Proton Competition é desclassificada do Mundial de Endurance

Equipe teve todos os pontos retirados. (Foto: Divulgação)

A equipe Proton Competition foi desclassificada do Mundial de Endurance. Todos os pontos,de todos os campeonatos disputados pela equipe na atual temporada, foram retirados. A punição aconteceu depois de um abastecimento suspeito na etapa de Fuji. De acordo com os regulamentos o abastecimento não pode ser feito em menos de 45 segundos.

Os dois carros (#77 e #88) foram punidos, além da apresentação de um relatório sobre a infração, aos comissários da etapa de Xangai. Acontece, que os dados contidos neste relatório, foram adulterados.

Decisão carro #77

Decisão carro #88

Foi verificado que dois segundos foram “adicionados” ao tempo final de reabastecimento reais. As investigações apontaram que a adulteração foi feita também na etapa de Silverstone.

De acordo com a equipe, o erro foi causado por um dos dos engenheiros do time, que foi demitido. Porém não se sabe o nome do colaborador, nem até que ponto ele participou da adulteração. Mesmo que existisse um nome, a punição caberia já que ele trabalhava para a equipe, que deveria saber de todos os atos dos seus subordinados.

Os comissários chegaram a conclusão que houveram diversos “processos fraudulentos”. A equipe vai recorrer da decisão. Não se sabe se a vitória em Le Mans do #88, será cassada, nem a entrada automática para a prova de 2019. Com as alcunhas de Dempsey Proton e Proton Competition possui, quatro entradas garantidas.

A retirada dos pontos da equipe não serão repassados para seus adversários.

 

Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *