A Ferrari venceu neste domingo, 11, as 24 Horas de Le Mans, a edição do centenário, na França. O fabricante italiano “sobreviveu” e faturou o primeiro lugar após 60 anos. Além disso, com o primeiro lugar, quebra-se uma sequência de cinco anos de domínio da Toyota.
Assim, Alessandro Pier Guidi levou o Ferrari 499P #51 da AF Corse para uma vitória de 1 minuto e 21 segundos sobre o Toyota GR010 Hybrid #8 de Ryo Hirakawa. Após um duelo durante toda a prova.
Porém, um travamento do freio na curva Arnage que causou danos ao nariz e carenagem traseiro do Toyota de Hirakawa faltando 1 hora e 45 minutos do final. Enquanto corria a menos de 20 segundos atrás da Ferrari, deu ao fabricante italiano a vitória.
O incidente obrigou Hirakawa a ir às boxes para substituir a carroçaria. Mas o piloto japonês conseguiu manter-se em segundo, à frente do Cadillac #2 da Chip Ganassi Racing de Earl Bamber, que completou o pódio em terceiro.
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Além disso, Pier Guidi dividiu o carro com seu co-piloto vencedor da classe Le Mans GTE-Pro, James Calado, bem como com o ex-piloto de Fórmula 1 Antonio Giovinazzi, e também foi a primeira vitória do 499P em apenas sua quarta corrida no FIAWEC,
Isso marcou a décima conquista geral da Ferrari em Le Mans e a primeira desde 1965, quando Masten Gregory, Ed Hugus e Jochen Rindt levaram a Ferrari 250 LM do time NART americano à vitória.
A corrida da Ferrari
Entretanto, enquanto a Ferrari #50 da Ferrari largou na pole, Sebastien Buemi #8 da Toyota saltou para a liderança e lutou contra diversos carros de segurança ainda no início. Além disso, a chuva caiu sobre o circuito nas horas iniciais, que eliminou vários carros LMP2 e GTE-Am .
A luta Ferrari x Toyota veio à tona pouco antes da metade do caminho, depois que o Toyota nº 7 abandonou quando Kamui Kobayashi se envolveu em um acidente com a Ferrari #65 da JMW Motorsport e dois carros da classe LMP2 na nona hora.
A Ferrari #50, por sua vez, saiu da liderança na décima hora, quando uma pedra perfurou seu radiador, custando a Antonio Fuoco cinco voltas na garagem.
Com a liderança trocando para frente e para trás, e os carros #51 e #8 frequentemente em estratégias divididas, a corrida acirrada se resumiu à aparente vantagem de ritmo da Ferrari nas primeiras horas da manhã, embora tenha sido brevemente frustrada por um longo pit stop na 17º hora para Calado devido a um ciclo de energia que colocou Buemi brevemente de volta na liderança.
Porém, o Toyota #8, por sua vez, lutou contra um furo traseiro direito e uma mudança de nariz na 16ª hora depois que Hirakawa supostamente atingiu um esquilo, antes do freio dos pilotos japoneses travar com menos de duas horas para o fim.
Os demais competidores da classe Hypercar
O Cadillac de Bamber, Richard Westbrook e Alex Lynn completaram o pódio na estreia em Le Mans para a plataforma LMDh, à frente do carro #3 de Renger van der Zande, Sebastien Bourdais e Scott Dixon em quarto.
Isso aconteceu apesar de Bourdais teve em uma zona lenta na segunda hora que foi acionada pela Ferrari #21 da AF Corse Ferrari de Ulysse de Pauw. O francês também rodou após contato com vários carros durante a noite.
O pole Fuoco e os co-pilotos Miguel Molina e Nicklas Nielsen terminaram em quinto lugar na Ferrari #50, à frente da dupla Glickenhaus, que, além de rodadas na curvas Indianápolis, fez corridas difíceis e sem problemas, apesar do #708 ter largado do pit lane e uma rodada no final da corrida para Franck Mailleux no #709.
