WEC e a prova de que pista velha faz corrida boa
Esperei com grande expectativa as 6 Horas de Imola. Já assisti diversas provas de endurance e de diversas categorias no circuito italiano sempre com emoção. Seja o ELMS, Le Mans Cup e até o saudoso Intercontinental Le Mans Cup (ILMC).
Se no ELMS a coisa é meio ou bem previsível, já que só temos o Oreca 07 de protótipo LMP2. No WEC o caso é outro. Se as provas estavam arrastadas (não monótonas), por causa do domínio da Toyota, o negócio mudou com a era Hypercar.
Sendo assim, a prova de Ímola tinha um sabor especial. Com esse monte de carros se comportam em um circuito normal ou “raiz”? Infelizmente o atual padrão de circuitos são de pistas largas, com faixas coloridas e estruturas que ficam lindas na televisão.
Grande maioria foi projetada por Hermann Tilke, que tem como característica, criar traçados que dificultam as ultrapassagens (A F1 que o diga) e não tem qualquer tradição seja no endurance ou qualquer categoria. Você prefere uma corrida no Catar ou em Nurburgring?
A vez de Ímola no WEC
Com um circuito normal, estreito e com pontos de ultrapassagens e com protótipos e GT3 largos, a festa ficou garantida. O que o público presenciou foi um embate entre Toyota, Porsche e Ferrari. Esta última com é de costume acabou com a corrida dela mesma, bastava o chefe da equipe olhar para o céu e gerir melhor as trocas de pneus.
Assim, ficou fácil para o Toyota #7 de Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries voltar a vencer no WEC. Uma vitória que veio depois que o chefe da equipe, Rob Leupen, cobrar do ACO/FIA o BoP de dois estágios. Bastou uma chuvinha para que tudo virasse um caos.
Porém, a vitória não veio tão fácil para os japoneses. O Porsche #6 pilotado por Kevin Estre deu trabalho no final da prova. Mas, não conseguiu superar o #7 e ainda levou uma punição de cinco segundos por ultrapassar durante um FCY.
Como a distância para o terceiro colocado, o Porsche #5 era de mais de 30 segundos, tudo manteve-se igual.
Ferrari sendo Ferrari
A Ferrari manteve uma posição dominante na metade do caminho com seus dois 499Ps de fábrica, mas os italianos deixaram cair ao manter os três protótipos com pneus slicks em uma pista que estava cada vez mais molhada.
“A informação que tínhamos do nosso lado estava obviamente errada”, disse Giuliano Salvi aos repórteres após a corrida. “Pensamos que o tempo seria apenas temporário. Os pilotos sentiram que era apenas o último setor que era crítico, mas o resto da pista era possível de gerir”.
“Mas a situação não correu bem. Aqui precisamos rever a nossa cadeia de comunicação porque com certeza foi um erro. Baseamos esta decisão em alguns cenários que estavam errados. Mas a nossa estratégia não é apontar o dedo a alguém. Somos o mesmo grupo que venceu Le Mans no ano passado como iniciantes. Lá fizemos certo e fomos heróis, agora somos zero”.
“No momento não está claro o porquê, mas com certeza deveríamos ter dividido os carros e tentamos fazer isso, mas no final não conseguimos. Precisamos revisar detalhadamente todos os procedimentos porque foi um erro claro”, lamentou.
A estratégia da Toyota
Por outro lado, a Toyota botou pneus de chuva com antecedência. A Porsche Penske Motorsport dividiu suas estratégias ao trazer o carro #6 na mesma volta e o irmão #5 para mais duas voltas antes de fazer a troca para compostos de pista molhada.
Aliás, quando todos os primeiros colocados voltaram aos slicks, Kobayashi tinha uma vantagem de cerca de 10 segundos sobre Estre, mas parar duas voltas antes do Porsche significou que ele foi forçado a economizar combustível durante seu trecho final, permitindo que Estre se aproximasse.
No entanto, o Porsche #6 de Estre e seus companheiros Andre Lotterer e Laurens Vanthoor foram classificados sete segundos atrás no final, incluindo a penalidade. Matt Campbell trouxe para casa o carro #5 que divide com Frederic Makowiecki e Michael Christensen em terceiro lugar, 25 segundos atrás do Toyota vencedor.
O melhor colocado da Ferrari foi o carro #50 de Antonio Fuoco, Niklas Nielsen e Miguel Molina em quarto lugar, após uma ultrapassagem tardia de Fuoco no Toyota #8 de Brendon Hartley.
O Toyota #8 que Hartley dividia com Ryo Hirakawa e Sebastien Buemi tinha uma estratégia quase idêntica ao carro irmão vencedor. Mas Hartley perdeu tempo com dois momentos fora da pista com pneus slicks frios no final.
A BMW parecia um desafiante ao pódio durante a pior parte da chuva, com o carro #20 de Sheldon van der Linde correndo em quarto lugar, mas um momento fora da pista e uma penalidade posterior por drive-through deixaram ele e seus companheiros de equipe Rene Rast e Robin Frijns em sexto lugar.
As duas Ferraris restantes chegaram em sétimo e oitavo, com o carro #51 de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi voltando para casa à frente do carro #83 da AF Corse de Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye.
A Peugeot salvou dois pontos para o nono lugar em uma difícil corrida de estreia para seu 9X8 revisado, enquanto o Cadillac conquistou o ponto final em 10º.
BMW vence na classe LMGT3
Já na classe LMGT3, a equipe WRT realizou uma grande vitória com seus dois BMW M4 GT3. O Porsche 911 GT3 R, #92 da Manthey PureRxcing, vencedor da pole, parecia estar em uma posição forte para repetir sua vitória dominante no Catar no início da corrida, mas a equipe errou ao trazer Klaus Bachler para pneus de chuva no pior momento possível.
Embora a pista estivesse molhada o suficiente para forçar todo o campo do Hypercar a usar pneus de chuva, houve mais uma divisão entre o campo LMGT3, com os dois Corvettes da TF Sport e o #55 AF Corse entre as outras equipes para fazer a mudança.
Por outro, lado a WRT manteve ambos os seus carros com slicks durante todo o período o que transformou a batalha pelas honras da classe numa luta entre ambos. Com Augusto Farfus no carro #31 e Maxime Martin no carro #46.
No final das contas, uma penalidade drive-through para o carro #46 por não respeitar os procedimentos do safety car virtual abriu caminho para Farfus, Sean Gelael e Darren Leung obterem uma vitória direta por 22 segundos sobre Martin, Valentino Rossi e Ahmad Al Harthy.
O Porsche da Manthey #92 de Alex Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler ficou em terceiro. Tendomais tarde voltado para os slicks, uma volta atrás dos BMWs.
Por fim, completando os cinco primeiros estavam a Ferrari #55 de Alessio Rovera, François Heriau e Simon Mann e o #27 da Heart of Racing de Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas.