Motor Porsche-TAG F1 1984 à venda

(Fotos: Divulgação)

A Collecting Cars, revenda de carros esportivos, anunciou em seu site um motor Porsche-TAG que equipou o McLaren MP4/2, entre 1984 até 1987. Focado em aquisições e investimentos em empresas líderes em tecnologia, o Grupo TAG (Techniques d’Avant Garde) da Akram Ojjeh é talvez mais conhecido no mundo automotivo por sua parceria com a Porsche – desenvolvendo e construindo em conjunto o motor TAG-Turbo, que impulsionou a equipe McLaren a três títulos consecutivos do campeonato mundial de F1. 

Este lote consiste em um motor Porsche-TAG TTE P01 Fórmula 1 original, usado no McLaren MP4/2. Este V6 biturbo de 1,5 litros era um motor altamente ajustado que funcionava perfeitamente dentro do carro, não é uma unidade de bancada. No auge de seu desenvolvimento, era capaz de produzir até 1.060 cv a 12.600 rpm em treinos de qualificação e provou ser um dos motores mais bem-sucedidos de sua época. 

Este motor em particular é o número 29 de apenas 40 construídos, que foi usado pela equipe McLaren de Fórmula 1 entre 1984 e 1987. Os McLarens com Porsche-TAG foram conduzidos por Niki Lauda, ​​Alain Prost e Keke Rosberg. Mais significativamente, enquanto alguns desses blocos e cabeçotes TAG-Turbo chegaram ao mercado nos últimos anos, esse motor é excepcionalmente raro por manter seus componentes internos; compreendendo virabrequim, pistões, bielas, válvulas, árvore de comando, engrenagens da árvore de comando, colectores de admissão e os turbocompressores KKK. 

Dado que esses componentes estão incluídos na venda, este Porsche-TAG 1.5 V6 poderia ser reconstruído, oferecendo uma oportunidade tentadora para qualquer fabricante de motores ou oficina especializada. O vendedor afirma que tanto o bloco quanto as cabeças dos cilindros estão em excelentes condições. 

Um projeto de reconstrução convincente à espera de um mecânico dedicado, ou simplesmente uma peça incrível de decoração, este motor Porsche-TAG genuíno usado no McLaren MP4/2 é uma herança do automobilismo e uma oportunidade imperdível para qualquer colecionador exigente. 

De acordo com o vendedor, o motor está sendo vendido por £ 10.250 (aproximadamente R$ 73.080,00) em conversão para o Real. 

 

Published
5 meses ago
Categories
Notícias
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.