bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Genesis GMR-001 LMDh completa primeiro teste em Paul Ricard

A Genesis concluiu seu primeiro teste em grande escala com o hipercarro GMR-001 LMDh no circuito de Paul Ricard, na França, como preparação para sua estreia no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2026.

A marca de luxo da Hyundai confirmou que o protótipo percorreu mais de 500 voltas  (cerca de 2.900 km em cinco dias de atividades), no final de agosto. O teste sucedeu o shakedown inicial realizado no Circuit du Var, no início do mês.

Foco em software e equilíbrio do carro

Segundo a equipe Genesis Magma Racing, o objetivo principal foi validar as configurações de software dos sistemas do veículo híbrido. Os pilotos de desenvolvimento Andre Lotterer e Pipo Derani se revezaram ao volante, trabalhando também em ajustes de equilíbrio.

“Tínhamos um programa que conseguimos seguir, o que é muito promissor para toda a equipe”, declarou Francois Xavier Demaison, diretor técnico da Genesis. Porém, ele ressaltou que o foco atual está no gerenciamento do trem de força híbrido e de seus múltiplos recursos.

O engenheiro-chefe Justin Taylor destacou a evolução do projeto:

“Já estamos chegando ao ponto em que estamos falando sobre o desempenho do carro, o que eu honestamente não esperava que acontecesse. Os pilotos estão nos dando o feedback que precisamos para tornar o GMR-001 cada vez mais rápido.”

Longas simulações e evolução constante

Nesse sentido, a Genesis conseguiu realizar simulações de corridas longas já na primeira manhã de testes, alternando dias de pista com pausas para análise de dados em conjunto com a ORECA, fornecedora do chassi.

Lotterer elogiou o potencial do carro:

“O GMR-001 é bem construído. A resposta é natural, instintiva e divertido de guiar, mas ainda temos muito trabalho pela frente.”

Derani completou:

“Sempre existe uma incógnita em um carro novo. As expectativas são altas, mas o GMR-001 já mostrou ser uma boa base para começarmos.”

Estreia prevista no WEC e futuro no IMSA

Aliás, o programa de testes será extenso até a estreia oficial do GMR-001 no Qatar 1812 km, etapa de abertura do WEC 2026. Até o momento, apenas Lotterer e Derani foram confirmados como pilotos de desenvolvimento.

Por fim, além da campanha mundial, a Genesis também já confirmou sua entrada no IMSA WeatherTech SportsCar Championship a partir de 2027.