31 carros são esperados nos testes oficias da ELMS em Paul Ricard

A organização da ELMS divulgou nesta quarta-feira (04) a lista de participantes que irão estar presentes nos testes oficiais da categoria no circuito de Paul Ricard entre os dias 23 e 24 de Março.

Ao todo 31 carros divididos em 4 classes vão participar do evento, como preparação para a primeira etapa do certame que será no circuito de Silverstone no dia 11 de Abril.

Na principal classe a LMP2, 12 carros estão confirmados. Os novos BR01 da equipe SMP Racing farão sua estreia. Apenas um Oreca 05 da equipe TDS Racing estará presente. A Ibanez Racing também estreia com seus dois Oreca 03R.

Será também a primeira oportunidade de ver os novos LMP3. Estarão presentes três carros, dois pela Team LNT e um pela SVK By Speed Factory. Todas com o novo Ginetta Nissan.

Já na classe LMGTE 10 carros são esperados. Como em 2014 as equipes com modelos Ferrari serão a grande maioria com 7 carros. Além da F458 os treinos marcam a estreia do BMW Z4 GTE em pistas europeias pelas mãos das MARC VDS. Dois Porsche 911 um 997 e outro 991 também vão fazer parte dos testes.

Na GTC, seis equipes vão alinhar seus carros. Novamente a Ferrari é o carro dominante com quatro inscritos, além de um Aston Martin Vantage pela Massive Motorsports e um BMW Z4 pela TDS Racing.

Lista completa.

Audi R18 e-tron 2015 aparece em Sebring

Na manhã desta segunda-feira (03) o novo Audi R18 e-tron começou sua bateria de testes no circuito americano de Sebring. O carro que tem diferenças sutis se comparado com seu antecessor percorreu longas distancias em um dos circuitos mais irregulares dos EUA e que é usado pela Audi para afinar seus carros.

A grade dianteira que lembra o novo R8 LMS também apresentado nesta segunda, remete ao novo estilo adotado pela Audi em seus modelos de rua. Saem os faróis na vertical e entram outros mais “achatados” mas com grande poder de iluminação,

Em todas as partes do carro as diferenças são perceptíveis aos olhares mais apurados. A asa traseira foi redesenhada, bem como os difusores traseiros. Como são testes particulares não forma divulgados tempos.

Além do novo Audi a Nissan também testou com seu novo GT-R NISMO LM. Foi a primeira vez que o novo integrante do WEC testou na mesma pista com outro concorrente direito. Mesmo com os testes oficiais marcados para o final do mês apenas um GT-R será enviado a Europa, o outro permanecerá nos EUA.

Além das duas equipes na classe LMP1 a equipe Extreme Speed Motorsport que compete na LMP2, testou com seu novo ARX-04b e o antigo ARX-03b.


Fotos: Sportcars365.com / René de Boer

Audi R8 LMS GT3 2015 é apresentado em Genebra

 

Na manhã desta terça-feira (03) a Audi apresentou em Genebra o novo Audi R8 LMS destinado as competições FIAGT3.

O novo modelo que vem sendo desenvolvido desde o começo de 2014 atende as novas regras estipuladas pela FIA que entraram em vigor em 2016, ficou mais leve e ganhou novos itens para aumentar a segurança do piloto.

A primeira geração do R8 venceu nada mais nada menos do que 23 títulos ao redor do mundo e sete vitórias em provas de 24 horas de duração como SPA, e Nurburgring entre os anos de 2009 e 2014. Ao todo mais de 130 carros foram comercializados desde então.

Os primeiros desafios do novo carro serão as 24 horas de Nurburgring entre os dias 16 e 17 de Maio e as 24 de SPA entre os dias 25 e 26 de Julho. Para as equipes de clientes os pedidos vão começar a ser entregues no semestre.

O novo modelo emprega o que há de melhor em termos de segurança automotiva além de melhorias mecânicas. Sua estrutura foi totalmente modificada e os materiais usados são os mesmo do irmão mais velho o Audi R18 e-tron. Todo o cockpit foi construído junto com o chassi para melhor a absorção de impactos, mesmo conceito da célula de sobrevivência utilizada no R18.

