Ferrari avalia novas atualizações para o 499P LMH para 2025

A Ferrari está considerando futuras atualizações em seu protótipo 499P LMH, mas não planeja implementar um novo “Evo joker” antes da temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).

Durante o evento de encerramento da temporada Finali Mondiali, executivos da marca indicaram que o desenvolvimento do carro, vencedor das 24 Horas de Le Mans, segue em análise, mas as novidades só devem estrear após o início do campeonato do próximo ano, no Catar. O chefe global de programas de endurance da Ferrari, Antonello Coletta, revelou que a equipe tem “muitas ideias para o futuro”, mas prefere obter maior compreensão do carro antes de efetuar mudanças. “Precisamos ter certeza antes de modificar algo. Temos quatro tokens agora e devemos usá-los com sabedoria, após testá-los no simulador e analisar cuidadosamente cada ajuste. Novas atualizações podem vir ao longo da temporada”, explicou Coletta.

Recentemente, a Ferrari utilizou o primeiro de seus “jokers” — atualizações restritas no regulamento da FIA — para melhorar o sistema de resfriamento dos freios. Além de realizar uma pequena mudança aerodinâmica antes das 6 Horas de São Paulo, em julho.

Os planos da Ferrari

Ferdinando Cannizzo, chefe da divisão de carros de corrida de resistência, comentou que a equipe realizou recentemente um teste de vários dias no Circuito de Barcelona-Catalunha. Tanto como parte do desenvolvimento contínuo do 499P quanto como preparação para a última etapa da temporada no Bahrein. Onde a Ferrari ainda possui chances remotas de título nas disputas de pilotos e construtores. “Estamos constantemente desenvolvendo e testando peças no carro. E aprimorando configurações para nos prepararmos para o Bahrein. Mas também analisando o que podemos melhorar a partir das corridas em Fuji e outras pistas”, afirmou Cannizzo. Ele ressaltou que o foco está em áreas como suspensão, mecânica, motor e aerodinâmica, visando reduzir qualquer lacuna de desempenho identificada.

Em relação ao desempenho do Evo Joker implementado no Brasil, Cannizzo expressou satisfação. Destacando que a atualização cumpriu o objetivo principal de melhorar o resfriamento dos freios, baseado em dados das últimas três corridas. “O resfriamento agora está equilibrado, o que será essencial para o Bahrein, devido às exigências climáticas. Precisamos entender como ajustar o carro em torno dessa atualização, mas estamos muito satisfeitos com o resultado até agora”, concluiu Cannizzo.