Le Mans com até 60 carros nos próximos anos

Durante a apresentação das equipes para as 24 horas de Le Mans, WEC e ELMS no último dia (05) a ACO revelou que planeja ampliar a capacidade de carros durante as 24 horas que é atualmente de 56 (55 normais + garagem 56), para até 60 carros.

O projeto é bem mais complicado do que possa parecer. Além da ampliação do pitlane, toda área da chinane Dunlop seria alterada, bem como o parque fechado.

Para o gerente esportivo da ACO Vincent Beaumesnil o projeto é grande. “É um grande projeto com implicações globais em toda a área do paddock. Se construirmos mais boxes, então teríamos de mover o parque fechado e isso significaria mover mais coisas por isso que nós não podemos dizer quando isso vai acontecer.” Comentou.

Beaumesnil também comentou que o número máximo seria de 60 carros. “Em nossas mentes, 60 carros é um bom número e não vamos ir além disso”, explicou. A prova já teve até mais do que 60 no início dos anos 50, mas o grave acidente em 1955 e as reformas no circuito diminuíram esta quantidade.

Circuito de Le Mans vai passar por novas mudanças visando a segurança

Buscando um maior nível de segurança, o circuito de Le Sarthe vai passar por algumas modificações para a edição 2015 da prova.

As áreas de escape das curvas Porsche serão aumentadas em cerca de 30 metros. Ainda segundo a ACO a segunda etapa do projeto prevê uma total reformulação das áreas de escapa e deve ficar pronto entre três e quatro anos.

Outro ponto que será alterado será em torno da Reta de Mulsane e curvas Porsche que serão totalmente pavimentadas com um tipo de asfalto mais aderente do que o usado na pista.

Para Vincent Beaumesnil um dos diretores da ACO, as mudanças são providenciais em detrimento da segurança. “Nós ainda teremos linhas brancas, além de asfalto nas áreas de escape. Isto tornará muito mais seguro caso um carro tem que ir para fora da pista para evitar uma eventual colisão.” Disse.

As alterações também irão ser feitas na curva Indianápolis com o asfaltamento de todas as áreas de escape, aonde em 2011 Mike Rockenfeller acabou batendo seu Audi.

Foi em 2014 que as últimas alterações no circuito foram feitas como novas barreiras na entrada da Tertre Roube e um aumento das áreas de escape na curva Corvette, e uma nova pavimentação na chicane Ford.

 

Asian Le Mans Series com apenas três etapas

A ACO assumiu novamente a organização e promoção da Asian LMS, que desde que voltou à ativa nunca teve grids pomposos, tanto que várias edições em 2013 e 2014 tiveram menos que oito carros.

Por conta disso e pela concorrência com outras séries o calendário de 2015 terá apenas três etapas. Uma das medidas foi unir no mesmo final de semana as etapas tanto do WEC quanto da Asian LMS para garantir público e dividir despesas. As classes ainda não foram divulgadas mas não deve ser muito diferente do que aconteceu em 2014 quando LMP2, LMP3 e GTE e GTC correram juntos.

Todas a provas irão ocorrer somente no segundo semestre. Abaixo o calendário.

2015 Horário Asian Le Mans Series

09-10 outubro -Fuji Speedway (Em parceria com o WEC)
30-31 outubro – Shanghai (Em parceria com o WEC)
19-20 dezembro – Sepang

Bruno Senna é o novo piloto da McLaren GT

O brasileiro Bruno Senna foi oficializado na manhã desta segunda (09) como piloto oficial da McLaren em seu programa GT ao lado de Kevin Estre, Alvaro Parente e Rob Bell.

Bruno que já competiu pelas equipes Oreca e Aston Martin em campeonatos de Endurance vai ajudar no desenvolvimento dos modelos 650s e 650 Sprint, bem como competir em eventos selecionados com o 650S GT3.

“É uma grande honra para mim estar na McLaren; uma equipe que meu tio gostava e obteve muito sucesso”, disse Senna. “2015 é um grande ano para o grupo McLaren, e é um momento emocionante em poder fazer parte. Estou ansioso para trabalhar com a equipe na McLaren GT que eu tive a chance de conhecer quando nas 24 horas de SPA a alguns anos, e eu estou realmente ansioso para ficar atrás do volante do novo 650S.”

