A Chip Ganassi Racing e Cadillac não serão mais parceiras na IMSA e o WEC após o término das temporadas deste ano. De acordo com informações do site Sportscar365, o programa esportivo iniciou nas categorias DPi do Campeonato WeatherTech em 2021.
Além disso, Sebastien Bourdais e Renger van der Zande conquistaram uma vitória na IMSA com o Cadillac #1, enquanto a equipe de fábrica Action Express Racing conquistou o campeonato GTP com os pilotos Pipo Derani e Alexander Sims.
Enquanto isso, seu programa WEC, liderado por Stephen Mitas fora da Alemanha, ainda não conquistou uma vitória no campeonato mundial.
A equipe AXR liderada por Gary Nelson poderia expandir-se para uma operação do Campeonato WeatherTech de dois carros no próximo ano como resultado da saída do CGR, enquanto várias equipes estão na disputa pelo programa WEC, que pode apresentar dois carros. A ideia era defendida pelo diretor administrativo da CGR, Mike Hull.
Cadillac não venderá os seus carros para clientes
Vale destacar que a gerente do programa de corridas de carros esportivos da GM, Laura Wontrop Klauser, descartou à venda de seus carros para equipes de clientes. A resposta veio após questionamentos da reportagem do Sportscar365 no início deste mês no Qatar.
A CGR também operou um projeto Hummer apoiado pela GM no Extreme E, até oano passado. Esse acordo inicial fez parte do programa de corridas de carros esportivos da Cadillac.
Um porta-voz do CGR disse ao Sportscar365 que uma declaração ocorrerá no final do ano. Enquanto isso, a Cadillac forneceu a seguinte declaração de Jim Campbell, vice-presidente de desempenho e esportes motorizados da GM nos EUA:
“Nossas divisões GM tiveram parcerias de sucesso com a Chip Ganassi Racing em várias séries – NASCAR, IndyCar, Extreme E, IMSA e FIA WEC – ao longo dos anos. Juntos, vencemos inúmeras corridas e tivemos grande sucesso”, disse ele.
“Continuamos comprometidos em vencer corridas e campeonatos juntos na IMSA e na FIA WEC este ano. Nossos planos de carros esportivos para 2025 ainda estão em andamento”.
Por fim, antes da parceria com a Cadillac, a Chip Ganassi foi responsável pelo programa do Ford GT no WEC e IMSA. O carro foi construído pela Multimatic.