Existem ajustes nos pedais, volante e coluna de direção para acomodar o piloto, além de uma escotilha no teto do carro, a mesma utilizada nos modelos que disputam a DTM. Tanto a estrutura reforçada quanto o teto móvel são inéditos entre os carros GT3.

A introdução de matérias leves contribuiu para uma redução de peso. Enquanto a primeira geração do carro pesava 1250 kg, o novo R8 pesa 1225 kg. A gaiola que protege o motorista está 30 kg mais leve e pesa 252 kg. Mesmo com a redução de peso a rigidez de todo o carro aumentou 39%.

O novo carro será feito em uma fábrica totalmente nova no parque industrial de Bollinger Hofe em Heilbronn, na Alemanha. A parte mecânica também passou por mudanças. O motor V10 com 5.2 litros chega 585 hp, é o mesmo motor com alguns melhoramentos que equipe a versão de rua do R8. A vida útil deste motor gira em torno de 20 mil quilômetros sem a necessidade de manutenção (retifica). O sistema de suspenção é formado por triângulos, cambio de 6 marchas com trocas no volante. Todos os sistemas do carro também foram atualizados. A caixa de fusíveis foi substituída por uma caixa de energia, que ajuda na otimização e personalização dos mais diversos itens do carro.

Na parte aerodinâmica o piso é uma peça única bem como a adição de um difusor traseiro, como resultado as dimensões da asa traseira podem ser reduzidas sem o aumento correspondente de resistência aerodinâmica. As caixas de roda, são abertas na parte traseira, o que contribui para um melhor fluxo de ar.

O sistema de arrefecimento teve sua capacidade aumentada em 10%. Para o piloto também vai contar com um novo sistema que aumenta o fluxo de ar dentro do carro. A 200 km/h o ar que circula dentro do carro corresponde a 250 litros por segundo.

Testes oficiais do WEC com 29 carros em Paul Ricard

A direção do Mundial de Endurance divulgou na manha desta terça (03) a lista das equipes que irão disputar o “The Prologue”, nome dado para os testes oficias que serão realizados entre os dias 27 e 28 de Março em Paul Ricard.

Dos 35 carros inscritos no certame, 29 confirmaram presença nos testes. Todas as montadoras presentes na classe LMP1 apenas a Nissan vai alinhar apenas um dos GT- NISMO LM, o #23, já que vai continuar o desenvolvimento do carro nos EUA.A única equipe privada da LMP1 a ByKollers novo nome dado a equipe Lotus também confirmou presença.

Na classe LMP2, 10 carros estarão presentes. Ligier, HPD, Alpine, Morgan, Oreca e Alpine vão alinhar com suas equipes. A classe GTE-PRO terá seis carros, dois de cada marca (Aston Martin, Porsche e Ferrari), enquanto na GTE-AM cinco carros estão sendo esperados.

Para o presidente do WEC, Gérard Neveu o teste já faz parte da cultura do campeonato. “O Prólogo tornou-se uma parte importante do calendário WEC . É a primeira oportunidade para que todos os concorrentes se encontram para testar  contra os seus rivais em condições de igualdade e para os meios de comunicação ver as equipes e pilotos em um só lugar , pela primeira vez em 2015. Para os fãs , também temos a oportunidade de ver os carros e encontrar os pilotos no sábado.”

Lista de inscritos.

Calendário dos testes.

Sábado 27
09:00 – 13:00     Treino 1

14:00  – 18:00     Treino 2

19:00 – 21:00     Treino 3

Domingo

28 09:00 – 13:00     Treino 4

13:15 – 13:45     Acesso aos pilotos e boxes

14:00 – 17:00     Treino 5

Oreca 05 passa por Shakedown em Paul Ricard

Na manhã desta segunda-feira (02) a Oreca testou pela primeira vez o modelo 05 que vai competir na classe LMP2 tanto no WEC quanto em Le Mans.

