Alpine vence as 6 Horas de Monza pelo Mundial de Endurance
A equipe Alpine venceu na tarde deste domingo, 10, a etapa de Monza do Mundial de Endurance. Os pilotos André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere aumentaram sua vantagem de pontos, liderando a classe Hypercar.
Nesse sentido, o Alpine #36 conquistou a vitória na corrida à frente do #8 da Toyota de Ryo Hirakawa, Brendon Hartley e Sebastien Buemi. As primeiras horas de prova tiveram a liderança da equipe Glickenhaus. O brasileiro Pipo Derani mostrou um bom ritmo e o carro parecia invencível.
Contudo, tudo se perdeu, quando Derani foi forçado a cumprir um pênalti por uma infração durante uma bandeira amarela. Ainda sim, a equipe abandonou quando uma falha repentina no turbocompressor apareceu.
A equipe Peugeot que estreou em Monza, também teve problemas de desempenho e confiabilidade. A batalha evoluiu para uma briga entre Alpine e a Toyota.
Leia também: IDEC Sport vence as 4 Horas de Monza pelo ELMS
Na quinta hora, o Toyota #7 de Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez assumiu a liderança, com o #8 o Alpine em terceiro. Vaxiviere posteriormente abriu caminho de volta, ultrapassando o carro #8 de Ryo Hirakawa antes de se envolver em uma longa batalha com Kobayashi que culminou com um contato na reta principal, causando um furo no pneu do Hypercar japonês.
Depois que o Toyota nº 7 também foi punido pelo incidente, deixou a Alpine livre para reivindicar sua segunda vitória da temporada.
Luta na classe LMP2
A equipe WRT conquistou a primeira vitória da temporada com o Oreca #41 de Rui Andrade, Ferdinand Habsburg e Norman Nato. Eles foram superiores ao #38 da equipe JOTA de Antonio Felix da Costa, Roberto Gonzalez e Will Stevens.
A equipe belga abriu caminho na corrida e liderou nas primeiras horas. O Oreca #22 da United Autosports, um dos primeiros líderes, encontrou problemas no sensor de aceleração e desistiu da disputa.
Nesse ínterim, o carro da JOTA liderou boa parte da prova, antes de ser eliminado quando Jonathan Aberdein fez contato com o Porsche 911 RSR-19 #92 de Kevin Estre enquanto Aberdein estava em quarto lugar, embora ainda na disputa pela vitória.
Depois disso, o segundo carro da equipe assumiu a liderança até que uma parada mais curta para Habsburg viu o austríaco à frente de Stevens. Com o britânico incapaz de diminuir a diferença. Habsburg conquistou a vitória.
A Vector Sport conquistou seu primeiro pódio no campeonato com Nico Mueller, Sebastien Bourdais e Ryan Cullen em terceiro no Oreca #10. A Inter Europol Competition terminou em quarto, com o LMP2 #23 da United Autosports completando os cinco primeiros.
Corvette vence na classe GTE-Pro
A Corvette Racing conquistou sua primeira vitória na classe fora das 24 Horas de Le Mans. Nick Tandy e Tommy Milner estavam em segundo C8.R #64 e pareciam prontos para terminar no pódio quando o Ferrari 488 GTE Evo #52 de Miguel Molina e Antonio Fuoco teve que parar para completar o combustível.
Assim, a Ferrari #52 liderou o depois que seu carro-irmão cumpriu uma penalidade por uma infração técnica, que derrubou o carro para o terceiro lugar depois de liderar grande parte das primeiras trocas. A partir daí, Alessandro Pier Guidi passou a travar uma batalha contra o Porsche nº 92 de Estre.
O francês acabou sendo penalizado por contato com Pier Guidi, bem como o incidente anterior com Aberdein, do JOTA. Estre e Michael Christensen terminam em quarto, enquanto Gianmaria Bruni e Fred Makowiecki completam os cinco primeiros.
A Dempsey-Proton Racing venceu o GTE-Am, com o Porsche #77 de Christian Ried, Harry Tincknell e Sebastian Priaulx vencendo em uma corrida que foi marcada por um grande acidente com o Aston Martin #33 da TF Sport Aston conduzido por Henrique Chaves.
We are all happy to see Henrique Chaves able to step out of his TF Sport Aston Martin after this dramatic crash at Variante Roggia.#WEC #6HMonza @OfficialTFSport pic.twitter.com/vYqiXRgTvi
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Chaves, juntamente com Ben Keating e Marco Sorensen, liderou a primeira metade da corrida depois de assumir a liderança da classe da equipe Iron Dames, que marcou a pole. Rahel Frey, Sarah Bovy e Michelle Gatting. As meninas terminaram em segundo.
Por fim, o terceiro lugar é do Porsche #46 do Team Project 1, de Matteo Cairoli, Mikkel Pedersen e Niki Leutwiler.