24 horas de Le Mans 2013–Classe LMP1
A P1 é aonde todos os pilotos sonham em um dia estar. A principal classe do endurance a tempos tenta recuperar a glória do passado que não é tão distante mas que com crises financeiras e pouco apoio de fabricantes afastou equipes e fabricantes.
Audi R18 E-Tron Quattro – Favoritos!
n°1 – Audi Sport Team Joest – Lotterer-Fässler-Tréluyer
n°2 – Audi Sport Team Joest – Kristensen-Duval-McNish
n°3 – Audi Sport Team Joest – Gené-Di Grassi-Jarvis
A Audi quando entrou no endurance foi contra uma “mania” comum aos fabricantes no começo dos anos 2000. Enquanto a maioria preferia a F1 os Alemães apostaram suas fichas aonde se ganha quem tem o melhor carro. E deu certo. Em 14 edições que participou a Audi venceu 11. Também foi a montadora que mais investiu em tecnologia seja com o motor Diesel ou a tração Quattro. Com três carros aonde temos o brasileiro Lucas di Grassi talvez o maior rival da equipe seja ela mesmo com uma disputa acirrada principalmente entre o carro #1 de Fassler, Lotterer e Treluyer contra o #2 dos campeões Kristensen, McNish e Duval.
Toyota TS030 Hybrid – Hora da afirmação?
n°7 – Toyota Racing – Wurz-Lapierre-Nakajima
n°8 – Toyota Racing – Davidson-Buemi-Sarrazin
A Toyota surpreendeu todos o ano passado vencendo etapas do WEC e deu um tempero a mais na disputa depois que a Peugeot desistiu do endurance. Naquela época muitos diziam que finalmente a Audi tinha encontrando um rival a altura. Porém em 2013 parecia outra equipe e em nenhum momento chegaram perto dos rivais Alemães. A aposta é nos pilotos experientes e na maior autonomia de combustível. O objetivo é claro. Vencer sua primeira Le Mans.
Lola B12/60 – Toyota – Rebellion Racing.
n°12 – Rebellion Racing – Prost-Jani-Heidfeld
n°13 – Rebellion Racing – Belicchi-Beche-Cheng
A equipe surgiu em 2007 e desde então vem mostrando um profissionalismo e crescimento incríveis. Talvez seu maior pecado é ter nascido em uma época que os modelos a Diesel tenham dominado a maioria das corridas ao redor do mundo. Porém quando não temos os “oficiais” a conversa é outra e a equipe mostra seu real potencial. Em 2012 venceram Petit Le Mans e e o troféu de melhor equipe privada no WEC. Os pilotos são experientes e o motor Toyota super confiável. Espera um pódio.
HPD ARX-03C – Strakka Racing.
n°21 – Strakka Racing – Leventis-Watts-Kane
Equipe que começou com carros de turismo estreou no endurance em 2009 e venceu as 24 horas na classe P2 em 2010. Outro feito da equipe ainda em 2010 foi vencer a etapa da Hungria no geral com seu LMP2. Tem feito boas disputas com a Rebellion. O modelo HPD é confiável assim como a trinca de pilotos entrosados. Existe a esperança.