bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Mercedes tenta participar das 24 Horas de Le Mans

Em uma má fase na F1, a Mercedes-Benz tenta participar das 24 Horas de Le Mans com o seu carro GT3. A informação é do site Sportscar365.com, em entrevista ao chefe de corridas das equipes de clientes, Stefan Wendl. 

Assim, o fabricante alemão, que junto com a Audi ficou de fora da nova classe LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA para 2024, não desistiu de fazer parte das corridas com regras ACO, fora da Asian Le Mans Series e da Michelin Le Mans Cup. , que atendem aos regulamentos internacionais do GT3.

Wendl disse que manteve o diálogo com a FIA e a ACO sobre uma potencial presença futura nas classes LMGT3, tanto no WEC como no ELMS, com a esperança de ter elegibilidade em Le Mans.

“Estamos em contato e conversamos sobre como chegou ao resultado”, disse ele. “Respeito a posição do ACO. Nos encontraremos novamente quando eles estiverem em Spa [no evento do WEC], apenas para entrar em contato e manter contato sobre os últimos desenvolvimentos”. 

“Também para um futuro próximo, ver a Aston Martin se juntando à [classe Hypercar] e potencialmente à McLaren, não será fácil para nós”. 

“Mas ainda assim, estamos prontos. Temos clientes, temos um carro que dá para competir. E por isso queremos estar perto deles e ver onde e em que plataforma e quando é o momento certo para aderirmos às plataformas ACO”.

Mercedes no ELMS

Além disso, quando questionado sobre a participação no ELMS em 2025, Wendl indicou que está esperançoso de que tal participação possa permitir ao Mercedes-AMG GT3 Evo competir em Le Mans. Caso algum dos seus clientes obtenha convites automáticos para a prova de resistência francesa.

“Eu não diria não a nada”, disse ele. “Até agora, para nós, existem alguns custos importantes envolvidos para tornar o carro elegível, em termos de homologação. Como sensores de torque e outras coisas, como taxas do fabricante”. 

“Mas para nós o importante é habilitar a plataforma para o nosso carro. “Até agora, para mim, este também seria um passo razoável para ir primeiro no ELMS. Por exemplo, para que eles conheçam o nosso carro e saibam exatamente o que esperar, para talvez disponibilizá-lo apenas para Le Mans.” .”

Wendl acrescentou: “Se você tem um cliente ganhando o [título] asiático de Le Mans ou tendo sucesso no IMSA, pelo menos esses clientes podem participar da entrada de evento único em Le Mans, o que é no momento impossível”.

Os organizadores limitaram atualmente o grid LMGT3 de Le Mans aos modelos GT3 elegíveis que competem no WEC ou ELMS por razões de equilíbrio de desempenho, de acordo com o presidente da ACO, Pierre Fillon.

“Também é uma decisão que posso entender muito bem porque eles não querem ver um carro que nunca esteve na competição”, disse Wendl.

No entanto, se o carro for elegível para a competição ELMS, Wendl disse que sente que o ACO teria “dados suficientes disponíveis no seu próprio bolso” para “encontrar o equilíbrio certo” para Le Mans.