Com manobra polêmica, Pipo Derani e Alexander Sims conquistam título da IMSA
Uma coisa os fãs de automobilismo não podem negar, não existe corrida apática na IMSA (alô Fórmula1?). Tivemos mais um belo exemplo na noite deste sábado, 14, durante a final da temporada 2023 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, em Road Atlanta.
Pipo Derani e Alexander Sims, conquistaram o título da temporada 2023. Com direito a uma manobra polêmica de Derani em cima do Acura #10 da equipe Wayne Taylor Racing, pilotado por Filipe Albuquerque há menos de 1 horara para o final.
Lutando pela liderança da prova de 10 horas, Albuquerque, visivelmente mais rápido que Derani, tentou uma ultrapassagem por fora no final da reta dos boxes. Não deu outra, Derani em seu traçado, acabou tocando no #10 que colidiu com a barreira de pneus.
A decisão do título após a disputa entre Pipo Derani e Filipe Albuquerque
Com o incidente, o Acura #10 abandonou e Derani e Sims conquistaram o título da classe GTP. A prova foi vencida pelo Acura #60 da Meyer Shank Racing. por sinal, a prova terminou sob bandeira amarela, após o Porsche 911 #16 da Wright Motorsports de Jan Heylen logo após um reinício, faltando cinco minutos para o final, pegou fogo.
A conclusão cheia de ação viu o #01 da Chip Ganassi Racing de Renger van der Zande terminar em segundo, dando à Cadillac o campeonato de fabricantes. Os vencedores no acura #60 foram Colin Braun, Tom Blomqvist e Helio Castroneves. Com a vitória, a equipe se despede da IMSA, focando seus recursos na Fórmula Indy.
Pipo Derani, por sua vez, cruzou a linha em sexto vencendo o campeonato. Por conta do acidente, Albuquerque foi transportado para um hospital para avaliação adicional, enquanto a IMSA não declarou nenhuma punição para a dupla do carro #31.
O Porsche #59 da Proton Competition, de Harry Tincknell, Gianmaria Bruni e Neel Jani, conquistou o terceiro lugar no geral, tendo sido um dos quatro carros da classe GTP.
Já o Porsche #7 de Matt Campbell terminando em quarto lugar ao lado dos co-pilotos Felipe Nasr e Josef Newgarden, apesar de lutar contra as vibrações no final da corrida.
O 5º do Porsche da JDC-Miller de Mike Rockenfeller, Tijmen van der Helm e Jenson Button, completou os cinco primeiros depois de uma corrida praticamente sem problemas. Por fim, os dois BMW M Hybrid V8 do Team RLL ficaram em sétimo e oitavo, atrás do Cadillac #31.
PR1/Mathiasen fatura título na classe LMP2
Na classe LMP2, a equipe PR1/Mathiasen Motorsports, de Ben Keating e Paul-Loup Chatin consagraram-se campeões com um terceiro lugar na classe. Assim, a dupla dividiu o Oreca 07 #52 com Alex Quinn.
A vitória na classe ficou com a equipe Crowdstrike Racing by APR, Nolan Siegel e George Kurtz. Além disso, os rivais mais próximos de Keating e Chatin no campeonato, a dupla do #11 da TDS Racing Oreca, composta por Mikkel Jensen e Steven Thomas abandonou faltando três horas e 20 minutos para o fim nas mãos do dinamarquês.
Já na classe LMP3, as honras foram para o #30 da Jr III Racing de Garett Grist, Dakota Dickerson e Bijoy Garg. Isso aconteceu depois de um incidente no final da corrida entre Grist e o vencedor do campeonato da classe, o #74 de Felipe Fraga, que forçou o brasileiro a ir aos boxes a 20 minutos do final. Assim, ao deixar o carro da Riley para terceiro na classe, o piloto Gar Robinson conquistou o título da classe
Briga entre Porsche e Mercedes na classe GTD
A equipe WeatherTech Racing venceu a classe GTD-Pro depois que o piloto de fábrica da Mercedes-AMG, Daniel Juncadella, segurou o piloto da Porsche, Kevin Estre, no final das dez horas.
