bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Antonello Coletta sobre a Ferrari na IMSA: “Em 2023, apenas WEC. Em 2024, veremos”

A Ferrari estuda a sua participação na IMSA nos próximos anos. Antonello Coletta, diretor da equipe, disse durante entrevista a repórteres durante a estreia da Ferrari 499P em Sebring que o foco atual está na temporada inaugural do Campeonato Mundial de Endurance.

Afirmando a posição da Ferrari em se juntar a Acura, BMW, Cadillac e Porsche na classe GTP do WeatherTech Championship, ele disse que a ideia de expandir para a competição nos EUA provavelmente será levantada, mas não antes das 24 Horas de Le Mans em junho.

Assim, a Ferrari 499P e outros carros LMH podem competir na classe GTP, desde que seus construtores atendam aos critérios de elegibilidade do fabricante da IMSA . Até agora, todos os cinco LMHs correm exclusivamente na classe Hypercar do WEC.

Leia também:

“Falando honestamente, a primeira corrida pela IMSA não é um argumento neste momento porque estamos totalmente concentrados no WEC”, disse Coletta.

“Claro, o IMSA é um campeonato importante. No futuro, provavelmente levaremos em consideração a ideia de correr no IMSA, mas no momento estamos totalmente concentrados no WEC.

“Provavelmente depois de Le Mans, vamos levar a ideia. Mas agora estamos concentrados nesse assunto [do WEC].”

O mercado automobilístico americano e a Ferrari

Coletta observou que os EUA são um mercado importante para os negócios de carros de passeio da Ferrari. Pouco mais de um quarto das vendas de carros novos da Ferrari no ano passado foram feitas na região das Américas.

“É normal que os EUA sejam o primeiro mercado da Ferrari”, afirmou Coletta. “As questões comerciais para nós são as mais importantes; nós vendemos os carros [de estrada].

“O mundial é o campeonato mais importante neste momento e preferimos ir passo a passo. Em 2023, apenas WEC. Em 2024, veremos. Vejo que antes da meia temporada é impossível fazer uma ponderação”.

Coletta não quis dizer como seria um futuro programa GTP da Ferrari, se seria operado pela equipe de fábrica da AF Corse ou por uma equipe privada. “Não sei”, disse Coletta. “Agora, a Risi Competizione está totalmente concentrada no programa GTD. Temos dois pilotos oficiais com eles.

“No ano passado eles venceram o campeonato de Endurance, e para nós é uma das referências mais importantes nos Estados Unidos. Mas repito, para o futuro [GTP] deve ser uma ideia, mas não sei primeiro se a Risi estará interessado em gerenciar o protótipo.

“E em segundo lugar, nosso programa, não sei se consideramos o IMSA. Não é um argumento para hoje.”