bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Equipes que competem na classe LMP2 do WEC de olho no ELMS

Com a decisão da organização do WEC de extinguir a classe LMP2 do Mundial de Endurance em detrimento aos protótipos da classe Hypercar e a chegada da classe GT3, diversas equipes buscam uma alternativa para  manter-se no endurance a partir de 2024. 

Aliás, a classe LMP2 será elegível apenas nas 24 Horas de Le Mans com 15 vagas. por isso, as opções viáveis são o European Le Mans Series, Asian LMS e IMSA. 

Baseadas em sua grande parte na Europa, as equipes seguem o caminho natural, o ELMS. Nesta temporada, a série europeia teve 17 carros nas classes LMP2 e LMP2/Am durante as 4 Horas de Paul Ricard

Porém, outro problema surge no horizonte, onde alocar os carros da classe LMP3? Ainda em Paul Ricard, 12 protótipos LMP3 competiram no ELMS e 30 no Michelin Le Mans Cup em Paul Ricard. 

Outras equipes migraram para a IMSA, como é o caso da United Autosport e a Sean Creech Motorsport com um protótipo Ligier. Para “piorar”, os GT3 também estarão no ELMS. 

Por fim, o ACO que organiza essas séries, espera aproximadamente 20 inscrições para os LMP2 nas 24 Horas de Le Mans. Este é um problema que muitos campeonatos gostariam de ter.