Porsche com problemas
A Porsche Penske Motorsport teve uma corrida para esquecer, com todos os três Porsche 963 de fábrica encontrando problemas e dois terminando.
O #5 perdeu tempo na quinta hora, quando Dane Cameron saiu do curso nas curvas Porsche antes de passar 30 minutos na garagem na 10ª hora com um vazamento no cano do refrigerante quando Michael Christensen estava ao volante.
Aliás, o problema voltou a 32 minutos do fim, quando Christensen desacelerou na pista e arrastou-se para os boxes com problemas não revelados depois de rodar em quinto. Ele voltou à pista na última volta para receber a bandeira quadriculada em nono.
Um furo traseiro direito inicialmente colocou o Porsche #6 uma volta atrás, embora um acidente de Kevin Estre nas Curvas Porsche tenha resultado em danos ao piso do carro, exigindo uma parada de 45 minutos para reparos na 17ª hora. Isso foi agravado por um problema com o sistema de alta tensão do carro duas horas depois. O carro terminou em 22º geral e 11º na classe.
Por fim, o Porsche #75, com equipe e pilotos que correm na IMSA,foi o primeiro Hypercar abandonado na oitava hora depois que Mathieu Jaminet parou na pista com problemas de pressão de combustível.
Peugeot surpreende na festa da Ferrari
O Peugeot 9X8 #93 voltou para casa em oitavo após problemas hidráulicos no final da corrida que enviaram os dois carros LMH franceses para a garagem. Gustavo Menezes liderou a corrida por 34 voltas no #94, principalmente durante a mudança das condições, mas bateu nas barreiras de pneus na chicane Daytona pouco antes da metade, eliminando um possível pódio na estreia do carro em Le Mans.
Acidentes múltiplos para o Porsche, do Team JOTA, incluindo Yifei Ye perdendo a liderança na quinta hora, resultaram em uma corrida muito atrasada para a equipe britânica, que também teve longas idas à garagem.
O Cadillac #311 da Action Express Racing também sofreu duas quedas, ambas por Jack Aitken, incluindo um impacto na parede na segunda chicane da primeira volta, com a pista seca, que viram o piloto britânico-coreano arrastar-se com o carro de volta aos boxes para reparos. Assim, terminou em 17º geral e décimo na classe, à frente do atrasado Peugeot #94 e dos Porsches #6 e #38, que foram os únicos outros finalistas do Hypercar.
A corrida da Floyd Vanwall Racing Team, por sua vez, chegou ao fim na Hora 16 com suspeita de falha de motor quando Tristan Vautier estava ao volante.
Inter Europool vence na classe LMP2
A Inter Europol Competition conquistou uma vitória inesperada na classe LMP2, após pressão da equipe WRT. O #34, conduzido por Jakub Smiechowski, Albert Costa e Fabio Scherer cruzou a linha 21 segundos à frente do #41 de Rui Andrade, Louis Deletraz e Robert Kubica.
Inicialmente, isso marca o melhor resultado da equipe no Campeonato Mundial de Endurance e apenas sua segunda vitória na classe LMP2. Após uma vitória na segunda rodada da Asian Le Mans Series no início deste ano.
A equipe de bandeira polonesa começou a corrida fora dos dez primeiros, mas sobreviveu a uma fase inicial agitada que incluiu várias batidas na chuva. O #34 ganhou a liderança da corrida no meio da sétima hora, com o #41 da WRT ocupando o segundo lugar e estabelecendo um duelo que duraria pelo resto da competição.
Um fator chave na batalha foi uma lesão de Scherer. Que dirigiu a maioria da corrida com uma lesão depois que seu pé foi atropelado pelo Corvette #33. Apesar da lesão, Scherer lutou para contornar o piloto do WRT Robert Kubica na segunda chicane de Mulsanne. Para assumir a liderança na manhã de sábado.
