O Cadillac #2 que competiu no WEC foi desclassificado da etapa do Catar. De acordo com o comunicado da FIA, o protótipo LMDh estava irregular. Earl Bamber, Alex Lynn e Sebastien Bourdais terminaram inicialmente em quarto lugar nos 1.812 km do Qatar no Circuito Internacional de Lusail no início deste mês.
No entanto, eles foram excluídos dos resultados depois que um relatório dos comissários foi publicado na quinta-feira, 28. Afirmando que o carro da Chip Ganassi Racing violou os regulamentos técnicos da LMDh.
De acordo com o relatório, uma varredura 3D realizada nas verificações técnicas pós-corrida encontrou discrepâncias entre a carroceria utilizada no evento. E no modelo CAD oficial da carroceria fornecido pela Cadillac na homologação do carro.
Além disso, os difusores traseiros instalados nos lados esquerdo e direito do carro estavam mais altos e desalinhados do que o valor nominal do modelo CAD. Incluindo as tolerâncias permitidas.
Após verificações adicionais, os comissários convocaram o gerente da equipe Stephen Mitas, que conseguiu apresentar evidências do parceiro de chassis da Cadillac, Dallara. As peças foram entregues “sem controle de qualidade final”.
Cadillac irregular
O documento relata que os comissários considerem que não houve “comportamento intencional” nem da Cadillac nem da Dallara. “Independentemente disso, há uma violação dos regulamentos técnicos, o que gera uma desqualificação”.
Em comunicado fornecido ao site Sportscar365 após a desqualificação, a Cadillac afirmou:
“Durante a corrida do Campeonato Mundial de Endurance no Qatar, em 2 de março, os difusores traseiros do Cadillac V-Series.R #2 estavam involuntariamente fora das especificações em relação à altura homologada. Cooperamos com a FIA e a ACO e aceitamos as suas conclusões.”
Por fim, A desqualificação da Cadillac fez com que à Ferrari #83 da AF Corse de Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye subisse para o quarto lugar. Enquanto o #7 da Toyota completa os cinco primeiros.