing. Se alinhar deve correr apenas provas longas. (1 carro).
RSR Racing. Paul Gentilozzi, dono da equipe estuda o aluguel de um Oreca 03 para “subir” de classe, ou voltar a competir na classe PC, ou fazer uma investida no WEC e ELMS. (1 carro).
Classe PC:
Core Autosport: Jon Bennett e Colin Braun estão confirmados no #54 , para lutar na defesa do seu título. Um segundo carro está nos planos. (1 carro).
8Star Motorsport: Além do programa na classe P, são esperados mais dois Oreca FLM9. (2 carros).
StarWorks Motorsport: Deve voltar a alinhar como um dos seus carros alugados para Martin Fuentes, Mirco Schultis e Adam Merzon. Porém a estrutura da equipe comporta três carros simultaneamente. ( 1 ou 2 carros).
BAR1 Motorsports: Depois de uma temporada complicada, a equipe deve alinhar 2 carros. (2 carros).
PR1/Mathiasen Motorsports: Outra equipe que teve um ano complicado, volta a alinhar 1 carro. Sem pilotos confirmados. (1 carro).
Performance Tech Motorsports: Equipe que volta a alinhar apenas 1 carro. Jerome Mee, já foi confirmado como piloto. Tanto David Ostella e James French estão negociando para ficarem na equipe. (1 carro).
JDC/Miller Motorsports: Vai para seu segundo ano, e deve se firmar com 1 carro pelo menos. Mikhail Goikhberg foi o primeiro piloto confirmado. (1 carro).
RSR Racing: Opções estão sendo estudadas, porém o mais certo é a equipe ficar na classe LMPC. (1 carro).

ProSpeed Competition deve competir com dois carros em 2015

Atualmente competindo na classe GTE-AM no mundial de Endurance, a equipe Belga ProSpeed Competition avalia a adição de mais um Porsche 911, desta vez para competir na classe GTE-PRO.
“A decisão será tomada antes do final do ano”, chefe o da equipe, Rudi Penders ao site Endurance -Info. “Se corrermos  na GTE –Pro, seria apenas por causa da classificação de pilotos. “O que é certo é que esperamos manter Emmanuel Collard e François Perrodo conosco. Quanto Matthieu Vaxiviere, tudo vai depender de seu programa.”
 
O contrato com a Porsche se encerra no final deste ano, logo existe a possibilidade de competir por outra marca, porém nada foi confirmado até o momento. A equipe conquistou um pódio em Fuji, na segunda corrida do novo Porsche 911.
Caso a equipe fique apenas com um carro no WEC no próximo ano, é provável que um segundo carro deve ser usado no ELMS.

WEC Shanghai – 29 carros na lista prévia

A próxima etapa do Mundial de Endurance será no circuito de Shanghai na China entre os dias 31 de Outubro e 2 de Novembro. Para a prova são esperados pelo menos 29 carros.

Sem grandes mudanças os destaques são a participação da equipe Extreme Speed Motorsport que debutou no WEC em Austin. Os pilotos serão Scoot Sharp e Ryan Dalziel no HPd #30 e Ed Brown, Johannes Van Overbeek e Davi Brabham no #31.Outra mudança na classe LMP2 é a escalação de pilotos para o Morgan #35 da OAK Racing. Ho-Pin Tung e David Cheng, campeões do Asian LMS, terão a companhia de Mark Patterson.

Na classe LMP1 são nove os carros listados, porém não se sabe se o Lotus que pegou fogo em Fuji vai estar presente na prova. Os pilotos serão James Rossiter e Pierre Kaffer. Pela Toyota Nicolas Lapierre que não competiu em Fuji por razões pessoais volta ao Toyota #8, porém não foi confirmada sua participação na prova.

Sem mudanças na classe GTE-PRO, na GTE-AM Luis Perez Companc volta ao volante da Ferrari #61 da equipe AF Corse ao lado de Marco Cioci e Mirko Venturi.

