bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

motorsports_news_header
Bom ou mal negócio?

Fiquei surpreso com a “bomba” que alguns sites noticiarão que a Audi não iria mais participar de forma integral do ALMS ano que vem. A equipe não participa mais da ALMS desde o fim de 2008 quanto teve uma guerra com a Peugeot na LMS e competiu contra a Porsche através da equipe Penske em território americano e ainda por cima ganhou as 24 horas de Le Mans. 2008 realmente foi um ano competitivo e muito, mais muito dinheiro foi gasto, digno de uma equipe de ponta da F1.
Em Silverstone os dirigentes da equipe afirmaram que uma volta a ALMS poderia sim acontecer desde que a Audi Nort América pagasse a conta coisa que provavelmente não vai acontecer. Dai me pergunto é saudável para a Audi competir de forma integral na ALMS?

Tanto em 2007 e 2008 os anos de ouro da ALMS se viu uma disputa muito boa entre os Porsche da P2 da equipe de Roger Penske. Mesmo a Audi ganhando quase todas as corridas a graça era ver como os carros amarelos iria se comportar. Em provas como Lime Rock ou Long Beach com seus traçados travados todo o favoritismo da Audi se nivelava pelo bom desempenho dos Porsches.

A resposta é não. Se eu fosse o dirigente da equipe com certeza iria pensar e muito em voltar de forma integral, principalmente pelo histórico que a equipe tem no campeonato. Qual seria seu rival? Highcroft com seu Acura? Dryson Racing? Neste atual momento não existe equipe que realmente pudesse disputar em pé de igualdade e principalmente vencer.

Qual seria a graça de vencer sem competidores do mesmo nível? Foi com este pensamento que em 2007 a Peugeot entrou na disputa com um modelo a diesel ao invés de optar por outro a gasolina e provavelmente acabar sempre em segundo lugar.

Tanto é que a Penske quando soube que a Audi iria sair da categoria preferiu se mudar para a Indy e Nascar aonde o nível de competição era mais interessante. Quem perdeu nisso tudo fomos nós espectadores e principalmente a ALMS que viu seus principais trunfos irem correr em outros campeonatos.

Também não é novidade que desde então o campeonato tem ido de mal a pior com equipes indo embora e carros antigos como é o caso do Lola B06 de Jon Field participando. Se não fosse a GT2 com certeza seria mais triste ainda.
Por outro lado a participação na ILMC está 100% garantida e no ano que vem com provas em Sebring e Road Atlanta fazendo parte do campeonato além da Audi outras equipes irão aportar em solo americano.
Os planos ainda incluem a participação do Audi R8 nas classes GT tanto da ALMS quanto da Rolex através de equipes “clientes”. Rolex que neste ano viu a participação do Camaro e um domínio dos carros da Mazda. Mazda que também está deixando a ALMS e voltando com força para a Rolex o que é mais uma perda.

O que precisa ser feito é a direção da ALMS criar meios de trazer novas equipes e marcas para não se perder. O caminho muito provavelmente é que a categoria se torne uma campeonato “ regional” assim com a LMS vai se tornar ano que vem aonde mais equipes pequena irão fazer partes e os grandes times irão preferir a ILMC. E que venha 2011.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.