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Genesis realiza com sucesso a primeira partida do motor do protótipo GMR-001 LMDh

A Genesis concluiu com sucesso a primeira instalação e partida do motor do GMR-001 LMDh, marcando um passo importante rumo à estreia do protótipo no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2026. A operação ocorreu no dia 9 de julho, na sede da ORECA próxima ao Circuito Paul Ricard, na França.

Segundo comunicado oficial da fabricante sul-coreana, nesta quinra-feita, 24, o motor V8 biturbo de 3,2 litros foi instalado e ligado pela primeira vez “exatamente conforme o planejado”. A Genesis, que desenvolve o projeto em parceria com a ORECA e a equipe Genesis Magma Racing, também testou com sucesso o sistema híbrido durante o procedimento.

Integração bem-sucedida com o sistema híbrido

Durante o processo, os engenheiros conseguiram acionar o motor em todas as sete marchas da transmissão, além de verificar o funcionamento do sistema híbrido, que carregou as baterias e enviou energia para os eixos de transmissão traseiros.

“Em um projeto como esse, há certas datas circuladas no calendário, e esta foi uma delas”, destacou Cyril Abiteboul, diretor da equipe Genesis Magma Racing. “O momento decisivo foi ver o GMR-001 ganhar vida – um grande passo na história da equipe. Cumprir esse marco dentro do cronograma é uma conquista significativa e abre caminho para a próxima fase de desenvolvimento.”

Motor derivado do WRC e cronograma de testes

O propulsor V8 tem como base o motor de quatro cilindros em linha usado pela Hyundai no Mundial de Rally (WRC). Ele é adaptado para atender às exigências do regulamento LMDh. Que combina motores a combustão com sistemas híbridos padronizados.

Aliás, a primeira ativação do motor ocorreu em fevereiro.  Agora, com o conjunto integrado ao chassi GMR-001, os primeiros testes em pista estão programados para o final de agosto no Circuito de Le Castellet.

Estreia no WEC em 2026 e planos de expansão da Genesis

Além disso, o protótipo será submetido a um extenso programa de testes em diversos circuitos europeus antes da estreia oficial no FIA WEC 2026. A Genesis também já revelou planos de expandir sua presença na categoria o quanto antes.

“O plano é adicionar um segundo carro assim que possível”, afirmou Abiteboul em declarações anteriores.

Com a entrada da Genesis, o grid da categoria Hypercar do WEC promete ficar ainda mais competitivo. Reforçando o crescimento do regulamento LMDh e o apelo global do endurance moderno.