O Corvette 100% elétrico está chegando


Carros elétricos são cada vez mais comuns. Antes visto como um item de luxo, é cada vez maior a oferta deste tipo de modelo, frente ao modelos com combustão interna. Seja nos carros de rua, ou de competição, os carros que utilizam bateria chegaram silenciosamente, para a revolta dos puristas.
A Porsche já possui seu modelo, o Taycan. A Tesla, com seu modelo S, é um sucesso de vendas, assim como diversos modelos das mais diversas montadoras. No início desta semana, a General Motors anunciou uma série de modelos 100% elétricos, que estarão nas ruas este ano. O comunicado foi feito durante o Consumer Electronics Show. Modelos como Chevy Silverado EV , Chevy Equinox EV , Chevy Blazer e o conceito Cadillac InnerSpace AV.
O objetivo é lançar até 2025, 30 modelos movidos a energia. A pergunta que fica, e o Corvette? Ao contrário do Silverado, modelo mais vendido da Chevrolet, o Corvette é um carro de nicho, e um dos símbolos automobilísticos americanos. É impossível desassociar o motor V8 ao Corvette. Para referência, a Chevrolet vendeu 115.376 unidades do Silverado no quarto trimestre de 2021 e 8.293 unidades do Corvette durante o mesmo período.
Como é o dinheiro que manda, o caminho do V8, parece ser mesmo o museu. Corvette ofereceu uma potência impressionante (os primeiros modelos C1 são uma exceção) e um escapamento barulhento, duas características que são muito difíceis de “tirar”, levando em conta a barulheira de um V8. Mesmo sistemas elétricos apresentando mais torque e potência, faltará algo.
Então, quando devemos esperar um veículo Corvette elétrico? Considerando que o ciclo de vida do veículo da GM normalmente dura cerca de seis anos, a nona geração C9 do Corvette deve ser lançada em 2026. Essa pode ser a geração em que o carro tenha a opção de um sistema 100% elétrico.
O Corvette C8 E-Ray já é uma realidade com seu motor de V8 6.2 litros, em conjunto com um sistema híbrido. O E-Ray chegará como um substituto indireto do Grand Sport, que não fará parte da programação do C8, posicionando assim o E-Ray entre o C8 Stingray e o novo C8 Z06.
De acordo com o site gmauthority, está programado para 2024 a chegada do Corvette C8 Zora. Equipado com um motor bi-turbo V8 de 5.5 litros do C8 ZR1, e um sistema híbrido de aproximadamente 1.000 cv e pode ser considerado um super esportivo poderá acalmar ou não, os fãs temerosos a um Corvette 100% elétrico.