Grandes carros – Ferrari 333SP

Sempre tive uma atração por protótipos. Quando era pequeno ficava fascinado com aqueles Porsches 956, Ferraris P3, Lolas enfim. Eram carros feitos exclusivamente para correr e para mim corriam mais que um F1. Em alguns momentos isso realmente aconteceu. Hoje quero falar de um protótipo um tanto quando diferente, A Ferrari 333SP, o ultimo protótipo feito por Maranello em uma tentativa da marca voltar para os campeonatos de esporte protótipo e claro as 24H de Le Mans.
 
333SP nas 12H de Sebring em 1999
 
Como muitos devem pensar a333SP não é uma Ferrari 100% Ferrari. Ela foi desenvolvida pela empresa Dallara a pedido do piloto amador e dono da MOMO Gianpiero Moretti. Faziam mais de 20 anos que não era desenvolvido um protótipo da marca italiano. Inicialmente competiu na IMSA Americana e depois por vários campeonatos pela Europa. Sua estrutura foi desenvolvida em túnel de vento além de muita fibra de carbono seu chassi era de fundo plano. O motor foi um V12 derivado do F92A usado pela equipe de F1 na temporada de 1992 que foi ampliado para 4L com potencia em torno de 600cv. O ronco do motor era algo tão surreal que podia ser ouvido em todos os 7km de SPA. Para quem gosta de ronco de motores sabe do que estou falando.
 

Detalhe do V12
 
O Modelo estreou em 1994 na terceira rodada da IMSA conquistando os 2 primeiros lugares. O sucesso foi imediato e na etapa seguinte depois de ter sido entregue a 3 equipes conquistou os 3 primeiros lugares . Em 1995 conquistou as 12H de Sebring além de outras 4 vitórias conquistando o campeonato de marcas e pilotos. Mesmo sendo rápido o carro nunca fez uma boa apresentação em Le Mans conquistando em 1995 apenas um sexto lugar.
 

333SP ao lado de um Porsche 911 GT1… lendas em combate
 
Em 1996 o carro ganhou as 6 H de Watkins Glean e acabou em 4º no campeonato. Em 97 faturou novamente em Sebring e mais 4 vitórias durante o ano. Com 4 anos de idade e a competitividade dos modelos da Riley. Para a temporada de 1998 com algumas alterações o carro foi para International Sports Racing Series que mais tarde se tornou a FIA GT em um tempo em que protótipos podiam competir. Conquistou as 24H de Daytona, 12 H de Sebring, 6H de Watkins Glean e as 2,5 H de Nurburgring. Para 1999 o modelo entrou na recém criada ALMS pelas equipes Dyson Racig e Doyle Risi não tento um bom rendimento já que os ligeiros Panoz e BMW eram visivelmente mais velozes. Na Europa o carro conquistou os 500Km de Monza e SPA.
 

333 de Marco Zadra campeã da FIA GT em 2001
 
Em 2000 o carro apareceu poucas vezes em corridas de endurance conquistando apenas as 2,5 H de Nurburgring. Fez algumas aparições na Grand AM. Em 2001 Pelas mãos de Marco Zadra ganhou o campeonato de carros esportes da FIA sendo este seu último grande feito. Para 2002 o modelo sofreu sua última atualização e passou a usar um motor Judd não sendo bem sucedido . A última vez que foi visto em competições oficiais foi em 2003 nos 500 Km de Monza. Ao todo foram feitos 41 Ferrari 333SP
Ferrari da equipe MOMO
 
Volante típicos dos anos 90
 


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Uma pequena ficha técnica

Motor F130 65º v12
Localização Central, longitudinal
Compressão 11.5:1
Chassi Fibra de Carbono
Cambio 5 marchas
Suspensão Braço duplo operando molas mais amortecedores.
Tração Traseira
Velocidade máxima 368 Km/H
Freios Discos ventilados nas 4 rodas.

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