“Um grande esforço tem ido para o desenvolvimento do carro desde o 12C GT3, que eu corri, e isso fez uma grande impressão em sua estreia no final da última temporada. Vamos ajudar no desenvolvimento para ele ser um grande carro em 2015.” Concluiu.

Para Andrew Kirkaldy, Bruno será um fator determinante para o bom desenvolvimento do programa de clientes da marca. “Os nossos pilotos de fábrica são alguns dos mais talentosos e capazes no grid, e Bruno acrescenta ainda mais força à nossa equipe.”

“Em apenas 31 anos, ele tem uma enorme experiência, competiu com sucesso em todos os principais campeonatos internacionais, incluindo a Fórmula 1, European Le Mans Series, Campeonato Mundial de Endurance e o Blancpain Endurance Series.” Concluiu.

Cronograma do novo Audi R18 está em dia afirma Chris Reinke

Audi espera um 2015 mais competitivo.

Mesmo vencendo Le Mans em 2014 a Audi viu uma escalada vitoriosa da Toyota e da Porsche nas últimas etapas do Mundial de Endurance. O fato é que o time das 4 argolas não teve um carro realmente vencedor em 2014.

Para recuperar o tempo perdido um R18 atualizado está em fase final de desenvolvimento. A ausência de informações sobre o novo carro e o fato das demais equipes (Toyota, Porsche e Nissan), já terem apresentado seus carros ou revelado imagens, alimenta ainda mais a expectativa sobre o novo LMP1 da Audi.

Chris Reinke responsável pelo programa LMP1 revela alguns detalhes sobre o novo carro e a expectativa para a temporada 2015. “Estamos exatamente com o cronograma em dia. A construção do carro está completa e os testes começaram no início deste ano. Um teste de resistência será feito logo. Os testes são limitados para todas as equipes. Nossos pilotos estão se preparando ativamente em nossos simuladores e em pista. Nosso novo piloto René Rast já está se familiarizando com novo carro. Ele já completou seus primeiros quilômetros na pista.” Disse.

A chegada da Nissan. “Isso marca uma nova etapa para o Mundial de Endurance e estamos felizes. Audi é uma empresa pioneira em novas tecnologias no automobilismo por três décadas. De modo que estamos animados com o conceito inovador que Nissan está apresentando. É claro que a batalha pelo pódio será acirrada este ano. Mesmo no ano passado, os três fabricantes lutaram pela vitória”.

Poucas mudanças no regulamento para 2015. “As regras foram ajustadas, mas as cartas não foram redistribuídas. Por exemplo, há uma nova limitação da utilização dos pneus em cada corrida, o que vai alterar a face das corridas. Os regulamentos continuam a definir quatro classes de energia diferentes. Cada fabricante tentará recuperar e reutilizar o máximo de energia possível. Portanto, a Audi espera melhorias em termos de desempenho e tempos de volta em comparação com temporadas anteriores.”

Além dos pilotos a Audi também investiu em seu corpo técnico. Jorg Zander foi contratado como novo diretor técnico, Leena Gade permanece como engenheira de corrida para o #7 de Benoit Treluyer, André Lotterer e Marcel Fassler. Justin Taylor realizará a mesma função para o #8 de Lucas di Grassi, Loic Duval e Olivier Jarvis. Para o #9 de René Rast, Marco Bonanomi e Filipe Albuquerque que vai competir em SPA e Le Mans o responsável será Matthias Huber.

Ligier JS P2 2.0 by Rafael Beloto para Rfactor

O Ligier JS P2 causou furor na edição de 2014 das 24 horas de Le Mans, sua corrida de estréia quando liderava a classe LMP2. Infelizmente não ganhou a prova mas desde então é um dos protótipos a ser batido na classe. Equipado com motores Nissan, HPD e Judd o modelo disputa provas tanto no WEC, ELMS E TUSC nos EUA.

