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Conheça os sete modelos do Porsche 911 GT3 Cup

Em primeiro lugar, no final de novembro de 2022, o 5.000º Porsche 911 GT3 Cup saiu da linha de montagem da Porsche em Zuffenhausen, Alemanha. Tudo começou em 1990 com os veículos construídos para a Porsche Carrera Cup Deutschland. Desde então, o Cup 911 evoluiu para um dos veículos de corrida mais produzidos no mundo. O modelo de aniversário será anunciado na temporada de 2023 da Porsche Mobil 1 Supercup: a Porsche Motorsport oferece o 911 GT3 Cup de 375 kW (510 cv) para pilotos convidados proeminentes em corridas selecionadas.

Inicialmente, a tradição de correr com um carro na Porsche Supercup é longa. Além disso, para a temporada de 2023, um Porsche 911 GT3 Cup muito especial será dirigido por famosos pilotos convidados em rodadas selecionadas da Super Cup. Assim, o carro 5.000º e com o #911 terá uma pintura especial. 

“Mais de 5.000 911s Cups – esta figura impressionante simboliza o enorme sucesso de nossas copas da Porsche em todo o mundo como nenhum outro. Todavia, também representa o alto nível de popularidade que a Porsche desfruta entre equipes, profissionais de corrida, jovens pilotos e pilotos amadores em todo o mundo. Nenhum outro carro de corrida da Porsche foi produzido em tão grande número ou correu com mais frequência”, comenta Oliver Köppen, gerente One-Make Series e GT Sport, Porsche Motorsport Sales.

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A princípio, o que começou em 1990 com a primeira Porsche Carrera Cup Deutschland agora se transformou em uma história de sucesso com um total de 34 séries de copas disputadas em todo o mundo. Além disso, ao longo das décadas, o conceito da Copa se espalhou do Centro de Desenvolvimento em Weissach para quase todos os continentes. Contudo,  as Copas Porsche Carrera são realizadas atualmente na Europa, América, Ásia, Oriente Médio e Austrália. Em outras palavras,  a Porsche Supercup internacional está no auge desde 1993. Além disso, para a temporada de 2023, a Supercup é disputada em oito finais de semana europeus de Fórmula 1 como parte do programa de apoio.

“Desde a estreia da Porsche Carrera Cup Deutschland em abril de 1990, as copas da Porsche evoluíram notavelmente. Nesta temporada, o número aumentou para 34 séries em todo o mundo – e quase todas contam com o mais recente Porsche 911 GT3 Cup da geração 992. Este sucesso deveu-se em grande parte às nossas equipas de clientes, às quais devo um agradecimento especial”, enfatiza Michael Dreiser, diretor de vendas da Porsche Motorsport.

Da produção em série ao carro de corrida GT puro-sangue

Inicialmente, em 1990, a estratégia por trás da Porsche Carrera Cup Deutschland era clara: a tecnologia da produção em série seria testada nas pistas, e a fabricação de todos os carros da Copa era centralizada na Porsche. O Porsche 911 Carrera RS (geração 964) serviu de base. Nesse ínterim, foi ligeiramente modificado para a série de copas por meio de equipamentos de segurança, uma suspensão esportiva de corrida e um sistema de escapamento.

No entanto, com a introdução de regulamentos de segurança cada vez mais abrangentes e a internacionalização do conceito de copa, o Cup 911 passou por uma transformação em um carro de corrida puro-sangue.  Assim, o atual Porsche 911 GT3 Cup (série modelo 992) inclui recursos como uma célula de segurança auxiliada por computador, uma caixa de transmissão sequencial com paddle shifts no volante, corpo de fibra de carbono e componentes do cockpit e uma asa traseira que pode ser ajustado em onze posições.

Além das pistas

Em outras palavras, o piloto GT3 e GT3 Cup é legal para estrada e ainda compartilham muitos componentes técnicos. Por exemplo, o motor boxer de seis cilindros é praticamente idêntico, exceto por detalhes como o sistema de escapamento de corrida e a eletrônica especial do motor. A potência inalterada de 375 kW (510 PS) significa, entre outras coisas, que o motor de quatro litros naturalmente aspirado não precisa passar por manutenção durante toda a temporada da Supercup ou Carrera Cup.

Por fim, a história de sucesso global das copas da Porsche e o grande número resultante de carros-copa exigem um processo de produção excepcional. Os carros de corrida desenvolvidos pela Porsche Motorsport em Weissach saem da mesma linha de montagem dos modelos de produção do 911 na fábrica principal em Stuttgart-Zuffenhausen. Nesse sentido, não leva mais do que quase oito horas para construir um Porsche 911 GT3 Cup – isso também é um recorde.

