Le Mans Cup terá “Garagem 56” em 2019

Categoria é disputada por protótipos LMP3 e GT3

(Foto: Divulgação)

O Le Man Cup terá novidades para a temporada 2019. A ACO confirmou nesta segunda-feira, 03, mudanças para deixar o campeonato mais atraente. A principal delas é a participação de projetos inovadores. Nos mesmos moldes da Garagem 56 que é praticada nas 24 Horas de Le Mans.

As equipes podem apresentar protótipos que empreguem novas tecnologias. Todos os projetos serão avaliados por um comitê técnico e devem ter garantias de segurança, desempenho e confiabilidade.

Ele poderá participar de quaisquer corridas, mas não marcará pontos. A equipe estará sujeita ao mesmo tempo de permanência de pilotos dentro do carro, assim como tempos mínimos de classificação e pitstop. A entidade pode suspender a obrigatoriedade de reabastecimento, se o projeto não precisar do artifício para funcionar.

Equipes só terão pontos válidos para a obtenção do título, se participarem de todas as corridas da temporada. Também será autorizado o uso de um jogo extra de pneus usados. Os carros da classe GT3 terão cinco conjunto, incluindo dois conjuntos de pneus usados. Equipes LMP3 terão quatro jogos, sendo dois usados.

Sessões de testes coletivos para pilotos com categorização bronze, serão exclusivos para os pilotos que forem classificados pela FIA. Em cada corrida os testes coletivos para esses pilotos não serão obrigatórios, não havendo limitação de pneus.

Também será adotado sistema de handicap para os pitstops. As cinco primeiras equipes GT3, terão vantagens em cada corrida. A pontuação será baseada nos pontos obtidos na corrida anterior. O cálculo do Pitstop Handicap para o top 5 será o seguinte: (Número de pontos dos concorrentes 1º / 2º / 3º / 4º / 5º colocados – número de pontos do sexto concorrente colocado) x 0,5 = segundos adicionais ao tempo do pitstop. Não haverá nenhum impedimento no pitstop para o 6ª colocado na classificação ou menor no evento anterior. O número de segundos adicionais arredondado para o segundo mais próximo deve ser adicionado ao tempo pitstop referência.

A temporada 2019 do Le Mans Cup inicia com os testes oficiais em Paul Ricard no dia 10 de abril.

Campeonato é disputado por protótipos LMP3 e GT3

Published
1 semana ago
Categories
GT3 Le Mans Cup
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *