Hélio Castroneves, Filipe Albuquerque, Ricky Taylor e Alexander Rossi vencem as 24 Horas de Daytona
O Acura da equipe Wayne Taylor Racing dos pilotos Hélio Castroneves, Filipe Albuquerque, Ricky Taylor e Alexander Ross venceu na tarde deste domingo, 31, a edição 59 das 24 Horas de Daytona. Com o resultado a equipe conquistou a prova pela terceira vez consecutiva.
Filipe Albuquerque fechou a prova com 4.704 segundos em cima do Cadillac #01 da Action Express Racing pilotado por Renger van der Zande que teve um furo no pneu final da corrida quando estava se aproximando do líder.
Albuquerque assumiu o controle do Acura DPi de Ricky Taylor faltando 90 minutos para o fim da prova, estendendo a vantagem depois dos problemas #48. As equipes com protótipos Cadillac dominaram a primeira parte da corrida, o WTR começou a despontar na 12ª hora. Para ganhar tempo a equipe optou por trocar apenas os pneus do lado esquerdo na última parada.
Uma diferença de 6,4 segundos após a parada final de paradas foi reduzida para menos de um segundo nos 20 minutos finais, até que van der Zande foi para os boxes com um furo traseiro direito com oito minutos para o fim. Ele terminou na quinta posição da classe. Foi a quarta vitória da equipe nos últimos cinco anos e a primeira vitória geral do modelo Acura e o ARX-05.
O Mazda RT24-P #55 de Harry Tincknell, Jonathan Bomarito e Oliver Jarvis terminou em terceiro depois de perder três voltas devido a várias falhas no início da corrida.
A Meyer Shank Racing, também em sua primeira corrida com o Acura DPi, ficou em quarto lugar depois de lutar pela liderança no começo da prova, mas apresentou um problema elétrico que afetou o acelerador nas primeiras horas.
O Cadillac #31 do Action Express Racing, dos brasileiros Pipo Derani, Felipe Nasr, Chase Elliot e Mike Conway que estava na pole position, saiu da disputa com menos de seis horas para o fim, quando Nasr parou com problemas na terceira marcha. Isso foi agravado por um coletor de escape quebrado. O atual campeão da NASCAR Cup Series Chase Elliott, lutou durante a noite com o problema.
Elliott levou o #31 para um 8º lugar no geral e sexto na classe, à frente do #5 da JDC-Miller Motorsports que perdeu mais de 40 voltas após um acidente com o Porsche #16 da Wright Motorsports de Jan Heylen na 10ª hora. Na classe LMP2, Ryan Dalziel, Paul-Loup Chatin, Kyle Tilley e Dwight Merriman conquistaram a vitória com o Oreca #18 da Era Motorsport, se beneficiando de uma penalidade no final da corrida para o #8 da Tower Motorsport de Gabriel Aubry.
Aubry foi forçado a fazer um drive-through por sair dos boxes rápido demais a 90 minutos do fim, dando o primeiro lugar ao carro #18, depois que o francês foi forçado a fazer um pit stop no final da corrida para completar o combustível. Aubry, acabou em segundo lugar com o #82 da Dragon Speed em terceiro. O Ligier JS P217 G da RWR-Eurasia terminou em quarto lugar, com Sven Mueller e o vencedor da Daytona 500 de 2018, Austin Dillon, ao volante.
O LMP3 #74 da Riley Motorsports com o Ligier JS P320 de Gar Robinson, Spencer Pigot, Oliver Askew e Scott Andrews conquistou a vitória na classe na estreia dos modelos LMP3 na série
Tendo liderado desde a quarta hora, o carro duelou com o pole-position #6 da Muehlner Motorsports, que se recuperou após danos na suspensão devido a uma colisão com outro carro LMP3.
Problemas de freio também para o #54 da CORE Autosports. Ele perdeu várias voltas enquanto o carro irmão parou com um problema de pressão de combustível e água do piloto. d
O quarteto do #33 Sean Creech Motorsport formado por João Barbosa, Lance Willsey, Wayne Boyd e Yann Clairay terminou em segundo lugar na classe, três voltas atrás do vencedor da categoria, após perder tempo devido a várias penalidades e incidentes. O Duqueine de Muehlner completou o pódio da classe.
A Corvette marcou uma dobradinha na classe GTLM com seu C8.R. Foi a primeira vitória do modelo na pista.
Jordan Taylor fez o movimento decisivo superando de seu companheiro de equipe Tommy Milner na curva 1 na hora final e se defendeu até o final com uma vitória por 3,519 segundos.
Taylor e os pilotos Nicky Catsburg e Antonio Garcia superaram problemas no pit lane e uma penalidade de drive-through nas horas finais com o Corvette #3, enquanto #4 enfrentou um problema intermitente de seleção de marcha.
Os Corvettes emergiram como os favoritos da classe na primeira hora e lideraram a cada intervalo de uma hora ao longo das 24 horas duas vezes.
Outros carros da classe enfrentaram problemas ainda no início. O BMW #25 de Bruno Spengler bateu em Kevin Estre no Porsche #79 WeatherTech Racing. O contato fez Estre girar causando sérios danos ao Porsche, dos quais ele não conseguiu se recuperar.
Spengler recebeu uma penalidade de drive-through por responsabilidade de incidente no encontro. A Ferrari #62 da Risi Competizione também se envolveu em um incidente na primeira volta, não tendo danos.
Os pilotos James Calado, Alessandro Pier Guidi, Jules Gounon e Davide Rigon chegaram a liderar com uma estratégia de combustível, mas não conseguiram por conta de uma bandeira amarela tardia.
Eles ainda ganharam um drive through na terceira hora e lutaram para voltar à competição antes de terminar em quarto atrás do BMW #24. Augusto Farfus, John Edwards, Jesse Krohn e Marco Wittmann foram os campeões da BMW, e lutaram contra o domínio do Corvette, mas desapareceram na hora final para chegar a um distante terceiro lugar.
Enquanto isso, BMW #25 recuperou-se de sua penalidade inicial para disputar o pódio, mas caiu na primeira volta no terço final da corrida. Spengler, Connor De Phillippi, Philipp Eng e Timo Glock terminaram em quinto, a duas voltas do líder da classe e à frente apenas do Porsche da WeatherTech Racing de Estre, Cooper MacNeil, Gimmi Bruni e Richard Lietz.
Na classe GTD a vitória ficou com o Mercedes-AMG. Eles terminaram em primeiro e segundo lugar, enquanto a Winward Motorsport conquistou a vitória em sua estreia na IMSA com Maro Engel, Indy Dontje, Philip Ellis e Russell Ward.
Engel trouxe o Mercedes-AMG GT3 Evo #53 com uma diferença de 16 segundos à frente do companheiro e piloto de fábrica Raffaele Marciello na Mercedes da SunEnergy1 que também foi pilotado por Luca Stolz, Mikael Grenier e chefe de equipe Kenny Habul.
O resultado marcou o triunfo inaugural da Winward na divisão GTD da IMSA, bem como a primeira vitória da Mercedes-AMG na em Daytona. O atual vencedor Paul Miller Racing completou o pódio com seu Lamborghini Huracan GT3 Evo dirigido por Andrea Caldarelli, Madison Snow, Bryan Sellers e Corey Lewis.