Os testes foram realizados no circuito de Paul Ricard, pelas mãos do piloto de teste da marca Stephane Sarrazin. Até o momento as equipes KCMG e TDS Racing confirmaram a compra do modelo, segundo a imprensa internacional a Signatech Alpine poderia ser a terceira equipe a correr com o novo LMP.

 

Átila Abreu é confirmado na equipe BMW Team Brasil

Átila Abreu vai integrar a equipe BMW Team Brasil no Blancpain GT Series. O piloto estará ao lado de Valdeno Brito, no BMW Z4 #77. No outro carro da equipe, o #0 Cacá Bueno e Sérgio Jimenez voltam a dividir o volante como fizeram em 2014. Antonio Hermann chefe de equipe irá divulgar nos próximos dias os nomes dos outros dois pilotos que irão compor a equipe no Endurance Series.

O piloto teve uma participação no certame em 2013 quando correu na etapa de Navarra. Desde então não teve mais oportunidades de voltar a Europa onde foi em 2004 foi vice-campeão da Fórmula BMW Alemã, ficando atrás apenas do agora tetracampeão mundial de F-1, Sebastian Vettel.

“Estou muito contente, sem dúvida, é uma grande oportunidade para a minha carreira. A Stock Car é a maior categoria do Brasil e a GT Series está crescendo a cada ano, com muito destaque na Europa e no mundo, atraindo pilotos importantes, como ex-F1, entre outros. São grandes carros, grandes montadoras e poder representar a BMW é motivo de muito orgulho. Além disso, voltar à Europa, depois de dez anos, reencontrar amigos daquela época, conhecer novas pistas, voltar a algumas onde já andei, tudo isso vai me dar uma nova bagagem muito boa”, enfatizou.

Chilton e Buncombe, os últimos pilotos contratados pela Nissan

A Nissan divulgou na manha desta segunda (02) os últimos pilotos que irão disputar Le Mans a bordo do GT-E NISMO LM.

Max Chilton disputou as últimas duas temporadas na F1, considerado um piloto completo pela montadora. “Estou de se juntar ao fabricante em campeonato exótico e de prestígio e que está crescendo ano a ano”, disse Chilton. “Le Mans sempre foi incrível e estar lá como um piloto de corridas é um sonho. Meu objetivo é competir no mais alto nível e da Tecnologia o Nissan GT-R NISMO LM é tão impressionante como um carro de Fórmula 1.”

Alex Buncombe, é oriundo do programa GT Academy da Nissan aonde iniciou em 2008 e se tornou conhecido depois de ter ultrapassado 18 carros em um uma corrida em Monza. “Este é um verdadeiro sonho para mim”, disse Buncombe. “Fiquei chocado quando recebi o telefonema e eu nãoconsegui tirar o sorriso do meu rosto desde então.”

“É muito gratificante fazer parte do programa GT Academy, especialmente quando vejo outros nomes como Lucas Ordonez e Jann Mardenborough terem alcançado a mesma coisa. Agora eu estou indo correr em Le Mans com eles no Nissan GT-R NISMO LM. Eu já sei muita coisa sobre o carro e não posso esperar para ter começar.”

Para o diretor de Marketing da NISSAN Darren Cox a escolha de dois pilotos distintos é benéfica peara a marca. “É bom ter Alex e Max”, disse. “Eles veem de diferentes rotas. Alex conhece vários carros da Nissan, enquanto Max é mais conhecido por suas façanhas na F1, embora ele tenha competido em LMP1 Antes, em 2007, quando tinha apenas 16 anos.”

Kevin Magnussen tentou correr em Le Mans pela Corvette ao lado do pai

Estreante na equipe McLaren em 2014 o jovem Kevin Magnussen teve que ceder seu lugar ao bi campeão Fernando Alonso para a temporada 2015 e acabou se tornando piloto de testes na escuderia inglesa.

