bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
BMW confirma permanência na IMSA após fim da parceria com Team RLL

A BMW confirmou que seguirá competindo na categoria GTP do IMSA WeatherTech SportsCar Championship pelos próximos anos, apesar do fim de sua longa parceria com a equipe Rahal Letterman Lanigan Racing (Team RLL). A montadora também reafirmou seu compromisso com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), mantendo seu programa com o protótipo M Hybrid V8 LMDh.

A separação entre BMW e Team RLL foi anunciada no início de julho, encerrando uma colaboração de 17 anos que começou ainda na época da American Le Mans Series. Desde então, havia incerteza sobre a continuidade do programa da marca na IMSA, especialmente a partir de 2026.

No entanto, um comunicado divulgado nesta quinta-feira, 31, pelo fabricante bávaro dissipou dúvidas. A empresa declarou que está “se comprometendo a longo prazo” com sua participação nos dois campeonatos de endurance, ainda que sem revelar detalhes específicos sobre o escopo de seu programa na IMSA para além da próxima temporada.

A BMW também informou que a equipe responsável por operar o M Hybrid V8 na série americana será anunciada posteriormente. A expectativa é de que a belga Team WRT — que já gerencia o programa da marca no WEC — assuma as operações também nos Estados Unidos.

BMW segue também no WEC

“Estou muito satisfeito em poder dar continuidade ao nosso bem-sucedido programa Hypercar a longo prazo. Tanto no WEC quanto na IMSA”, declarou Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport.

“Nos últimos anos, aprendemos muito sobre o nosso BMW M Hybrid V8, fizemos progressos significativos e nos estabelecemos entre os favoritos em ambos os campeonatos. Por isso, olho para o futuro com grande expectativa e otimismo”, completou.

Roos também comentou sobre o encerramento da parceria com a Team RLL, destacando a importância da equipe para a trajetória da marca no automobilismo norte-americano.

“Quero agradecer a Bobby Rahal e sua equipe por 17 anos fantásticos. A fidelidade deles à nossa marca por um período tão longo é excepcional. Desde 2009, conquistamos títulos, vitórias e construímos uma sólida base de fãs da BMW M Motorsport na América do Norte”, afirmou.

Apesar do fim da colaboração nas pistas, a BMW manifestou interesse em manter a Team RLL como parceira estratégica em outras áreas. Por fim, as negociações sobre essa possível nova fase da relação entre as duas partes seguem em andamento.