Entretanto, os dois carros então trocaram de lugar mais duas vezes, quando Kubica ultrapassou Smiechowski uma hora depois, apenas para as posições reverterem à frente graças a um pitstop mais curto quando Costa assumiu o volante do #34.
Com duas zonas lentas consecutivas desencadeadas por incidentes em outros carros viu a Inter Europol aumentar a diferença para a equipe belga. Assim, o ganho de tempo permitiu que ele mantivesse a liderança quando o carro #43 mais tarde cumpriu uma penalidade de drive through por infração do safety car.
Mais penalidades
Levantou-se a possibilidade de uma segunda penalidade pairando sobre a equipe por uma violação do pitstop, mas isso foi posteriormente revogado pelos comissários após uma investigação técnica mais aprofundada. A WRT completou o restante do pódio da classe com os pilotos Sean Gelael, Ferdinand Habsburg e Robin Frijns terminando em terceiro.
Um respingo de combustível tardio para o segundo carro WRT viu a Duqueine com o #30 de Nico Pino, Rene Binder e Neel Jani completaram o pódio. Além disso, Frijns, Sean Gelael e Ferdinand Habsburg caíram para a quinta posição, terminando atrás do #36 da Alpine de Matthieu Vaxiviere, Charles Milesi e Julien Canal.
IDEC com problemas
Um furo traseiro tardio deixou o IDEC Sport em sexto, terminando à frente do Vector Sport e do #23 United Autosports Oreca. Aliás, a equipe anglo-americana fez uma disputa conturbada, com os dois carros envolvidos em incidentes. O #23, que Tom Blomqvist dividiu com Josh Pierson e Oliver Jarvis, foi eliminado da disputa quando Blomqvist abandonou. Após perder os freios na noite de sábado.
Já o #22, parou quando Frederick Lubin fez um forte contato com o #77 da Dempsey-Proton entrando na reta Mulsanne. Por fim, o Alpine #35 terminou em nono, com os vencedores da classe LMP2 Pro-Am, Algarve Pro Racing, completando os dez primeiros da classe.
Algarve Pro Racing vence na classe LMP2 Pro-Am
A equipe Algarve Pro Racing dos pilotos George Kurtz, Colin Braun e James Allen venceu na classe LMP2 Pro-Am. O time português fez uma corrida limpa. Para terminar cinco voltas à frente do #37 da Cool Racing conduzido por Nico Lapierre, Alexandre Coigny e Malthe Jakobsen.
O trio do #43 da DKR Engineering formado por Tom van Rompuy, Ugo de Wilde e Maxime Martin completou o pódio na classe. A vitória marca o prolongamento da vitória da equipe Pro-Am na corrida há meses. Eles foram capazes de conquistar a vitória depois que vários oponentes importantes se afastaram da disputa por meio de uma série de acidentes.
Tanto a Nielsen Racing quanto a Tower Motorsports abandonaram a corrida após acidentes no início da corrida. A noite, o #923 do Racing Team Turkey também foi eliminado quando Dries Vanthoor bateu em outro carro na curva Indianápolis. Posteriormente, abandonou com problemas de suspensão.
O Algarve Pro viu então o seu único concorrente restante, o #80 da AF Corse, bater nas Curvas Porsche com Ben Barnicoat ao volante.
Corvette encerra participação com vitória na classe GTE
Nicky Catsburg, Nico Varrone e Ben Keating, da Corvette Racing, se recuperaram de uma desvantagem de duas voltas para vencer as últimas 24 Horas de Le Mans na classe GTE-Am.
Catsburg trouxe o Corvette C8.R #33 para a bandeira quadriculada dois minutos à frente de Charlie Eastwood no Aston Martin da #25 TF Sport. Que também foi pilotado por Michael Dinan e Ahmad Al Harthy.
Ben Barker, Riccardo Pera e Mike Wainwright terminaram em terceiro com o Porsche da GR Racing. Já que equipes de três fabricantes diferentes terminaram no pódio na última Le Mans para a classe GTE-Am. Que será substituída pelos GT3 no próximo ano.