Aston Martin inclinada a voltar ao TUSC em 2015 com três carros

A Aston Martin que chegou a competir na primeira etapa do TUSC em Daytona, e acabou abandonando o certame por conta de divergências com o regulamento da classe GTLM. Porém está estudando sua volta ao campeonato para 2015.

Com planos de Competir na Tequila Patron North American Endurance Cup, campeonato paralelo ao TUSC, aonde fazem parte às 24 horas de Daytona, 12 horas de Sebring, Glen e Petit Le Mans com até três carros.

John Gaw chefe da equipe revelou ao site Sportcar365 que tratativas já estão sendo feitas para uma possível volta. “Queremos voltar ao NAEC”,disse Gaw Sportscar365. “Paul de Lana. Nós também temos interesse no mercado americano, bem como em ter um carro pro nesse campeonato. Mas queremos algo diferente do que neste ano. Foi embaraçoso para a marca. Foi embaraçoso para os clientes. Temos que reavaliar o BoP da classe GTLM.”

Ainda sobre os regulamentos do próximo ano Scot Elkins já revelou que planeja adotar os kits aerodinâmicos da classe GTE de Le Mans para a abertura do campeonato em Daytona, medida que seria benéfica segundo Gaw. “A realidade é que há um bom equilíbrio entre Porsche, Aston e Ferrari e Corvette em Le Mans, devemos competir com as especificações de lá em Daytona “, disse ele.

Paul de Lana que venceu na classe GTD com o BMW Z4, já botou o carro à venda e se mostrou interessado em “subir” de classe com um carro do fabricante Inglês.

Toyota faz dobradinha em Fuji

Se em 2013 as 6 horas de Fuji tiveram pouco mais de 20 voltas por conta de uma chuva torrencial, a edição 2014 transcorreu sem problemas climáticos. A única coisa que não mudou foram os vencedores.

Correndo em casa a Toyota fez uma importante dobradinha na luta pelo título de construtores. O #8 do trio Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sebastien Buemi, não encontraram adversários e venceram de forma absoluta.

O início da corrida foi movimentado com praticamente as três equipes se alternando na liderança da prova nas primeiras voltas, porém nem Porsche, nem Audi conseguiram fazer frente a velocidade dos carros da Toyota. A Porsche até tentou esboçar uma possível batalha com o #20 pilotado no primeiro turno por Mark Webber, porém um pneu furado acabou deixando o carro a 1 volta dos líderes.


Na classe LMP2, domínio do Ligier da G-Drive Racing

Das três “grandes” a Audi fez uma prova apagada. Ainda no início até os modelos da Rebellion Racing superaram, mesmo que por poucos momentos a equipe Alemã. Porém com o andar da corrida o ritmo melhorou, mas não a ponto de superar seus adversários diretos.

Em segundo o Toyota #7 de Alexander Wurz, Stephane Sarrazin e Kazuki Nakajima, que tentou uma reação em cima do #8 porém sem sucesso. Em quarto e quinto os Porsche sendo o #20 pilotado por Timo Bernhard, Mark Webber e B. Hartley e o #14 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb.

Em quinto e sexto vieram os Audi #1 de Lucas di Grassi, Loic Duval e Tom Kristensen, e o #2 de André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fassler.


Duelo entre Ferrari e Aston Martin culminou com dobradinha da AF Corse

Entre os LMP1 da classe Light o Lotus acabou se incendiando na última hora, o que pode custar a participação da equipe na próxima etapa em Shanghai no dia 2 de Novembro. Christophe Bouchut que pilotava na hora saiu sem problemas além de um grande susto. Em nenhum momento o Lotus fez frente aos carros da Rebellion Racing e chegou a ser mais lento que os ponteiros da classe LMP2.

Na classe LMP2 o domínio dos treinos do #26 da equipe G-Drive Racing se confirmou. O Ligier pilotado por Roman Rusinov, Olivier Pla e Julien Canal liderou praticamente toda a prova, e travou um belo duelo nas primeiras horas e nos 30 minutos finais com o Oreca 03 da equipe KCMG do trio Matthew Howson, Richard Brandley e Alexandre Imperatori.

