bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Algarve Pro Racing vence em Paul Ricard pelo ELMS

A Algarve Pro Racing venceu as 4 Horas de Le Castellet, na manhã deste domingo, 16, em Paul Ricard, pelo European Le Mans Series. O Piloto James Allen dividiu o Oreca #25, com Kyffin Simpson e Alex Lynn, ultrapassando Louis Deletraz, da Racing Team Turkey, nas curvas 1 e 2, faltando apenas sete minutos para o final da prova. 

O piloto australiano diminuiu rapidamente a diferença para Deletraz que estava no Oreca #34 nos 20 minutos finais da corrida. Isso aconteceu depois que Deletraz foi repentinamente promovido ao primeiro lugar a 23 minutos do final, quando o líder da corrida Paul-Loup Chatin parou com um furo após assumir a liderança da corrida durante a rodada final de pit-stops.

Isso pareceu colocar a máquina #34 da classe Pro-Am no caminho para sua segunda vitória geral consecutiva no ELMS, até que Allen subiu por dentro de Deletraz saindo de Virage du Pont.

A corrida da Algarve Pro Racing

Resultado final

Os dois carros então correram lado a lado na reta de largada e chegada, após a qual Allen se segurou para completar a movimentação na primeira sequência de curvas no início da volta seguinte. Assim, depois de perder a liderança, Deletraz também perdeu para o #30 da equipe Duqueine Team de Neel Jani, a quatro minutos do fim.

Além disso, Jani, Nico Pino e Rene Binder terminaram em segundo, enquanto Deletraz, Salih Yoluc e Charlie Eastwood completaram o pódio geral e conquistaram sua segunda vitória na classe LMP2 Pro-Am da temporada.

Rui Andrade, Olli Caldwell e Jonathan Aberdein, a tripulação do #34 da Inter Europol, cruzaram a meta em quarto lugar. À frente do trio Cool Racing formado por Reshad de Gerus, Vlad Lomko e José Maria Lopez.

O IDEC Sport terminou em sexto após o furo no pneu no Oreca #28 pilotado por Chatin, Paul Lafargue e Laurents Hoerr. Finalizando, os dez primeiros foram completados pelo #37 da Cool Racing Oreca e o #65 da Panis Racing e entradas Pro-Am da AF Corse e Nielsen Racing.

Porsche vence na classe GTE

Proton Competition vence na classe GTE. (Foto: Proton Competition)

Na classe GTE, a equipe Proton Competition converteu a pole position para vencer na classe, levando o Iron Lynx para o segundo lugar. O Porsche 911 RSR-19 #77 de Christian Ried, Giammarco Levorato e Julien Andlauer liderou desde o início da prova de 4 horas.

Ried manteve a liderança nas primeiras etapas, embora tenha ficado brevemente em terceiro, atrás de David Perel, do Spirit of Race, e do piloto da TF Sport, Arnold Robin, no momento de um safety car no meio da corrida.

A neutralização ocorreu quando Michael Fassbender foi atingido e rodou gração ao #50 da Formula Racing  de Johnny Laursen. Espalhando destroços na reta de largada e chegada. Depois que Perel parou para a entrada do piloto Duncan Cameron e Robin girou na entrada do box após o reinício, Levorato reassumiu a liderança e a manteve.

Isso permitiu que Andlauer levasse o carro para a bandeira quadriculada com uma vantagem de 11,410 segundos sobre o #60 da Iron Lynx. Dirigido por Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Matteo Cairoli.

Assim, depois de largar no final da classe, um pit stop oportuno pouco antes do safety car colocou a equipe italiana no caminho para o primeiro pódio da temporada. A Porsche parecia estar caminhando para uma varredura no pódio. Até que o #16 caiu do terceiro lugar depois que Alessio Picariello fez contato com a Ferrari #57 da Kessel Racing de Scott Huffaker com menos de dez minutos para o fim.

Huffaker, Takeshi Kimura e Frederik Schandorff completaram o pódio da classe, à frente do Aston Martin #95 da TF Sport. Entretanto, Picariello, por sua vez, caiu para nono na classe depois de receber uma penalidade de dez segundos pelo contato.

Briga na classe LMP3

Por fim, na classe LMP3, o Racing Spirit of Leman conquistou a vitória ao derrotar os pole position WTM da Rinaldi Racing. Antoine Doquin, dividindo o #31com Jacques Wolff e Jean-Ludovic Foubert, ultrapassou o #12 na terceira hora antes de abrir uma lacuna de dez segundos.

Torsten Kratz, Leonard Weiss e Oscar Tunjo dominaram a fase inicial da corrida. Mas tiveram uma vantagem inicial de mais de 30 segundos cortada pelo safety car. Aliás, a equipe alemã terminou em segundo lugar, à frente do #17 da Cool Racing de Marcos Siebert, Adrien Chila e Alejandro Garcia.