Juncadella, Jules Gounon e Maro Engel conquistaram a quarta vitória do Mercedes-AMG GT3 Evo #79 na temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Tornando a operação dirigida pela Proton Competition a equipe GTD-Pro de maior sucesso em termos de vitórias.
O campeonato Pro, no entanto, foi para os pilotos da Lexus, Jack Hawksworth e Ben Barnicoat. Que conquistaram a pole. A tripulação da equipe Proton viu Juncadella pular do terceiro lugar para a liderança da classe. Quando todos os carros GT entraram em um período de bandeira amarela faltando uma hora e 20 minutos para o fim.
Aliás, qualquer possibilidade de uma corrida com economia de combustível até a bandeira foi descartada por outra advertência, após um incidente entre dois competidores do GTP na Curva 1.
A competição na classe GTD-Pro, em vez disso, se transformou em uma batalha acirrada entre Juncadella e Estre. Que foi convocado para o #9 da Pfaff Motorsports para o final da temporada ao lado de Patrick Pilet e Klaus Bachler.
Estre permaneceu menos de um segundo atrás de Juncadella até que outra bandeira amarela ocorreu a 14 minutos do final. Mas o francês não conseguiu ultrapassar o Mercedes-AMG no breve espaço de tempo antes de uma interrupção final causada por outro acidente.
Os demais competidores da IMSA
Além disso, o contato entre o Lamborghini da equipe Iron Lynx de Mirko Bortolotti e o Porsche da Wright Motorsports de Jan Heylen resultou em danos traseiros que terminaram em um incêndio na traseira do carro.
Heylen ficou em segundo lugar na classe GTD, vencida pela Forte Racine Loris Spinelli, Misha Goikhberg e Patrick Liddy. A equipe se recuperou de duas penalidades na oitava hora. A primeira para Goikhberg girando Roman De Angelis e a segunda para sua equipe de box trabalhando em seu carro fora do box designado.
Assim como o Mercedes-AMG da WeatherTech Racing, o Lamborghini #78 assumiu a liderança durante a movimentada rodada final de paradas. Assim, Heylen no final da corrida deixou o segundo lugar no GTD para o trio da Turner Motorsport formado por Robby Foley, Michael Dinan e Patrick Gallagher.
Em parceria com Trent Hindman e Max Root, o piloto da Wright Motorsports, Alan Brynjolfsson, subiu ao pódio em sua última corrida. Os pilotos da Risi Competizione, Daniel Serra, Davide Rigon e Alessandro Pier Guidi completaram o pódio no GTD-Pro atrás dos três primeiros colocados do GTD.
Campeões pelo caminho
Os campeões das classes GTD-Pro e GTD abandonaram a corrida em incidentes separados. Hawksworth e Barnicoat, de Vasser Sullivan, tentavam vencer, no entanto, seu Lexus RC F GT3 #14 retirou-se da liderança. Quando Barnicoat rodou na Curva 3 com pneus frios e atingiu uma placa publicitária.
Bryan Sellers e Madison Snow garantiram o título da classe GTD antes de seguirem para Road Atlanta. Além disso, a corrida terminou quando o co-piloto Corey Lewis bateu na traseira do Acura da Meyer Shank Racing. Causando danos à cremalheira da direção do BMW M4 GT3 #1.
Outra vítima notável foi o Chevrolet Corvette C8.R #3. O carro começou bem e liderava na classe GTD-Pro na sexta hora com Tommy Milne quando desacelerou abruptamente após um “problema de motor ainda a ser determinado”, de acordo com a equipe.
2 comentários sobre “Com manobra polêmica, Pipo Derani e Alexander Sims conquistam título da IMSA”
Comentários estão encerrado.