O Mundial de Endurance realizará neste final de semana (14 e 16) a segunda etapa, em Portimão, Portugal. Após a vitória da Toyota em Sebring, os demais fabricantes da classe Hypercar buscarão o lugar mais alto do pódio, em uma corrida com seis horas de duração.
Inicialmente, a maioria das equipes e pilotos do WEC conhecem o circuito de 4.653 km, que tem sido um dos pilares do calendário da European Le Mans Series por vários anos. Além de ser o local escolhido por alguns dos fabricantes para testar seus carros. Além disso, as mudanças de elevação são uma característica fundamental do layout construído em 2008. Uma volta no circuito envia os pilotos para cima e para baixo, antes de culminar em uma queda para a direita final que leva de volta à reta principal.
Ao longo de uma volta, os pilotos da classe Hypercar utilizam o acelerador 48,5% de uma volta e trocam de marcha 40 vezes. A velocidade máxima fica acima de 310 km/h.
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Como foi a etapa do FIA WEC em Sebring
Nesse sentido, a Toyota começou sua campanha de defesa do título em alta em Sebring no mês passado. Vencendo com uma dobradinha. A estreante Ferrari, emergiu como uma força a ser reconhecida e conseguiu garantir a primeira pole da temporada.
Ambos os fabricantes testaram no circuito, assim como a Peugeot. O último dos três tentará se recuperar após sua difícil saída em Sebring e espera se beneficiará do conhecimento das características do circuito.
Além disso, a Cadillac teve um desempenho forte em Sebring, mas seu V-Series.R ainda não correu em circuitos europeus. O piloto Antonio Félix da Costa, retornará ao WEC para sua corrida em casa depois de deixar Sebring de fora. O favorito dos fãs correu em Portimão em 2021.
As outras caras que se juntam à luta em Portimão incluem Ben Hanley, que substituirá Filipe Albuquerque no #22 da United Autosports, com Giedo Van der Garde substituindo Tom Blomqvist no carro irmão #23.
Briga nas outras classes
A Prema Racing vê o piloto de F2 Juan Manuel Correa assumir o volante do Oreca #9 no lugar de Andrea Caldarelli. Já Diego Alessi substituirá Stefano Costantini no carro #21 da AF Corse na classe GTE-Am.
Finalmente, o #56 da Project 1 terá dois nomes locais para dirigir ao lado de Matteo Cairoli, já que os portugueses Miguel Pedro Ramos e Guilherme Moura de Oliveira. Devido à vitória em Sebring, a Toyota lidera a Ferrari com 38 a 24 pontos, com a Cadillac fechando os três primeiros com 18 pontos, apenas três à frente da Porsche.
Além disso, na classe LMP2, a United Autosports (38 pontos), seguida da Prema Racing (27) e da Inter Europol Competition (23). Contudo, na classe GTE-Am a Corvette Racing lidera depois da vitória nos EUA. Ela está com 38 pontos, seguida pela Dempsey-Proton Racing (27) e Kessel Racing (23).
A prova terá sua largada na manhã de domingo, sendo transmitida no Brasil pelo canal oficial do WEC no Youtube.