bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Abertura do ELMS em Barcelona com 42 carros inscritos

A direção do European Le Mans Series divulgou nesta quarta-feira, 12, a lista de inscritos para a etapa de Barcelona da ELMS. Inicialmente, quarenta e dois carros participarão da rodada de abertura da série europeia no Circuito de Barcelona-Catalunha.

Ao todo, teremos, sete LMP2, 11 LMP2 Pro/Am, 12 LMP3 e 12 LMGTE. Além disso, o grid das 4 Horas de Barcelona contará com 123 pilotos e 26 equipes de 31 nações de todos os cantos do mundo.

Lista de inscritos

Os carros estarão na pista na quarta-feira, 19, e quinta-feira, 20 de abril, para os dias oficiais de teste da pré-temporada, com o fim de semana das 4 Horas de Barcelona começando com os treinos livres na sexta-feira, 21, a classificação no sábado, 22, e terminando com a corrida de quatro horas no domingo. 23 de abril.

Leia também:

LMP2: Quem triunfará na Espanha?

Sete carros estão inscritos para a categoria LMP2 para equipes com pilotos prata, ouro e platina, com dois ex-campeões mundiais, Jose Maria Lopez (#47 Cool Racing) e Neel Jani (#30 Duqueine Team) incluídos nos 21 pilotos desta categoria.

Além disso, os campeões do ELMS de 2022, a Prema Racing, concentrando-se no FIA WEC nesta temporada, haverá um nome diferente no troféu dos campeões no final da temporada de 2023.

Os vice-campeões da equipe de 2022 Panis Racing retornam, com Job Van Uitert sendo acompanhado por Manuel Maldonado e Tijmen Van Der Helm no #65 Oreca. A United Autosports USA, campeã de 2020, terá um carro na classe LMP2, com Phil Hanson, Oliver Jarvis e o japonês Marino Sato.

Assim, os campeões de 2019 da IDEC Sport, estão de volta com os regulares da equipe Paul Lafargue, Paul Loup Chatin sendo e Laurents Hörr. Os líderes do ELMS Algarve Pro Racing, Duqueine Team, Inter Europol Competition e Cool Racing inscreveram um único Oreca 07 para disputar as 4 Horas de Barcelona.

LMP2 Pro/Am: início de uma nova era em Barcelona

Onze carros estão inscritos na categoria para equipes de pilotos que apresentam pelo menos um piloto bronze. Para 2023, a categoria LMP2 Pro/Am terá uma nova identidade, um painel numérico azul claro, para diferenciá-la da classe LMP2 e os pilotos bronze classificarão o carro no sábado.

Além disso, os atuais campeões da classe Pro/Am Racing, a Team Turkey, voltam para defender seu título, com Salih Yoluc e Charlie Eastwood se juntando nesta temporada ao bicampeão LMP2 Louis Deletraz no Oreca #34.

A United Autosports USA terá dois carros. O vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2003, Guy Smith, juntando-se a Paul Di Resta e Jim McGuire no #23 Oreca. A Algarve Pro Racing e Cool Racing terão uma única entrada Pro / Am ao lado de seu carro LMP2, com o campeão LMP3 de 2022, Malthe Jakobsen. Ele estará ao lado de se Lapierre e Alexandre Coigny no # 37Cool Racing Oreca.

A DragonSpeed ​​USA retorna ao ELMS, com o ex-vencedor Henrik Hedman sendo acompanhado pelo pai e sua dupla Juan Pablo e Sebastian Montoya.

Por fim, a DKR Engineering, Team Virage, Nielsen Racing e AF Corse têm um único carro inscrito na categoria LMP2 Pro/Am. Enquanto os campeões da classe GTE, Proton Competition farão sua estreia na classe com os campeões Gianmaria Bruni, Giorgio Roda e Jonas Ried no Oreca #99.

LMP3: 12 carros inscritos

Mais uma vez, a classe LMP3 atraiu muito interesse, com 12 carros sendo selecionados para competir na temporada 2023. Inicialmente, os atuais campeões, a Cool Racing estará executando uma única entrada nesta temporada ao lado de suas duas entradas na classe LMP2. Assim, Adrien Chila estará com o argentino Marcos Siebert e o mexicano Alejandro Garcia.

A ex-campeã DKR Engineering também está com um único carro, um dos dois Duqueine M30-D08 no grid, para Alexander Bukhantsov, James Winslow e Pedro Perlino. Enquanto a Eurointernational Champions, está inscrevendo dois Ligier JS P320 nesta temporada, com Matt Bell e Adam Ali no carro #11 e Glenn Van Berlo e Nick Moss no #10.

A equipe francesa Ultimate retorna ao ELMS com Eric Trouillet se juntando ao irmão Matthieu e Jean-Baptiste Lehaye no #35 Ligier. A WTM by Rinaldi Racing está executando o segundo Duqueine M30-D08 no grid, enquanto os campeões da Michelin Le Mans Cup LMP3, Racing Spirit of Leman, terão um único Ligier.

A equipe britânica RLR MSport terá dois carros, enquanto Nielsen Racing, Team Virage e Inter Europol Competition estão rodando um único Ligier JS P320-Nissan nesta temporada.

LMGTE: Que comece a batalha para a temporada final de GTE

2023 é a última temporada da categoria GTE antes da mudança para os GT3. Para este último, três Aston Martins, quatro Porsche 911s e cinco Ferrari 488s vão lutar mais uma vez.

Os atuais campeões do ELMS, Proton Competition, estão de volta com três Porsche 911 RSR-19. Assim, o campeão de pilotos Christian Ried sendo acompanhado por Julien Andlauer e Giammarco Levorato no #77.  Enquanto Michael Fassbender retorna no Porsche #93, ao lado de Richard Lietz e Martin Rump.

Os campeões de 2021, Iron Lynx, mudaram da Ferrari para a Porsche nesta temporada. Com um único carro para Cláudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Matteo Cairoli. Os campeões de Fórmula Racing de 2015 fazem um retorno  ao ELMS. Com os campeões de pilotos Mikkel Mac e Johnny Laursen na Ferrari 488 GTE EVO #50.

Outro notável retornado ao paddock do ELMS é o campeão LMP2 de 2015, Jon Lancaster, que está competindo na classe GTE com a JMW Motorsport. 

O piloto britânico se juntará a Lorcan Hanafin e Martin Berry na Ferrari #66. A AF Corse, a Spirit of Race e a Kessel Racing terão cada uma uma única Ferrari 488 GTE EVO nesta temporada.

A GMB Motorsport correrá com um único Aston Martin Vantage no ELMS nesta temporada. Com Jens Moller e Gustav Birch sendo acompanhados pelo ex-campeão mundial da FIA Nicki Thiim. Além disso, a TF Sport entrará com um par de Aston Martins, O #72 Vantage apresentando uma linha totalmente francesa de Arnold Robin, Maxime Robin e Valentin Hasse-Clot. Enquanto o carro #95, terá uma equipe totalmente britânica de John Hartshorne, Ben Tuck e Jonny Adam.