O Corvette prevaleceu após se recuperar de um déficit de duas voltas no primeiro quarto da corrida. Assim, Catsburg largou da pole position. Mas depois de duas horas e meia o holandês trouxe o Corvette à garagem para a substituição do amortecedor dianteiro direito.
O demorado serviço custou duas voltas. Enquanto a oportunidade de recuperar uma delas foi desperdiçada quando o líder do GTE-Am foi liberado dos boxes muito cedo durante um período de safety car. Impedindo que o Corvette fizesse uma pausa, segundo a equipe.
A seleção americana só despontou como candidata à vitória logo após o amanhecer, após uma campanha de recuperação durante a noite. A seis horas do fim, o piloto do Iron Dames, Rahel Frey, liderava por cerca de 30 segundos à frente de Eastwood e Keating. Com os três primeiros carros parando em momentos diferentes entre si. Uma forte passagem de Varrone colocou o Corvette na liderança durante a 21ª hora. Seguido pelo #85 das Iron Dames Porsche e o TF Sport.
Disputa intensa
Eastwood então ultrapassou Frey na Daytona Chicane faltando pouco menos de uma hora e meia para colocar a equipe vencedora do ano passado no segundo degrau do pódio.
Um lento pit stop final para as Iron Dames contribuiu para que Frey, Michelle Gatting e Sarah Bovy caíssem para o quarto lugar. Enquanto Pera passava para uma vantagem de três segundos que o italiano estendeu para cinco segundos no final.
A Ferrari 488 GTE Evo da #54 da AF Corse de Davide Rigon, Francesco Castellacci e Thomas Flohr completou os cinco primeiros. Cerca de 90 segundos atrás da Iron Dames. Mais da metade dos 21 carros que participaram da classe desistiram da prova.
Uma baixa notável no domingo foi o #57 da Kessel Racing. Que estava entre os cinco primeiros até Daniel Serra bater nas barreiras de pneus da curva Indianápolis. Com pouco menos de quatro horas para o fim.
Outros problemas
Todos os quatro Porsches da Proton Competition se envolveram em acidentes. Incluindo o #911, que foi mais fundo na corrida, mas abandonou com Michael Fassbender na manhã de domingo. Jonas Ried bateu o carro nº 88 do Proton em Indianápolis. Enquanto o nº 77 teve uma colisão precoce com um carro LMP2 e mais tarde foi aposentado.
A Ferrari da JMW Motorsport foi uma das primeiras líderes na fase de abertura em condições mistas. Mas um incidente no cascalho , antes de Louis Prette envolver-se em um acidente de vários carros que também tirou o Toyota #7.
A Ferrari #21 da AF Corse e o GMB Motorsport abandonou na segunda hora após um incidente envolvendo o Cadillac #3 na chicane Dunlop.
Houve também um giro em Tertre Rouge para o piloto do Iron Lynx Claudio Schiavoni. Que acertou o Porsche #16 de Ryan Hardwick. Fazendo com que os dois carros abandonassem.
Apesar de colocar um de seus carros no pódio, a TF Sport viu seu D’station Racing não conseguir terminar após um problema elétrico. Enquanto o #72 bateu.
NASCAR Garage 56 termina em 39º
O projeto NASCAR Garage 56, que não foi atribuído a nenhuma das três classes, alcançou a bandeira quadriculada em 39º lugar geral com seu NASCAR Next Gen Chevrolet Camaro ZL1 modificado.
O carro pilotado por Jenson Button, Mike Rockenfeller e Jimmie Johnson chegou perto da 25ª posição na manhã de domingo. Mas perdeu terreno devido a uma mudança de freio por volta das 11h. Isso foi rapidamente seguido por uma longa parada na garagem devido a um problema na linha de transmissão. Acabando com qualquer esperança de terminar no pacote GTE-Am.
Sete vezes campeão da NASCAR Cup Series, Johnson completou a corrida do Camaro que totalizou 285 voltas.