bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
IMSA registra aumento de interesse do público

O fim de semana de corridas na Road America começou de forma intensa já na quinta-feira, quando o presidente da IMSA, John Doonan, percorreu o circuito de carrinho de golfe. Surpreso, ele observou que, mesmo antes do início das atividades na pista, os fãs já lotavam os acampamentos. Três dias antes da largada oficial, o circuito no Lago Elkhart já pulsava com a presença de um grande público.

“Fiquei impressionado”, declarou Doonan ao site do North American Endurance Championship. “Venho a este circuito desde que tinha apenas seis semanas de vida. Em 54 anos, nunca vi uma multidão tão grande assim. Sempre fui fã de corridas de resistência e acompanho o IMSA desde o início, mas nunca testemunhei um crescimento tão significativo como agora.”

Mike Kertscher, presidente e CEO da Road America, também notou o aumento expressivo do público. Na quinta-feira, às 7h, dezenas de campistas já formavam fila na entrada, quase 80 horas antes do evento principal no domingo. Ele chegou a brincar com Doonan, sugerindo que os carros deveriam ir para a pista imediatamente, dada a empolgação dos fãs.

A visita do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar à Road America estabeleceu um novo recorde de público, superando em 10% o recorde anterior, registrado no ano passado, segundo Kertscher. Desde 1979, o campeonato é realizado no circuito, mas nunca houve uma resposta tão massiva por parte dos fãs.

IMSA mostra a sua força

Os pilotos também notaram a crescente popularidade do evento. “É impressionante ver a força da série e o crescimento anual”, comentou Dane Cameron, que pilota o Porsche 963 #7 da Porsche Penske Motorsport ao lado de Felipe Nasr. “As boas notícias que recebemos de Doonan sobre o aumento do público e a competição com a IndyCar são muito especiais para nós. Somos considerados um nicho no automobilismo, especialmente na América, então é gratificante ver esse crescimento.”

Road America não foi um caso isolado nesta temporada da IMSA. De acordo com Doonan, sete das oito corridas do campeonato deste ano quebraram recordes de público.

“É algo especial, não é?” acrescentou Kertscher. “Duas marcas icônicas estão trabalhando juntas para oferecer um produto de primeira classe em um local de primeira classe. Os fãs estão respondendo positivamente. Estamos atraindo novos espectadores, que nem sempre são fãs tradicionais de automobilismo. Trabalhamos muito para trazer esse público novo.”

Com três etapas restantes (VIR, Indianápolis e Petit Le Mans), a expectativa é de que essa tendência de crescimento continue até o final da temporada.