A Ford Motor Company anunciou o seu retorno à categoria principal do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e às 24 Horas de Le Mans a partir de 2027, com um protótipo LMDh. A confirmação foi feita durante o evento “Lançamento da Temporada” da Ford Performance, na última quinta-feira, 30.
A montadora americana inscreverá uma equipe oficial na classe Hypercar, reforçando sua presença nas competições de endurance. No entanto, detalhes sobre o programa ainda não foram divulgados, e não há confirmação sobre uma possível participação no IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
O anúncio ocorre meses após Mark Rushbrook, diretor global de esportes motorizados da Ford Performance, ter indicado que a fabricante avaliava um projeto de protótipo. Desde então, o desenvolvimento do carro ganhou impulso nas últimas semanas.
Este será o primeiro projeto de protótipo de fábrica da Ford em Le Mans desde 1982, quando competiu com o C100 do Grupo C. Apesar disso, motores da marca equiparam diversos modelos na clássica prova de resistência, incluindo os carros da Riley & Scott e da Panoz nas décadas de 1990 e 2000.
A Ford tem um histórico de sucesso em Le Mans, com quatro vitórias consecutivas entre 1966 e 1969 com o icônico GT40. Em 2016, venceu na classe GTE-Pro com o Ford GT, retornando à competição em um programa de quatro anos no WEC e no WeatherTech Championship. Atualmente, a montadora compete na categoria GT3 com o Mustang, desenvolvido pela Multimatic, e conquistou recentemente a vitória na classe GTD Pro das 24 Horas de Daytona.
Os detalhes do novo programa da Ford
Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company, destacou a importância do retorno à elite das competições de endurance. “Estamos entrando em uma nova era de desempenho e corrida na Ford. Quando corremos, corremos para vencer. Le Mans é um palco histórico para nós, onde enfrentamos e vencemos a Ferrari na década de 1960, e onde retornamos 50 anos depois para repetir o feito. Agora, estamos prontos para desafiar o mundo novamente”, declarou.
Com a decisão, a Ford se torna a oitava montadora a confirmar participação na plataforma LMDh e a décima fabricante prevista para a classe Hypercar do WEC em 2027, juntando-se a Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Peugeot, Porsche, Toyota e, a partir de 2025, à Genesis.
Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), celebrou a chegada da Ford à Hypercar. “É uma honra receber a Ford de volta ao mais alto nível das 24 Horas de Le Mans após quase 60 anos. A marca tem uma ligação forte com essa corrida e sempre entra para vencer. A renovação da rivalidade com a Ferrari torna esse retorno ainda mais empolgante.”
Frederic Lequien, CEO do WEC, também destacou a importância da montadora no campeonato. “A Ford sempre esteve associada ao sucesso dentro e fora das pistas. Ter pelo menos dez grandes fabricantes comprometidos com a classe Hypercar até 2027 comprova o crescimento e a força do WEC.”