bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Aston Martin define pilotos de fábrica para o WEC e IMSA

A Aston Martin divulgou nesta segunda-feira, 18, o seu time de pilotos para as temporadas 2024 do IMSA e do WEC. A marca britânica optou por preservar alguns nomes e adicionar outros ao seu plantel. 

Sendo assim, Marco Sørensen e Nicki Thiim seguem na equipe. Também aparecem novas caras como Mattia Drudi, campeão da GTWC Europe Sprint Cup, e Henrique Chaves, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2022 na categoria GTE Am.

David Pittard, vencedor das 24 Horas de Nürburgring em 2023 com a Ferrari da Frikadelli Racing, também é recompensado com o status de piloto de fábrica. Além disso, Ross Gunn, o multi campeão britânico de GT Jonny Adam e o francês Valentin Hasse-Clot foram todos contratados.

Nesse interím, depois de cinco anos representando a Audi, Mattia Drudi, atual campeão da GT World Challenge Europe Sprint Cup, está se juntando à Aston Martin. 

“Estou honrado em ingressar na Aston Martin como piloto de fábrica”, confidencia o italiano. “Contudo, espero fazer parte integrante do programa de um fabricante de tamanho prestígio. Sinto que este é o ambiente certo para me desenvolver como piloto e também para lutar por vitórias importantes em todo o mundo”, explicou. 

Aston Martin aposta na experiência 

AMR Vantage estará na classe LMGT3 do WEC. (Foto: AMR)

Aliás, Marco Sørensen assumiu um compromisso de longo prazo com a Aston Martin. “É um momento muito emocionante para ser piloto da Aston Martin, afirma Sørensen, que está confirmado para a equipe D’Station Racing em 2024 para o WEC na categoria LMGT3. 

“Sinto que estou no auge da minha carreira e tenho muito a trazer para um programa de fábrica. Acho que estou no auge e tenho muito a trazer para um programa de construção de fábricas”.

“Portanto, poder me comprometer com a Aston Martin, que para mim parece uma família depois de oito anos, num momento em que a empresa está desenvolvendo tantas novas plataformas e investindo energia considerável em sua corrida de programas de desenvolvimento, é perfeito para mim . Logo, estou na Aston Martin há muito tempo e tivemos muito sucesso juntos. Nesse sentido, sinto que aqueles dias incríveis em que o “Trem Dinamarquês” estava no topo do mundo estão voltando”, comemora. 

Planos para 2025

A outra metade do famoso ‘Dane Train’ da Aston Martin, Nicki Thiim, também se comprometeu a correr como piloto de fábrica da Aston Martin em 2024, com um compromisso de longo prazo com a marca. Assim, Thiim entra em sua 12ª temporada consecutiva com a Aston Martin e sua dupla com Sørensen conquistou o título na classe GTE-Pro do WEC em 2016 e novamente na temporada 2019/20.

Aliás, o desempenho mais recente de Thiim com a AMR foi o primeiro pódio GTD nas 24 Horas de Daytona no início deste ano. Enquanto competia com a equipe Magnus Racing. “É sempre uma honra representar a Aston Martin e estou ansioso para lutar novamente por campeonatos no mais alto nível GT com o Vantage, disse Thiim. 

Para finalizar, o francês Valentin Hasse-Clot está confirmado como piloto de fábrica. Ele se formou na academia AMR em 2021. “Como resultado, é um privilégio começar minha terceira temporada como piloto da AMR”, diz o Habs. “Porém, comecei minha carreira em corridas de GT3 na Aston Martin há cinco anos. Então vencer a academia e crescer com a marca tem um sabor especial. É como se fosse minha segunda família. 2024 parece ser um grande ano para todos nós e será um desafio emocionante”, afirma. 

Lembrando que para 2025, a AMR lançará o Valkyrie para a classe Hypercar do WEC. O carro ainda eu seus primeiros estágios de desenvolvimento já rodou no circuito de Laguna Seca.