Bem vindo 2010 !!!!
E começa mais um ano. 2010 para mim será um ano repleto de mudanças quando a assunto é automobilismo, e como não poderia deixar de ser vou refletir algum dos acontecimentos que irão ocorrer seja na F1, LMS em todas as categorias que passaram pelo blogger em 2009.
Schumacher de volta ao circo. Quando começaram os rumores da sua volta fiquei receoso, para mim ele já deu a sua contribuição para o automobilismo com mais de 10 anos de monotonia enquanto esteve pilotando pela Ferrari. Manipulou, fez beicinho e ganhou títulos e mais títulos sem nenhum adversário realmente competente. Até a chegada de Alonso e seu Renault azul mostrou e provou que sob pressão Schumacher erra e erra feio. Assim sendo foi Bi campeão e ao contrário de Hill, Villeneuve e Hakkinen que foram campeões com carros superiores. De 2007 até o ano passado tivemos belos campeonatos, disputas em todas as posições.
Assim do apagar das luzes de 2009 a Mercedes anuncia Schumi de volta a F1. Se vai ser campeão? Se terá um carro competitivo? Isso só vamos saber depois dos testes da pré temporada. Porem tiro por baixo o “desempenho” que ele teve na época que iria substituir Felipe na Ferrari, Andou e no final amarelou, alegando problemas físicos. Até ai é compreensível pois no nível que a F1 chegou quanto mais preparado o piloto estiver melhor. Mais nada me tira da cabeça que Schumi arrego pois viu que a Ferrari não era um carro competitivo e ele seria superado facil facil.
E agora na Mercedes? A atual geração de pilotos vê Schumacher como um ídolo, um ídolo a ser batido e batido com gosto. Depois de entender essa volta dele, acho que ela será boa para a F1. O fenômeno que foi ano passado a Brawn dificilmente será repetido esse ano ainda mais na mesma equipe. Não digo que eles não serão competitivos, a contratação de Rosberg foi acertada e a proibição de reabastecimento vai ser um ponto de interrogação para todos.
Teremos Fernando Alonso na principal equipe ao lado de Felipe Massa. Disparada a melhor dupla. Para quem gosta de emoções, intrigas e o melhor tempero latino devem torcer pela Ferrari este ano. O espanhol corre pelo tri assim como Massa corre pelo bi, sim bi porque o título de 2008 foi dele sem sombra de dúvida e se a FIA tivesse levado até o fim o escândalo de Nelsinho teríamos um campeão depois de séculos. Deixando os sonhos de lado vai ser interessante ver como será a atitude de Massa, todos sabemos que ele não é do tipo que se deixa influenciar por “sobrenome” e deve tomar a dianteira com primeiro piloto os italianos, Claro se os resultados ajudarem.
Na outra ponta teremos o lado negro da força e este responde por McLarem. A equipe da Rainha foi bem na última metade do campeonato passado e para este ano Hamilton irá ter a “ajuda” do compatriota Janson Button. Ficou claro o descontentamento de Hamilton quando soube que Button seria seu companheiro, além de ser uma atitude lastimável de um campeão do mundo mostrou um certo medo o jovem inglês. Se Button se mostrar superior vamos ter um “ vale a pena ver de novo” do tempo em que Alonso estava na equipe. Em outras palavras vamos ter um Hamilton Chorão. Estou na expectativa de ver Ferrari e Mclarem nas primeiras posições, essa é a F1 que gosto de ver, equipes tradicionais nas primeiras posições do grid.
Outra boa noticia é a presença de 4 brasileiros depois de muitos anos na F1. Rubinho da Williams para mim ainda é uma incógnita, Felipe na Ferrari o que me deixa bem feliz, Bruno Senna na Campos e Lucas de Grassi da Virgin. Dos 4 o único que não corre muito com a faca nos dentes é Rubens pois em várias entrevistas ele afirma ser um piloto mais cerebral e comedido. Os outros 3 seja nos testes que fizeram na F1 seja nas categorias de base sempre se mostraram rápidos e impetuosos. Claro que em equipes novas tudo pode acontecer e nessas horas é que o talento prevalece sobre um possível equipamento ruim. É esperar para ver. Das outras equipes espero uma boa apresentação da RBR que manteve a dupla do ano passado com Mark Webber e Vettel, a estreante Lotus com Jarno Trulli um excelente acertador de carros e Kovalainen que fez muito na GP2 e nada na McLarem. Outra equipe que voltou a ter seu nome foi a Sauber que depois que rompeu com a BMW irá apresentar seu carro agora no próximo dia 31 em Valência. E equipe irá correr com motores Ferrari e já acertou com o rápido Kamui Kobaiashi que fez uma bela apresentação nas últimas corridas de 2009. Quem vai ganhar? Quem irá entrar para a história como um perdedor? Ganhador? Tudo será respondido ou pelo menos fortes indícios dia 29 de Março nas Ruas de Melbourne.
