Alpine confirma protótipos LMDh para 2024

(Foto: Divulgação)

A Alpine confirmou nesta terça-feira, 05, que estará competindo com um protótipo LMDh a partir de 2024 no Mundial de Endurance. A Alpine terá dois protótipos LMDh na categoria Hypercar do WEC. O fabricante francês optou pelo chassi Oreca, com um motor que será desenvolvido pela empresa Viry-Châtillon. A unidade de energia será baseada no modelo existente na Fórmula 1. 

Além do motor, o novo carro também se beneficiará do know-how aerodinâmico da Enstone. O pacote de motor, chassis e carroceria também terá a vantagem adicional de conhecimento técnico da Signatech e da Alpine F1 Team.

Desde o retorno da Alpine à resistência em 2013 com a ajuda da Signatech, a marca acumulou uma série de vitórias. Primeiro na European Le Mans Series (ELMS) com títulos de pilotos e equipes em 2013 e 2014. Depois no nível superior no FIA WEC, com dois títulos mundiais LMP2 (2016 e 2019) e três vitórias nas 24 Horas de Le Mans na disputada categoria LMP2 (2016, 2018 e 2019), além de um pódio na categoria Hypercar em Le Mans este ano.

A Alpine continuará com a parceria com a equipe Signatech A fabricante afirmou ainda que a equipe pretende se comprometer com a categoria Hipercarro do WEC por quatro anos a partir de 2024.

“O programa Alpine Endurance destaca a dedicação e ambição da marca no automobilismo. Ao competir tanto na Fórmula 1 quanto na resistência, a Alpine será uma das raras marcas a estar presente nas duas principais categorias do automobilismo. Vamos aproveitar ao máximo a Fórmula 1 e o endurance por meio de sinergias técnicas e tecnológicas para obter vantagem sobre adversários de prestígio”, disse Laurent Rossi, CEO da Alpine.

Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.