Esta nova versão do Liger para Rfactor trás mudanças no desenho, já que a primeira versão era baseada no Lola Coupe. A física é compatível com os demais modelos do mod Endurance Series e para a instalação, basta colocar a pasta do carro na pasta P2 do jogo.

https://www.mediafire.com/download/0wb6brcd5lbfagw/Ligier_JS_P2.rar

Dunlop será fornecedora de pneus das classes GTE e GTC no ELMS

JMW Motorsport é parceirto de longa data da Dunlop

O fabricante com o maior número de vitórias nas 24 horas de Le Mans com 34 vitórias em 92 anos, a Dunlop, firmou uma parceria com a ACO e vai ser a única fornecedora de pneus das classes GTE e GTC no ELMS. As equipes das demais categorias (LMP2 e LMP3) também tem a opção de competir com os compostos do fabricante.

Nos últimos anos a Dunlop venceu vários campeonatos nas mais diversas categorias como GT Open, as 24 horas de Nurburgring em 2013 e 2014. Nos EUA venceu as ALMS nos anos de 2010 e 2011 na classe GT2 e em 2012 na ELMS. Ano passado venceu também na ELMS com a Signatech Alpine.

Um dos principais objetivos da nova parceria é o desenvolvimento de compostos para deixar as classes GTE e GTC mais equilibradas.

Jean-Félix Bazelin, diretor da Dunlop Motorsport Operation: “Como o fabricante mais bem sucedido das 24 Horas de Le Mans, é uma grande honra para nós, alargar a nossa parceria com a ACO se tornando o parceiro da ELMS. Nós temos muitos clientes fiéis no campeonato e foram muito felizes em testemunhar o renascimento da série nos últimos anos. Estamos ansiosos para trabalhar com estreita colaboração com o ACO e assim participar do crescimento deste prestigiado campeonato.”

Pierre Fillon, presidente do ACO: “Dunlop e Le Mans são duas marcas ligadas entre si por suas realizações no endurance. Dunlop venceu as 24 Horas de Le Mans 34 vezes, e a experiência na construção do pneu será diferencial para as equipes envolvidas na Le Mans Series Europeia.”

 

G-Drive é a nova equipe do brasileiro Pipo Derani

Com dois carros confirmados para o WEC a G-Drive Racing espera repetir os bons resultados que teve em 2014 quando chegou a liderar a classe LMP2.

O grupo liderado por Roman Rusinov terá dois Ligier JS P2 durante toda a temporada para os pilotos Julien Canal, Sam Bird e o próprio Rusinov no #26 e Gustavo Yacaman, Ricardo Gonzales e Pipo Derani.

“Este é nosso segundo ano com a G-Drive e estamos realmente determinados a conquistar o título que nos escapou ano passado por tão pouco.” Disse o chefe da equipe Philippe Dumas. “Naturalmente estamos novamente com a Ligier que provou ser um carro competitivo e temos ótimos pilotos.”

A OAK Racing que vai prestar apoio a G-Drive anunciou o #35 Ligier-Nissan para Jacques Nicolet, Jean-Marc Merlin e Erik Maris. Os campeões da classe ano passado, a equipe Russa SMP Racing não vai competir no WEC, mas vai focar seus esforços no ELMS com seu novo carro o BR01s, e alinhará apenas uma Ferrari no Mundial na classe GTE-AM.

Porsche muda escalação de pilotos em sua equipe e LMP1

Os pilotos que fazem parte da equipe Porsche Manthey, que compete no Mundial de Endurance e Le Mans vão passar por uma reformulação para a temporada 2015.

Michael Christensen e Richard Lietz serão os pilotos do Porsche #91, enquanto Frédéric Makowiecki e Patrick Pilet estarão no #92. Para Le Mans Wolf Henzler (#92) e Jorg Bergmeister (#91) foram escalados.

Para as 6 horas de SPA e Le Mans Nick Tandy e Earl Bamber, irão pilotar o Porsche 919 Hybrid, depois de uma boa apresentação em testes particulares em Motorland Aragon na Espanha. Eles se juntam a Nico Hulkenberg no terceiro 919.