Desde que soube que perderia a vaga, Kevin entrou em contato com seu pai para tentar competir pela equipe Corvette Racing no Mundial de Endurance ou Le Mans ainda este ano. Porém a tradicional equipe americana não mostrou interesse nos atributos do jovem Dinamarquês.

“Eu perguntei ao meu pai se ele iria pedir para a Corvette se teria uma vaga disponível”, disse Magnussen ao site Autosport.com, após seu primeiro dia de testes de F1 em 2015 em Barcelona. “Isso seria legal competir com meu pai em Le Mans para tentar ganhar na classe, mas os pilotos já foram escolhidos. Então, isso não vai acontecer este ano. Quem sabe no ano que vem.”

Com uma vaga ainda em aberto na F1 pela equipe Manor/Marussia as chances e o foco de Kevin são além do seu contrato com a McLaren, competir em outra série este ano. “Ainda não conversei com eles. Estamos pensando em tudo, é difícil saber qual a melhor opção para voltar a F1.”

“As opções são muito limitadas, mas eu também não estou realmente interessado em correr em outras séries é a coisa certa a se fazer, se você quiser voltar a F1.” Finalizou.

AF Corse define pilotos para o ELMS

Com um plantel de 8 carros a AF Corse definiu neste sábado (28) os pilotos que irão disputar o ELMS que começa em Abril em Silverstone.

Serão 5 carros na classe GTE, dois aonde a equipe vai prestar consultoria técnica sendo #56 da AT Racing Ferrari e o #50 pela Formula Racing Ferrari. Já na classe GTC serão 3 carros.

Abaixo os pilotos em suas respectivas F458.

GTE
#51 Ferrari – Peter Mann, Raffaele Giammaria, Matteo Cressoni
#55 Ferrari – Duncan Cameron, Matt Griffin
#81 Ferrari – Steve Wyatt, Michele Rugolo
#56 AT Racing Ferrari – Alexander Talkanitsa Sr., Alexander Talkanitsa Jr.
#50 Formula Racing Ferrari – Johnny Laursen, Mikkel Mac

GTC
#62 Ferrari – Thomas Flohr, Francesco Castellacci
#63 Ferrari – Giorgio Roda, Ilya Melnikov, Marco Cioci
#64 Ferrari – Francisco Guedes, Felipe Barreiros, Mads Rasmussen

Equipes do ELMS testam em Aragon

A Dunlop fornecedora de pneus para algumas equipes da ELMS está promovendo uma bateria de testes no circuito espanhol e Motorland Aragon nesta semana. As primeiras equipes a testar novos compostos e alinhar seus carros foram as que competem com chassis da Onroak Automotive (Morgan e Ligier), desde segunda as equipes Signatech-Alpine, Jota Sport, e Greaves Motorsport se juntaram a G-Drive Racing, Team SARD-Morand e Algarve Pro Racing.

Pela SARD-Morand que compete com um Morgan estavam Pierre Ragues, Koki Saga, Olivier Webb, Tristan Vautier e Christian Klien. Já a G-Drive que volta a alinhar seu Ligier JP P2 além dos pilotos titulares Pipo Derani, Ricardo Gonzales e Gustavo Yacaman, Julien Canal, Ricardo Gonzales, Roman Rusinov, Sam Bird, Jacques Nicolet e Guillaume Moreau estavam presentes.

A Algarve Pro Racing que adquiriu o Ligier da TDS Racing testou apenas com Michael Muneman. Os demais pilotos Andrea Roda, Dan Norris-Jones e Alex Brundle também irão testar o carro porém sem confirmação de competir durante a temporada.

Em fase de transição para o WEC a Signatech-Alpine testou com Vincent Capillaire, Nelson Panciatic e Paul-Loup Chatin. Segundo informações da Oreca o time francês deve alinhar no Mundial de Endurance o novo Oreca 05.

As equipes Jota Sport e Greaves Motorsport que correm com o Gibson 015S novo nome da Zytek, testaram com Robbie Ker, Abdulaziz Al Faisal, Filipe Albuquerque e o espanhol Nick Yelloly.