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Endurance tratado a sério!
Rebellion Racing vence com Bruno Senna e conquista terceiro lugar com Nelsinho Piquet
(Foto: Divulgação)
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À frente do trio completado pelos franceses Nicolas Prost e Julien Canal, Bruno Senna conquistou uma importante vitória nas 6 Horas de Xangai, oitava e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC. Ao ganhar pela terceira vez no ano, repetindo os resultados do México e Japão, o piloto da Rebellion Racing assumiu a ponta da classificação da divisão LMP2, abrindo quatro pontos de vantagem sobre o chinês Ho-Pin Tung, o britânico Oliver Jarvis e o francês Thomas Laurent, quarto colocados na prova deste domingo.

E foi uma vitória completa, de lavar a alma pela chegada à liderança depois de descontar uma desvantagem que bateu nos 46 pontos ao longo da temporada. Na véspera, Bruno, o mais rápido do qualifying, alcançou a primeira pole do ano; hoje, além de imprimir um ritmo fortíssimo durante toda a corrida, registrou também a melhor volta da prova. Ficou mais perto do título restando somente as 6 Horas do Bahrein, no próximo dia 19, quando basicamente ele e o Canal precisarão apenas terminar à frente do carro número 38 da Jackie Chan DC Racing – Prost, que não correu em Nurburgring, está fora da disputa. A decisão virou um mano-a-mano entre Bruno-Canal e Tung-Jarvis-Laurent, embora matematicamente o norte-americano Gustavo Menezes, segundo na China ao lado do paulista André Negrão e do francês Nicolas Lapierre, ainda tenha chances remotas.

Bruno fez mais uma corrida irretocável no Mundial de Endurance. Largou na frente e entregou o carro a Canal na liderança; na parte final, recuperou o comando da prova, perdido durante uma parada nos boxes seguida a um período de bandeira amarela em toda a pista, quando restava pouco mais de uma hora e ainda cruzou a linha de chegada com confortável folga sobre o segundo colocado. “Acho que agora estamos onde deveríamos estar desde o início do campeonato. Começamos sem testar, praticamente virgens com o carro, e tivemos de desenvolvê-lo ao longo do ano. E era um carro com muito potencial”, explicou.

 A decisão no Bahrein promete ser emocionante. Bruno diz que a equipe entrará para ganhar a corrida, mas não ignora que há algo mais significativo em disputa. “Vamos correr com a mentalidade de sempre, de chegar na frente. Mas é claro que estaremos de olho nos adversários diretos. Tudo o que eles não podem fazer é ganhar. Todos os demais resultados nos favorecem, mesmo que a gente termine atrás deles na última etapa”, completou.

Nelsinho no Pódio

(Foto: Divulgação)
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O piloto da Rebellion Racng garantiu o top3 com uma ultrapassagem espetacular a dez minutos do fim da corrida para igualar o melhor resultado no ano. Piquet Jr. foi o responsável por iniciar a prova e no começo acabou tendo um contato com um adversário. Com o ritmo de prova prejudicado por ter ficado preso no tráfego com outros protótipos, além de outro contato com um carro da classe GT, o brasileiro chegou a estar na sétima colocação.

Aos poucos, a tripulação do carro #13 se recuperou na prova, com o suíço Mathias Beche, o dinamarquês David Heinemeier-Hansson e o próprio Nelsinho levando o trio ao quarto lugar e até ocupando a terceira posição em alguns momentos da corrida. Nelsinho assumiu o protótipo Oreca para as últimas horas de corrida e estabeleceu um forte ritmo antes do último reabastecimento para entrar na briga direta por um lugar no pódio. Após o último pit stop, Piquet Jr. estava em quarto, mas próximo do concorrente à sua frente.

A dez minutos do fim, Nelsinho colou de vez no chinês Ho-Pin Tung e, depois de pressionar o adversário por algumas voltas, conquistou o terceiro lugar com uma ultrapassagem sensacional por fora nos “Esses” de alta velocidade no miolo do traçado. Depois, o brasileiro abriu vantagem e garantiu o terceiro lugar.

“Terminamos em terceiro, o que foi um bom resultado. No começo da corrida, tivemos algumas complicações, tive um contato na briga pelo segundo lugar e perdi algumas posições. Depois estava dando volta em um dos GTs, que acabou me batendo e perdi uns dez segundos. Tentei recuperar, mas o setup que escolhemos não foi para a direção certa, então sofremos bastante com isso, nossos pneus acabaram nos meus dois primeiros stints, nos quais eu usei o mesmo jogo de pneus só parando para reabastecer. Dali em diante, tivemos de andar bem mas tomando muito cuidado com o pneu para conseguir ter dois stints com o mesmo pneu e não perder tanto tempo no fim. Fiz uma boa corrida de recuperação, é claro que dei sorte com batidas de outros LMP2. Consegui passar um adversário no fim, o que foi legal e me deu o pódio. Queríamos ter vencido mas pelo setup que escolhemos não daria para ganhar, mas dava para ter ficado em segundo. Vamos para a última corrida e tentar vencer a primeira na temporada”, comentou o piloto.

Nelsinho Piquet encerra sua participação na temporada-2017 do FIA WEC no dia 18 de novembro, com as 6 Horas do Bahrein.

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