Chip Ganassi vence em Laguna Seca pela IMSA
A equipe Chip Ganassi Racing venceu na tarde deste domingo, 14, a etapa de Laguna Seca da IMSA. Coube ao piloto Renger van der Zande superar o Cadillac #31 da Action Express Racing de Alexander Sims no quarto reinício da corrida, faltando 41 minutos para o final, e vencer a prova.
Com o resultado, a Chip Ganassi é a quarta equipe diferente a vencer nas primeiras quatro corridas do WeatherTech SportsCar Championship nesta temporada. Van der Zande dividiu as funções de piloto com Sebastien Bourdais, que superou um acidente nos treinos de sexta-feira.
Além disso,o Porsche 963 #6 de Nick Tandy e Mathieu Jaminet chegou em segundo lugar, graças a uma ultrapassagem de Tandy, em cima do BMW #25 Nick Yelloly e pelo AXR Cadillac de Sims nos 30 minutos finais.
Leia também:
Tandy terminou 3,882 segundos atrás do Cadillac vencedor, com Sims e o seu companheiro Pipo Derani completando o pódio em terceiro. O quarto lugar ficou com o Acura #10 da Wayne Taylor Racing de Ricky Taylor e Filipe Albuquerque.
O BMW #24 de Augusto Farfus e Philipp Eng foi o quinto, à frente do Acura #60 Meyer Shank de Tom Blomqvist e Colin Braun. A equipe JDC-Miller Motorsports, estreando com um Porsche 963, ficou em sétimo na classe GTP.
A corrida vencedora da Chip Ganassi
Colin Braun liderou logo depois que o pole da classe, Matt Campbell travou os freios de seu Porsche #7 antes da primeira curva. Assim, o piloto da MSR, caiu para sétimo na segunda hora depois de lutar com os pneus desgastados, o que provou ser um fator comum em toda a classe com equipes em estratégias divididas em meio a uma série de bandeiras amarelas no início da corrida.
Além disso, uma penalidade de drive-through por responsabilidade do incidente com o #94 da Andretti Autosport que colidiu contra a barreira de proteção na entrada dos boxes, viu Campbell realizar uma prova de recuperação.
A corrida do Porsche #7 terminou efetivamente quando Felipe Nasr saiu da pista e bateu no muro na curva 10, danificando várias partes do carro e perdendo oito voltas para terminar em 32º lugar geral.
Na classe LMP2, a vitória ficou com o Oreca #11 da TDS Racing de Mikkel Jensen e Steven Thomas, com a dupla sobrevivendo a duras batalhas com o #52 da PR1/Mathiasen Motorsports e #04 CrowdStrike Racing. Aliás, o piloto de fábrica da Peugeot, Jensen, terminou 5 segundos à frente de Paul-Loup Chatin, com Ben Hanley em terceiro na classe com o Oreca da Crowdstrike Racing by APR. Chatin e Hanley fizeram trocaram “farpas” enquanto lutavam nos estágios finais da corrida.
Porsche vence na classe entre os GTD
A equipe Kellymoss with Riley, conquistou sua primeira vitória na classe com Kay van Berlo e Alan Metni. Superando sete adversários da classe GTD. Van Berlo pilotou o Porsche #91 para uma vitória de 9,678 segundos à frente do BMW #97 da Turner Motorsport de Bill Auberlen. Em terceiro, o Porsche #92 também da Kellymoss de Julien Andlauer.
A prova marcou as primeiras vitórias dos dois pilotos no WeatherTech Championship e a primeira para um piloto com classificação Bronze nesta temporada. Além disso, o #44 da Magnus Racing de Andy Lally aumentou seu consumo de combustível para terminar em quarto na classe. Depois de liderar no reinício final antes de finalmente perder a posição para van Berlo a 24 minutos do fim e cair do pódio.
Já na classe GTD-Pro, a vitória ficou para o Mercedes-AMG GT3 Evo #79 da equipe WeatherTech Racing de Jules Gounon e Dani Juncadella, depois que os dois primeiros carros foram penalizados por um procedimento inadequado de passagem.
Tanto o Aston Martin #23 The Heart of Racing de Ross Gunn quanto o Chevrolet Corvette C8.R GTD #4. Os dois carros estavam rodando em primeiro e segundo lugar na classe.
Gounon terminou em oitavo lugar entre os carros GT. Jack Hawksworth e Ben Barnicoat chegaram em segundo lugar na classe com o Lexus #14 da Vasser Sullivan. O Porsche #9 da Pfaff Motorsports se recuperou de uma penalidade de drive-through no início da corrida para completar o pódio do GTD Pro.