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Endurance tratado a sério!
IMSA estuda a participação de protótipos movidos a hidrogênio no WeatherTech

A IMSA consideraria adotar a classe de hidrogênio proposta pelo ACO no WeatherTech SportsCar Championship se seus parceiros fabricantes estiverem por trás do projeto. A informação foi confirmada pelo presidente da IMSA, John Doonan.

Inicialmente, com o objetivo de estrear no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, incluindo as 24 Horas de Le Mans, em 2026, a nova plataforma deu passos significativos em direção à realização nos últimos meses.

Aliás, está incluída a abertura dos regulamentos para permitir carros movidos a hidrogênio junto com aqueles que usam tecnologia de célula de combustível, que devem ser equalizados por meio de um processo de equivalência de tecnologia.

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Além disso, a Toyota, tornou-se o primeiro grande fabricante a sinalizar forte interesse na tecnologia, apresentado o GR H2 Concept em Le Mans no mês passado para uma classe que o presidente da ACO, Pierre Fillon, espera poder lutar por vitórias gerais até 2030.

De acordo com uma entrevista de Doonan ao site Sportscar365, Doonan,  adotou uma abordagem reservada em relação à potencial adoção do hidrogênio.

“Muito parecido com o sistema híbrido no LMDh, que foi conduzido por nossos parceiros fabricantes”, disse Doonan. “Acho que o próximo passo da categoria principal resultará de conversas abertas, honestas e adultas com os fabricantes.

“Se essa é uma tecnologia que eles desejam seguir e acham que esta é uma ótima plataforma de narrativa para ela, certamente tentaremos ajudá-los a conseguir isso”.

“Fizemos nosso combustível sustentável que estamos usando agora com base em conversas abertas com a base OEM. Isso é realmente o que aconteceria. Vamos buscar o que o mercado fala.”

Outros fabricantes de olho no Hidrogênio

Ainda de acordo com a reportagem do Sportscar365, outros 10 fabricantes estão atualmente envolvidos no grupo de trabalho técnico da ACO para hidrogênio. Incluindo marcas que estão atualmente nas classes Hypercar ou GTP.

“Muito é impulsionado por nossos parceiros e o cronograma disso é conduzido por eles”, acrescentou Doonan. “Acontece que o anúncio que o ACO fez, aquele timing e alguém que está competindo com eles na Toyota”.

“Vamos buscar o que o mercado e os fabricantes acham que é a melhor maneira de contar histórias.”