Bamber que fez parte do programa de desenvolvimento de novos pilotos da Porsche. Venceu os torneios Porsche Cup na Alemanha e Mobil 1 SuperCup, bem como a Porsche Carrera Cup Ásia. Nos EUA conseguiu um segundo lugar em Petit Le Mans ano passado. “Receber o apoio da Porsche foi a chance de uma vida como piloto de corridas,” disse ele. “Eu já atingi novos níveis, e eu vou fazer o melhor para justificar a confiança em mim depositada nesta temporada.”

Nick Tandy também é um piloto Porsche e longa data. Ficou com o vice campeonato da Porsche SuperCup em 2010, bem como da Porsche Carrera Cup Deutschland, conquistou o título no ano seguinte além do título de melhor piloto Porsche no mundo. Em 2013 passou a ser um piloto oficial da marca e venceu Petit Le Mans. Em 2014 venceu as 24 horas de Daytona e a rodada inicial do WEC em Silverstone.

A Porsche Cup foi o trampolim para quatro pilotos que disputam o WEC este ano. Além de Bamber e Tandy, Timo Bernhard e Marc Lieb foram campeões no campeonato monomarca. Os dois últimos ganharam o Porsche Super Cup e a Carrera Cup na Alemanha. Bernhard conquisto o certame de 2001, Lieb no ano seguinte, Tandy em 2011 e Bamber em 2014.

Em cerimônia na França, ACO apresenta equipes que irão disputar Le Mans 2015


Os 56 participantes da edição 2015 das 24 horas de Le Mans foram revelados nesta quinta-feira (10) em cerimônia organizada para ACO em Paris na França.

O plantel conta com 14 carros na classe LMP1, 20 na LMP2, 9 na GTE-PRO e 13 na GTE-AM. A estreia da Nissan com três carros, bem como a confirmação de três Porsche 919 fazem da edição de 2015 um com maior número de carros LMP1 dos últimos tempos. Das equipes de fábrica apenas a Toyota vai competir com dois carros.

Na classe LMP2 a Jota Sport vai defender seu título de 2014. O velho Zytek Nissan passa a se chamar Gibson 015S. Entre os GTE-PRO os competidores de 2014 voltam, Porsche, Ferrari, Aston Martin e Corvette.

Durante a coletiva de imprensa Pierre Fillon, presidente da ACO disse que os planos da entidade é alinhar 60 carros nos próximos anos.

“Não podemos fazer isto em poucos meses,” disse. “Mas o projeto está em andamento. Logo teremos 60 pits, e Le Mans será maior a cada ano.”

LMP1 (14 carros)
1 – Toyota Racing – Toyota TS040 Hybrid – Anthony Davidson *
2 – Toyota Racing – Toyota TS040 Hybrid – Alexander Wurz *
7 – Audi Sport Team Joest – Audi R18 e-tron quattro – Marcel Fassler *
8 – Audi Sport Equipe Joest – Audi R18 e-tron quattro – Lucas di Grassi *
9 – Audi Sport Team Joest – Audi R18 e-tron quattro – Filipe Albuquerque
17 – Porsche Team – Porsche 919 Hybrid – Timo Bernhard *
18 – Porsche Team – Porsche 919 híbrido – Romain Dumas *
19 – Porsche Team – Porsche 919 Hybrid – Nico Hulkenberg
21 – Nissan Motorsports – Nissan GT-R NISMO LM – Tsugio Matsuda
22 – Nissan Motorsports – Nissan GT-R NISMO LM – Harry Tincknell *
23 – Nissan Motorsports – Nissan GT-R NISMO LM – Olivier Pla *
4 – ByKolles – CLM P1 / 01 AER – Simon Trummer *
12 – Rebellion Racing – Rebellion R-One AER – Nicolas Prost *
13 – Rebellion Racing – Rebellion R-One AER – Mathias Beche *

