bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
BMW conquista pole para as 12 Horas de Sebring em final emocionante

Dries Vanthoor garantiu a pole position para as 12 Horas de Sebring após uma disputa acirrada no encerramento da sessão classificatória da categoria GTP, válida pela segunda etapa do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar. O piloto belga, a bordo do BMW M Hybrid V8 #24 da Team RLL, registrou a melhor volta em 1min47s091, superando por apenas 0s025 o Acura ARX-06 #60 da Meyer Shank Racing, conduzido por Tom Blomqvist. A sessão classificatória ocorreu na tarde desta sexta-feira, 14.

A conquista marca a segunda pole consecutiva de Vanthoor na temporada. O brasileiro Felipe Nasr, vencedor da Rolex 24 em Daytona, cravou o terceiro melhor tempo com o Penske Porsche 963 #7, seguido pelo companheiro de equipe Mathieu Jaminet, em quarto lugar. Neel Jani, com o Porsche #5 da Proton Competition, colocou três carros da marca alemã entre os cinco primeiros, enquanto Renger van der Zande levou o Acura #93 da MSR ao sexto posto.

Tempos classificação

Aliás, o atual vencedor da prova, Louis Deletraz, foi o melhor entre os Cadillac, encerrando a sessão em sétimo. A Action Express Racing enfrentou dificuldades com seu Cadillac V-Series.R #31, pilotado por Jack Aitken, que parou na pista após falhas eletrônicas, causando uma bandeira vermelha e interrompendo a sessão por cinco minutos.

Os oponentes da BMW

Outro incidente ocorreu com Sheldon van der Linde, que rodou na curva 2 e tocou levemente o muro antes de retornar aos boxes. O sul-africano terminou em décimo, à frente do Lamborghini SC63 #63 de Romain Grosjean e do Aston fMartin Valkyrie #23 da Heart of Racing Team, guiado por Ross Gunn, que ficou mais de 2s3 atrás do tempo da pole.

A Lamborghini enfrentou ainda uma penalização, tendo de permanecer cinco minutos parada nos boxes devido a uma infração nos testes de rotação do motor.

Steven Thomas lidera na classe LMP2

Além disso, na classe LMP2, Steven Thomas conquistou a pole com o Oreca 07 Gibson #11 da TDS Racing, marcando 1min51s804. Ele superou por 0s115 o #99 da AO Racing, pilotado por PJ Hyett, enquanto Nick Boulle, da United Autosports, garantiu a terceira posição.

A sessão também contou com incidentes envolvendo George Kurtz e Jeremy Clarke. Porém, os carros da CrowdStrike Racing by APR e da Inter Europol Competition não sofreram danos significativos e continuaram normalmente.

Ferraris brilham nas classes GTD Pro e GTD

A DragonSpeed foi destaque entre os modelos GT, com Albert Costa garantindo a primeira pole da equipe no GTD Pro. O espanhol registrou 1min59s225 no Ferrari 296 GT3 #81. Superando o atual campeão da categoria, Laurin Heinrich, que marcou 1min59s397 com o Porsche 911 GT3 R #77 da AO Racing. Neil Verhagen, da Paul Miller Racing, conquistou o terceiro lugar no BMW M4 GT3 EVO #1. Seguido por Dan Harper, também da Paul Miller, e Antonio Garcia, com o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #3 da Pratt Miller Motorsports.

Na classe GTD, Alessandro Pier Guidi garantiu a pole com a Ferrari #21 da AF Corse, sendo o mais rápido entre os GTs, com 1min59s131. Contudo, devido ao regulamento da IMSA, ele largará atrás de todo o grid do GTD Pro. Kenton Koch, da Korthoff Competition, ficou com a segunda posição no Mercedes-AMG GT3 Evo #32. Seguido por Jack Hawksworth, do Vasser Sullivan Lexus RC F GT3 #12.

Cinco carros tiveram seus melhores tempos anulados por causarem bandeiras vermelhas durante os treinos. Entre eles, estavam o Aston Martin Vantage GT3 Evo #19 da van der Steur Racing, o Ferrari #34 da Conquest Racing. Além do Oreca #43 da Inter Europol Competition, o Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #45 da WTR e o Ferrari #70 da Inception Racing, que sequer participou da classificação.