bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Entenda o significado de cada cor da pintura do Porsche 963 para as 24 Horas de Le Mans

A Porsche divulgou nesta sexta-feira, 28, o esquema de cores dos dois 963 que disputarão a edição 2023 das 24 Horas de Le Mans. Para essa edição, a fabricante terá pinturas que remetem a modelos históricos.

Inicialmente, as cores estarão em três 963. Assim, quinze faixas em sete cores diferentes, que fluem da frente e se estendem na parte traseira do LMP, representam o elemento central do design. Assim, para diferenciar entre os três carros de corrida, as aletas em cada capô do motor têm cores diferentes: preto para o #5, branco para #6 e vermelho para o terceiro #75 piloto de Le Mans.

“Este ano, estamos comemorando os 75 anos dos carros esportivos da marca. O automobilismo, e as corridas de resistência em particular, é um elemento central do nosso DNA Porsche. Portanto, o 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans também tem um significado especial para a marca Porsche”, diz Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing. “O esquema de cores dos três carros de corrida conecta os dois aniversários. Cada cor do 963 tem sua própria história em Le Mans. E estamos muito orgulhosos de cada um deles”.

LEIA TAMBÉM:

“Em Le Mans, nossos três Porsche 963 serão realmente atraentes no 75º aniversário de nossa marca e no 100º aniversário das 24 horas de corrida. Não tenho dúvidas de que este design conquistará imediatamente os corações dos fãs”, diz um encantado Thomas Laudenbach. “Adotamos os designs de veículos da rica e ilustre história da marca em Le Mans”, acrescenta o vice-presidente da Porsche Motorsport. “O 917 como um “porco” rosa e o “carro hippie” de 1970 – essas pinturas fizeram história nas corridas e ainda são populares hoje. Com o nosso design especial nos três Porsche 963, continuamos esta grande tradição em Le Mans.”

As cores da Porsche

No exterior, os designers usaram a cor laranja. Esta é uma homenagem ao lendário design da Gulf do 917 da década de 1970. A faixa rosa remete o “porco” – o célebre 917 de 1971. Essa pintura foi revisitada em 2018 no Porsche 911 RSR, que venceu a classe GTE-Pro em Le Mans.

Além disso, o destaque é o verde e azul claro do 917 de 1970, carinhosamente conhecido como o “Hippie”, bem como o icônico design Martini que foi pintado no 936, entre outros, em sua vitória definitiva em Le Mans em 1977.

Contudo, o azul escuro é uma homenagem à pintura dos Rothmans no 956 de 1982 e 1983, próximo a ele, um vermelho vívido comemorando o Salzburg-917 – o primeiro vencedor geral de Stuttgart do ano de 1970. Uma faixa amarela no meio completa o desenho. Em combinação com o vermelho,

“O Porsche 963 tem uma distância entre eixos muito longa – então tivemos que brincar um pouco com as proporções”, explica Stephane Lenglin. O Designer Exterieur Style Porsche acrescenta: “As linhas de cores que se espalham para a traseira conferem uma bela dinâmica e proporções harmoniosas. Trabalhar neste projeto foi muito divertido. Brincamos com muitas combinações de cores diferentes e, finalmente, estabelecemos sete esquemas de cores que permitem uma visão imediatamente reconhecível da longa e ilustre história da marca e das pinturas especiais de Le Mans. Tenho certeza que os carros serão bem recebidos pelos torcedores.”

Por fim, o #5 terá os pilotos Dane Cameron (EUA), Frédéric Makowiecki (França) e Michael Christensen (Dinamarca). Compartilhando funções de condução #6 será André Lotterer da Alemanha, Kévin Estre da França e Laurens Vanthoor da Bélgica.

Felipe Nasr (Brasil), Nick Tandy (Reino Unido) e Mathieu Jaminet (França) dividem o #75.

Os carros históricos que estão retratados no 963

Gulf Porsche 917 KH. (Foto: Porsche)

 

“Pink Pig” Porsche 917/20

 

“Hippie” Porsche 917 LH

 

Martini Porsche 936/77

 

Le Mans 1983: Rothmans Porsche 956

 

Salzburg Porsche 917 KH

 

DHL Porsche RS Spyder