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Endurance tratado a sério!

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Alguns circuitos por mais que sejam disputadas provas das mais diversas categorias sempre vem a mente esse ou aquele tipo de carro. Como os carros da forma Indy em Indianápolis ou os carros de GT em Le Mans. Com certeza quando se pensa num Fórmula 1 se pensa em Monza. O “Autódromo Nazionale de Monza” teve sua origem no ano de 1922 e foi concebido pelo sucesso do grande premio da Itália realizado um ano antes em Montichiari. Desde então tem sido um dos principais autódromos do mundo.

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O novo e o velho se encontram em Monza

Ao contrário das obras atuais que demoram anos a pista foi erguida em espantosos 110 dias com uma extensão de 10 Km, poderia ter sido 14 mais o poder judicial achou que tal extensão iria prejudicar a paisagem. Atualmente é o circuito mais rápido da Europa, perderia para Le Mans se este não tivesse 2 chicanes na reta mulsane ou para o antigo circuito de Hockenheim que foi literalmente destruído para dar lugar a monótona versão atual.

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Entrada para a reta dos boxes em 1955

Talvez o que ajude e muito esse “culto“ dos italianos para o circuito seja seu Oval que até hoje é umas principais atrações do complexo que também tem um parque. O Oval ou “Banking” foi umas das primeiras coisas que me vem à cabeça quando penso ou busco informações sobre Monza. Talvez por ter em mente que oval é coisa de americano e nascar, mas não. O oval de Monza sintetiza algo que não temos mais no automobilismo. Circuitos de verdade. O oval fez tanto sucesso que em 1957 aconteceu algo realmente inédito para o automobilismo na época. A “Corrida dos dois Mundos” evento que contou com os carros da USAC (United States Auto Club) que viu ali uma chance de promover o estilo americano de construir carros no velho continente. Ao todo foram apenas duas edições misturando carros tipicamente americanos. Nestes dois anos a corrida foi vencida por pilotos do “novo continente”.

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Dois momentos da F1 no finado oval.

Construído em 1954 o oval teve sua primeira prova de F1 já em 1955, numa época que segurança não era sinônimo de Fórmula 1. Ele foi usado regularmente até 1969, depois disto o circuito misto é usado desde então.

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Acidente com Fittipaldi em 1993

Nem tudo são flores para Monza. Em 1979 o mundo viu a morte do Piloto Ronnie Peterson ainda nos primeiros metros no inicio da prova. Foi também em Monza que foi introduzido o uso de semáforo para dar início a corrida. Como o fiscal não estava habituado com tamanha modernidade deu a luz verde sem que todos os carros estivessem realmente parados. O resultado foi os carros das últimas posições mais rápidos dos que os primeiros. O que resultou numa batida na primeira chicane levando a morte Peterson. Também em 1993 tivemos o espetacular acidente de Chistian Fittipaldi decolando com sua Minardi depois de um toque na última volta no companheiro de equipe Pierluigi Martini. Christian saiu sem nenhum machucado grave porem com um belo susto e seu acidente como um dos mais espetaculares da F1 moderna.

 

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Monza hoje.

2 comentários sobre “Monza – Templo da F1

  1. nossa.. realmente.. falar em F1 sem pensar em Monza é muito difícil. Com certeza algumas das melhores corridas de F1 e outras categorias já aconteceram ali. Circuito rápito, mas com partes mais seletivas.
    Enfim… sobre o oval… não lembro exatamente… mas acho que não era oval exatamente como os americanos. Ou era?
    Enfim… texto perfeito novamente bonga! Parabéns meu velho!

  2. Texto bunito!, mas bonito mesmo é o circuito! ainda acho que falta akela emoção que tinha nas corridas de antigamente… hoje em dia nao temos mais muitas disputas acirradas nas pistas… nem acidentes, sei-lá, parece tudo muito matemático..

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