O Balanceamento de Desempenho (BoP) para a última etapa da temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) — as 8 Horas do Bahrein — foi divulgado nesta terça-feira, 29. Essa corrida decisiva definirá os campeões dos campeonatos de Pilotos e Construtores, com Porsche, Toyota e Ferrari disputando o título. Apesar de sua liderança nos rankings, a Porsche terá desafios adicionais com os ajustes de BoP que, de certa forma, favorecem seus concorrentes.
Conforme o BoP, a Ferrari e a Toyota receberam incrementos estratégicos. A Ferrari 499P ganhará 10 kW de potência e perderá 2 kg. Mas terá uma perda de 0,9% de potência acima dos 250 km/h. Enquanto a Toyota verá seu GR010 mais leve em 5 kg e com ganho de 6 kW. Em contrapartida, o Porsche 963, vencedor das 6 Horas de Fuji, adicionará 7 kg ao peso, embora recupere 2 kW de potência.
Os ajustes de BoP também impactam as equipes francesas. Após alcançar o primeiro pódio no Japão, o Alpine A424 entrará na pista do Bahrein com um peso adicional de 4 kg e uma redução de 1 kW de potência. Além de uma perda significativa de 4,3% de potência acima dos 250 km/h. Já o Peugeot 9X8, o mais leve entre os hipercarros, ganhou 1 kg e aumentou sua potência em 7 kW, tornando-se o carro mais potente do grid. No entanto, enfrentará uma perda de 5,2% de potência ao ultrapassar os 250 km/h, um desafio a mais para a equipe francesa.