Lamborghini estuda programa LMDh

(Foto: Divulgação)

A Lamborghini estuda a possibilidade de desenvolver um programa LMDh em até três anos. As informações são do site Sportscar365

O fabricante que faz parte do grupo VW, tem participado do grupo de estudo organizado pela FIA e ACO. A Lamborghini chegou a pausar o desenvolvimento de um novo carro para 2023, mas voltou atrás. 

As perspectivas de um programa LMDh foram reativadas nos últimos meses, reforçadas pelo retorno de Stephan Winkelmann como CEO da Lamborghini.

De acordo com Giorgio Sanna, chefe do automobilismo do fabricante, um programa LMDh é considerado a “única oportunidade” que a Lamborghini tem para expandir sua participação nas corridas.

“O status atual é que estamos sempre e ainda trabalhando no cenário LMDh”, disse Sanna à Sportscar365.

“Nós também mudamos a alta administração recentemente, então continuamos a trabalhar no lado técnico e do business case dessa oportunidade”.

“Continuamos a considerar o LMDh como a melhor e provavelmente a única oportunidade que poderíamos ter para superar o GT3. Espero que em breve tomaremos uma decisão”, explicou. 

Lamborghini e mais de 10 fabricantes na IMSA

O presidente da IMSA, John Doonan, afirma que aproximadamente 17 fabricantes estão participando do grupo de estudo. Começamos a trabalhar nas reuniões do grupo de trabalho técnico desde o primeiro dia e continuamos a fazer parte desse grupo de trabalho técnico”, disse Sanna.

“É pela simples razão que acreditamos fortemente na qualidade e no sucesso desta categoria. Claro, se o estamos fazendo, é porque esperamos que, mais cedo ou mais tarde, façamos parte desta categoria”.

A Lamborghini se uniria às outras marcas da Volkswagen, Audi e Porsche, com projetos LMDh, o que, de acordo com Sanna, não afeta a decisão da Lamborghini.

Embora ainda não tenha sido confirmado, a Porsche é amplamente considerada a única fabricante de Volkswagen com um programa de fábrica LMDh completo, com a Audi provavelmente a seguir uma rota semelhante à sua fórmula GT3 atual de trabalhar com equipes de clientes. 

“Não é o caso de já haver um compromisso dos lados da Porsche e da Audi nesta nova categoria”, disse Sanna. “Isto significa que o grupo está sempre a olhar com interesse para novas oportunidades no desporto motorizado e no desenvolvimento técnico”.

“Então vamos tomar uma decisão internamente, mas sempre compartilhando qualquer tipo de estratégia com o Grupo Volkswagen. Então vamos ver”.

“Da gestão da Lamborghini, é claro que é muito importante. Mas é até importante compartilhar esse tipo de estratégia com o grupo”.

O dirigente garantiu que o programa LMDh, será exclusivo para equipes de clientes. “A Lamborghini está focada em corridas de clientes, disse ele. “Temos um portfólio exclusivo de clientes e pilotos que buscam com interesse um compromisso de primeira classe”. 

“Temos que cuidar de nossos novos e possíveis futuros clientes. “Consideramos o LMDh para a base da categoria, o princípio da categoria, como o caminho certo para abordar a categoria superior de uma forma de corrida para o cliente”. 

“Não acho que, no caso, poderíamos estar prontos em 2023”, disse ele. “Para nós, o LMDh é um bom passo”.

“E então, caso isso aconteça, levamos todo o tempo necessário para nos prepararmos e nossas equipes para um bom desempenho, como normalmente tentamos fazer”.

“Lamborghini fará 60 anos em 2023. Portanto, se esperamos 60 anos para estar na classe superior, também podemos esperar até 61”, finalizou.