LMP2 (20 carros)
26 – G-Drive Racing – Ligier JS P2 Nissan – Roman Rusinov *
27 – SMP Racing – BR01 Nissan – Mikhail Aleshin
28 – G-Drive Racing – Ligier JS P2 Nissan – Gustavo Yacaman *
29 – Pegasus Racing – Morgan Nissan – Leo Roussel
30 – da extrema velocidade Motorsports – HPD ARX-04b – Scott Afiado *
31 – da extrema velocidade Motorsports – HPD ARX-04b – Ed Brown *
34 – OAK Racing – Ligier JS P2 Nissan – Ho-Pin Tung
35 – OAK Racing – Ligier JS P2 Nissan – Jacques Nicolet *
36 – Signatech-Alpine – Alpine A450b Nissan – Nelson Panciatici *
37 – SMP Racing – BR01 Nissan – Maurizio Mediani
38 – Jota Sport – Gibson 015S Nissan – Simon Dolan
39 – Team SARD-Morand – Morgan Evo SARD – Christian Klien *
40 – Krohn Racing – Ligier JS P2 Judd – Tracy Krohn
41 – Greaves Motorsport – Gibson 015S Nissan – Johnny Mowlem
42 – Strakka Racing – Strakka-Dome S103 Nissan – Nick Leventis *
43 – Team SARD- Morand – Morgan Evo SARD – Pierre Ragues *
45 – Ibanez Racing – 03R Oreca Nissan – Jose Ibanez
46 – Thiriet por TDS Racing – Oreca 05 Nissan – Pierre Thiriet
47 – KCMG – Oreca 05 Nissan – Matthew Howson *
48 – Murphy Prototypes – Oreca 03R Nissan – Greg Murphy

GTE-Pro (9 carros)
51 – AF Corse – Ferrari F458 Italia – Gianmaria Bruni *
63 – Corvette Racing-GM – Ferrari F458 Italia – Jan Magnussen
64 – Corvette Racing-GM – Ferrari F458 Italia – Oliver Gavin
71 – AF Corse – Ferrari F458 Italia – Davide Rigon *
91 – Porsche da equipe Manthey – Porsche 911 RSR – Richard Lietz *
92 – Porsche da equipe Manthey – Porsche 911 RSR – Patrick Pilet *
95 – Aston Martin Racing – Aston Martin Vantage – Marco Sorensen *
97 – Aston Martin Racing – Aston Martin Vantage – Darren Turner *
99 – Aston Martin Racing – Aston Martin Vantage – Fernando Rees *

GTE-Am (13 carros)
50 – Larbre Competition – Corvette C7.R – Gianluca Roda *
55 – AF Corse – Ferrari F458 Italia – Duncan Cameron
61 – AF Corse – Ferrari F458 Italia – Peter Mann
62 – Scuderia Corsa – Ferrari F458 Italia – William Sweedler
66 – JMW Motorsports – Ferrari F458 Italia – George Richardson
67 – Team AAI – Porsche 911 RSR GTE (997) – Jun-san Chen
68 – Team AAI – Porsche 911 RSR GTE (997) – Han-chen Chen
72 – SMP Racing – Ferrari F458 Italia – Viktor Shaitar *
77 – Dempsey Proton Racing – Porsche 911 RSR – Patrick Dempsey *
83 – AF Corse – Ferrari F458 Italia – Francois Perrodo *
88 – Abu Dhabi Proton Racing – Porsche 911 RSR – Christian Ried *
96 – Aston Martin Racing – Aston Martin Vantage – Roald Goethe *
98 – Aston Martin Racing – Aston Martin Vantage – Paul Dalla Lana *

*Fazem parte da temporada completa do WEC.

RESERVAS (7 carros) 
53 – Riley Motorsports-TI Auto – Dodge Viper GTS-R – Jeroen Bleekemolen
49 – KCMG – 03R Oreca Nissan – Alexandre Imperatori
60 – Formula Racing – Ferrari F458 Italia – Johnny Laursen
86 – Gulf Racing UK – Porsche 911 RSR – Michael Wainwright
25 – Algarve Pro Racing – Ligier JS P2 Nissan – Rudolf Munemann
65 – Proton Concorrência – Porsche 911 RSR – Wolf Henzler
44 – Ibanez Racing – 03R Oreca Nissan – Pierre Perret