Todas as gerações do Porsche 911 GT3 Cup

Porsche 911 Carrera 2 Cup (964)

  • Modelo básico: Porsche 911 Carrera RS
  • Estreia: 1990 (Porsche Carrera Cup Deutschland)
  • Cilindrada: 3,6 litros
  • Potência: 195 kW (265 cv) a 202 kW (275 cv) )
  • Unidades construídas: 297

Desde já, os veículos de estrada e de corrida eram muito semelhantes. Contudo, o Porsche 911 Carrera RS padrão foi despojado de todos os confortos e equipado com gaiola de proteção, assento tipo concha, cintos de segurança, suspensão esportiva, pneus de corrida, sistema de freio modificado e escapamento esportivo. Além disso, um bloqueio do diferencial e relações mais curtas para a terceira e a quinta marcha também foram adicionados. Por fim, freios ABS e um conversor catalítico de três vias foram mantidos.

Porsche 911 Cup (993)

  • Modelo básico: Porsche 911 Carrera RS
  • Estreia: 1994 (Porsche Carrera Cup Deutschland)
  • Cilindrada: 3,8 litros
  • Potência de saída: 228 kW (310 PS) a 232 kW (315 PS)
  • Unidades construídas: 186

Uma das inovações mais importantes em comparação com o 964 foi o eixo traseiro multi-link. Uma asa traseira maior e fixa foi introduzida em 1995. Assim, como as saias laterais e o spoiler dianteiro do modelo de produção Carrera RS.

Porsche 911 GT3 Cup (996)

  • Modelo básico: Porsche 911 GT3
  • Estreia: 1998 (Porsche Supercup)
  • Cilindrada: 3,6 litros
  • Potência de saída: 265 kW (360 PS) a 287 kW (390 PS)
  • Unidades construídas: 873

Contudo, o Cup-911 de terceira geração tem um motor de seis cilindros refrigerado a água pela primeira vez. A potência é de 265 kW (360 PS) para 287 kW (390 PS). Em outras palavras, esta geração também experimentou várias evoluções aerodinâmicas. Além disso, a partir de 2001, uma enorme asa traseira dobrou a força descendente no eixo traseiro e, a partir de 2002, pode ser ajustada em sete configurações. Entretanto, os faróis em forma de lágrima retirados do Porsche 911 Turbo também adicionaram um novo visual.

Porsche 911 GT3 Cup (997)

  • Modelo básico: Porsche 911 GT3 e GT3 RS
  • Estreia: 2005 (Porsche Supercup)
  • Cilindrada: 3,6-3,8 litros
  • Potência: 294 kW (400 cv) a 331 kW (450 cv)
  • Unidades construídas: 1.485

A nova seção dianteira com um spoiler ajustável, bem como a asa traseira maior, geraram cerca de 40% mais downforce em comparação com o modelo anterior. Assim, o modelo de evolução de 2010 foi baseado no carro de produção 911 GT3 RS.

Porsche 911 GT3 Cup (991.1)

  • Modelo básico: Porsche 911 GT3 Cup
  • Estreia: 2013 (Porsche Supercup)
  • Cilindrada: 3,8 litros
  • Potência: 338 kW (460 cv)
  • Unidades construídas: 673

O 911 GT3 Cup da geração 991.1 foi o primeiro a fazer trocas de marcha no volante. Além disso, uma gaiola de proteção recém-desenvolvida e uma escotilha de resgate no teto aumentaram a segurança.

Porsche 911 GT3 Cup (991.2)

  • Modelo básico: Porsche 911 GT3 Cup
  • Estreia: 2017 (Porsche Supercup)
  • Cilindrada: 4,0 litros
  • Potência: 357 kW (485 PS)
  • Unidades construídas: 737

Nesse sentido, como o veículo de produção, a partir de 2017, o Cup 911 foi recém-desenvolvido motor de seis cilindros, agora com um deslocamento de quatro litros.

Porsche 911 GT3 Cup (992)

  • Modelo básico: Porsche 911 GT3 Cup
  • Estreia: 2021 (Porsche Supercup)
  • Cilindrada: 4,0 litros
  • Potência: 375 kW (510 cv)
  • Unidades construídas: 782 (até março de 2023)

Além disso, a principal distinção visual da série de modelos atual é a carroceria alargada do Porsche 911 Turbo com um lábio de spoiler ajustável na frente e uma asa traseira com montagem em pescoço de cisne. Pela primeira vez, o cockpit é totalmente digital. Por fim, o motor boxer de quatro litros agora produz 375 kW (510 cv), além de funcionar com combustível sintético.