Em terceiro o Morgan da equipe OAK Racing de Keiko Lhara, Gustavo Yacaman e Alex Brundle, que voltaram a competir no WEC. Yacaman chegou a sair da pista depois de uma disputa com um dos Oreca da equipe SMP Racing.


Na classe GTE-AM dobradinha da Aston Martin

Na classe GTE-PRO, uma bonita dobradinha da equipe AF Corse com as Ferrari #51 de Gianmaria Bruni e Toni Vilander e a #71 de David Rigon e James Calado em cima do Aston Martin #99 de Alex McDowall, Darry O´Young e Fernando Rees, que começou liderando a prova mas acabou perdendo o ritmo. Em quarto o Porsche #91 que fez uma prova apagada, bem com o #92 que teve um pneu furado nas primeiras voltas e chegou na 6º posição.

Entre os amadores da GTE-AM a Aston Martin fez dobradinha com o #95 de Kristian Poulsen, David Hansson e Nick Thim e #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard.respectivamente. Em terceiro o Porsche #75 da equipe Prospeed Competition de François Perrodo, Emmanuel Collard e Matthieu Vaxivere.

Resultado final da prova.

ISI lança preview do circuito de Interlagos para Rfactor2

O principal circuito brasileiro acaba de ser oficialmente adicionado ao Rfactor2. A ISI produtora da franquia Rfactor revelou um preview do circuito brasileiro que fará parte do jogo quando este for lançado. Lembrando que as próximas versões do Endurance Mod serão desenvolvidas apenas para Rfactor2. Abaixo o vídeo da pista.

OAK Racing vence em Shanghai

Assim como nas duas etapas anteriores a OAK fez bonito e venceu as 3 horas de Shanghai. Com uma pilotagem agressiva David Cheng e Ho-Ping Tung, superaram o Oreca 03 #27 da Eurasia Motorsport para mais de uma volta. Na troca de pilotos do carro vencedor, o #27 diminuiu a diferença, o que não foi suficiente para tirar a liderança de Ho-Ping.

Na classe CN a vitória ficou com o #77 da equipe Craft-Bamboo Racing, que mesmo depois de uma rodada na pista, acabou recuperando a liderança em cima do #21 da equipe Team Avelon Formula. A diferença para os LMP2 foi de 18 voltas.

Entre os GTs, a Ferrari #33 da Clearwater Racing, que largou em último superou os três carros da equipe Team AAI e conseguiu um terceiro lugar no geral a apenas 5 voltas dos carros da classe LMP2.

A próxima etapa será no dia 23 de Novembro no circuito de Buriram na Tailândia.

Classificação final da prova.

Toyota larga na frente em Fuji

E deu o óbvio. A Toyota marcou a pole para as 6 horas de Fuji que será disputada na madrugada neste sábado (horário de Brasília), em Fuji no Japão. Mesmo com uma briga direta com o Porsche #20 pilotado por Mark Webber, Anthony Davidson com o Toyota #8 foi quem levou o melhor tempo marcando 1:26.886. Em segundo o Porsche #20 e em terceiro com o tempo de 1:27.306 o Porsche #14.

A Audi amargou as “últimas posições” entre os carros de fábrica, com os tempos de 1:28.118 para o #2 e 1:28.165 para o #1. Na disputa na classe LMP1-L, a Rebellion Racing levou a melhor superando com folga seu rival direto o Lotus. Marcando 1:31.751 o Rebellion #12 de Nick Heidfeld e Mathias Beche, superou com folga o Lotus que ficou com o tempo de 1:35.414.

Na classe LMP2 o Morgan da equipe G-Drive Racing manteve o bom trabalho e marcou a pole com 1:33.062.

A Aston Martin conquistou os melhores tempos nas duas classes GT. Na GTE-PRO o #99 do trio Macdowall, O´Young e Fernando Ress marcou 1:39.686, seguido pelo outro carro da equipe o #97 com 1:40.031. Na GT-AM o Aston #98 conquistou o melhor tempo marcando 1:40.230.

Tempos da seção classificatória.