LMS, ALMS, 24H Le Mans
Como não podia deixar de ser as categorias GT vão estar em lugar de destaque este ano aqui no site. As mudanças feitas pela ACO são profundas e o que tudo indica um campeonato mundial de protótipos pode ter inicio este ano. Por muitos anos as 24H de Le Mans foram um evento isolado e que mesmo assim sempre foi um lugar aonde as grandes montadoras gostaram e gostam de correr. A Toyota e a BMW começaram seus programas de F1 desenvolvendo protótipos que ganharam em Le Mans. Infelizmente um corrida isolada não da o retorno que essas montadoras precisam para promover e principalmente vender carros. Nos últimos anos os campeonatos criados nos moldes da LM tem crescido e atraído cada vez mais adeptos e equipes de pontas como Audi, Peugeot com orçamentos muitas vezes maiores do que os principais times da F1. Tudo isso sem o apoio da FIA que venera a F1 e acha que esta deve ser a única categoria de ponta do automobilismo. Para este ano a principal mudança é o inicio da “Le Mans Intercontinental Cup” Será uma copa do mundo das três categorias que a ACO organiza. Neste primeiro ano serão 3 corridas os 1000km de Silversonte (LMS), Petit Le Mans (ALMS) e uma prova da ASLMS que ainda não foi confirmada. Será disputada apenas por equipes com protótipos da categoria P1. Para 2011 com o novo regulamento dos carros o número de provas irá se estender para 6. É um primeiro passo para um campeonato que foi o World Sportscar Championship organizado pela FIA e que teve suas últimas provas no final dos anos 90.
Assim como o surgimento deste novo campeonato as principais equipes já divulgaram a programação para 2010. A Audi que amargou a derrota em Le Mans e na Petit LMS deve começar apresentando uma evolução do seu R15 já modificado para o campeonato de 2011. Como no ano passado a participação do time Alemão se dará nos 1000km de SPA nas 24H e na Petit Le Mans como no Le Mans Intercontinental Cup.
Nas palavras de Wolgang Ullrich o lema da Audi par 2010 é vencer. Em 2001, nas 24 Horas de Le Mans, usamos um motor TFSI pela primeira vez desde que este se tornou padrão nos veículos da produção. Em 2006, fomos o primeiro construtor de automóvel a ganhar as 24 horas de Le Mans com um carro a diesel. E no futuro nós iremos usar os nossos LMP1 para testar novos caminhos tecnológicos e para sublinhar a nossa reivindicação em pista da ‘Vorsprung durch Technik’ (ndr.: lema da Audi, que significa algo como ‘Liderança pela Tecnologia’). Por isso, saudamos o fato do Automobile Club de l’Ouest (ACO) ter anunciado a primeira competição internacional para carros LMP1. Estamos convencidos de que esta categoria do automobilismo, que é particularmente atrativa da perspectiva da tecnologia, tem tudo para ter um grande futuro e reflecte a nossa época”festeja.
Será um grande desafio para a Audi visto que seu principal rival a Peugeot que irá participar das 12H de Sebring prova de abertura da ALMS, consequentemente das 24H e da Petit e nos 1000 km de SPA . Para espanto de todos não irá competir no novo campeonato da ACO. O Carro continuará sendo o 908 HDI. Na ALM o brasileir Jaime Mello irá competir com sua Ferrari F430 no campeonato completo, e em algumas provas da LMS e 24H. Outra surpresa nesta pré temporada foi as declarações do CEO da Porsche Michael Macht na festa anual da Marca em Sttugart “O automobilismo é um elemento fundamental do DNA da nossa empresa, e irá ter um papel importante no futuro. Não sou o único no seio da Porsche tentado a voltar a ganhar à geral as 24 Horas de Le Mans” Quem sabe não vem um protótipo novo ou modificações no Spyder para transformar ele num P1?
Mudanças e mais mudanças 2010 nos reserva muitas surpresas. Bom 2010 para todos.
Opa!!! Feliz 2010 a todos que acompanham do blog do Bonga!! Especialmente ao meu amigo já entitulado assima!
Realmente a F1 neste 2010 é uma incógnita, mas acho que tem tudo para ser espetacular!
A volta do Queixo (Dic Vigarista) pela Mercedes vai ser interessante.
Realmente fiquei contente com a notícia.
Acho que foi até uma baita jogada de marketing. Várias equipes, novos pilotos, pilotos experientes…. realmente não vou perder uma corrida sequer nesta temporada!!
Abraço a todos
Gabriel