bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

f1_grand_prix_logo 

18.04.2010 Shanghai, China, 
Jenson Button (GBR), McLaren Mercedes - Formula 1 World Championship, Rd 4, Chinese Grand Prix, Sunday Race - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Batchelor / xpb.cc Dobradinha da McLarem foi consistente.

A boa corrida em Xangai (graças a São Pedro) poderia ter sido um passeio e tanto de Button quanto de Rosberg se não fosse o carro de segurança que entrou do nada quando os dois pilotos estavam a kilometros de distancia de qualquer outro competidor. Por mais que digam que foi por causa dos pedaços do carro da STR isso não me convenceu. Se tinha 2 ou 3 pedaços pequenos na pista estes foram muitos. O fato é que a direção de prova tentou dar uma “emoção” a mais na prova ponto o carro de segurança e alinhando os pilotos novamente.

Foi uma atitude errada. Jogou por terra o bom trabalho tanto de Button quanto de Rosberg que com seus talento andaram a maior parte do tempo com pneus de pista seca em um asfalto liso como um jundiá. O SC não mudou em nada e só ajudou um piloto, o trapalhado Hamilton que novamente fez uma ótima corrida e terminou em segundo. Hamilton tem sido o diferencial quando o assunto é emoção em corridas molhadas. O menino é bom, mas está sentindo a pressão de ter um companheiro de equipe mais cerebral do que ele. Button pode não fazer belas ultrapassagens ou lutar ferozmente por uma posição, mas sabe preservar o carro para os momentos críticos. Não duvido que Hamilton tentasse algo contra ele se não fosse uma intervenção da equipe. Antes dois pilotos no podium do que dois pilotos no muro.

Tivemos belas disputas em todas as posições. Claro que se não fosse a chuva a história teria sido outra por isso já recomendei a FIA providenciar carros pipa para molhar as pistas em dias de prova.

A chuva pode ser amiga e mostrar o melhor e o pior das pessoas. Mostrou o bom desempenho de Button e do “cerebral” Rosberg que não errou. Mostrou também um Vettel pouco combativo em pisos adversos. Se não tivesse chovido com certeza ele teria ganho a prova com folga pois a pista favorecia o bom carro que tem. A chuva nivelou pilotos. Rubinho fez milagre com seu carro e o levou além de onde poderia e terminou em 12º. Petrov em 7º mostrou coragem para um piloto que começou agora a correr entre os grandes. E mostrou talento para segurar medalhões do porte de Webber, Massa e Schumacher.

18.04.2010 Shanghai, China, 
Lewis Hamilton (GBR), McLaren Mercedes and Michael Schumacher (GER), Mercedes GP Petronas - Formula 1 World Championship, Rd 4, Chinese Grand Prix, Sunday Race - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Batchelor / xpb.cc Um foi o nome da prova o outro a decepção

O “pior” para mim ficou com os dois melhores pilotos do grid. Alonso e Schumacher. O espanhol já começou errado furando a largada e consequentemente sofrendo sua punição. Alonso está com medo de Massa e pela consistência do brasileiro. Medo que culminou com a cortada no brasileiro na entrada dos pits para poder fazer sua troca de pneus antes do brasileiro. A FIA devia ter punido Alonso novamente. Este caso abre um grave precedente entre ele e Massa. Alonso quer ganhar as coisas no grito, fazer prevalecer seus dois títulos a qualquer custo. Não acho isso errado, mais que seja feito de forma limpa. E se Massa não tivesse tirado o carro e os dois tivessem batido? Pois é a Ferrari mais uma vez perdeu a chance de punir severamente Alonso pela atitude. Atitude esta que já aconteceu com ele e Hamilton na McLarem e que culminou com a guerra entre os dois em 2007.

Massa devia ter posto a boca no trombone e não posto panos quentes em cima da situação. Aquilo não foi coisa de corrida. E o brasileiro deveria ter sido o primeiro a reclamar. Se não tivesse ocorrido tal manobra Massa poderia ter chego muito mais a frente do que o 9º lugar. Duvido que o assunto se alongue entre os dois ou entre a equipe. Só espero que agora o pequeno brasileiro não de uma de bebe chorão como Rubinho fazia nos gloriosos tempos de Schumacher na Ferrari.

FIA também deu uma derrapada em Hamilton e Vettel pela “brincadeira” que os dois fizeram na saída dos boxes. Não é de hoje que a entidade é convalescente com as barbeiragens do inglês mais esta poderia ter causado graves acidentes se um mecânico meio avulso ali estivesse no lugar errado. Vai adiantar punir depois da corrida? Para mim punição tem que ser durante a corrida sem firulas e sem medo de cara feia. Hamilton já fez das suas andando em zigue zague na última corrida. Daqui a pouca vai começar a andar com um machado acertando os outros competidores.

18.04.2010 Shanghai, China, 
Fernando Alonso (ESP), Scuderia Ferrari, F10, Felipe Massa (BRA), Scuderia Ferrari, F10 - Formula 1 World Championship, Rd 4, Chinese Grand Prix, Sunday Race - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Photo4 / xpb.cc - LEGAL NOTICE: THIS PICTURE IS NOT FOR ITALY Aonde isso vai parar?

Schumacher para mim depois da corrida podia ter pego suas coisas e voltado para casa. Foi ultrapassado mais de 9 vezes e quase todas de forma primária. O único que sofreu um pouco mais para passar o alemão foi Hamilton. Antes que falem que ele tem 40 e poucos anos e está “aprendendo” a pilotar de novo existem pilotos em outras categorias com a mesma idade ou mais velhos dando de 10 a 0 em franguinhos de 20, 21 anos. A prova tinha tudo para Schumy ser a diferença pois sempre foi um mestre em situação adversas. Me lembro em 95 em SPA que ganhou a corrida embaixo de chuva fazendo ultrapassagens em Damon Hill usando pneus slick enquanto o inglês já estava com pneus de chuva. Shumy perdeu uma bela oportunidade de fazer valer todos os seus títulos e recordes que todos falam e exaltam em tudo que é canto.

Outro que também fez uma corrida interessante foi Sutil com seu Force India. Não merecia o 11º lugar pois foi combativo principalmente com Hamilton. Bruno Senna também tirou leite de pedra e conquistou um 16º. Para ele terminar a corrida é o único alento até o momento. Di Grassi não completou a prova. A próxima etapa é o monótono GP da Espanha. Vamos rezar para que chova.

Apenas para relembrar a foto abaixo é do GP da Espanha de 2007 aonde a “rivalidade’” Massa e Alonso começou.

13.05.2007 Barcelona, Spain, 
Start, Felipe Massa (BRA), Scuderia Ferrari, F2007, Fernando Alonso (ESP), McLaren Mercedes, MP4-22, Lewis Hamilton (GBR), McLaren Mercedes, MP4-22, Kimi Raikkonen (FIN), R‰ikkˆnen, Scuderia Ferrari, F2007 - Formula 1 World Championship, Rd 4, Spanish Grand Prix, Sunday Race - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Davenport / xpb.cc Vamos ter um repeteco este ano?

1 comentário em “F1 – Xangai – Opinião

  1. Belo Post Bonga, meu amigo!
    Foi realmente uma corrida interessante. Mais pela ajuda do tempo do que por outra coisa.
    Ainda ta tudo meio incerto. Ninguém foi realmente consistente em todas as corridas.
    A partir da “temporada” européia as equipes atualizam os carros e aí sim começa a aparecer os melhores.
    Acho que a mclaren ja nivelou ou passou a ferrari no inicio do ano.
    A Red Bull ainda tem o melhor carro.
    O Schumi ta foda… vamos ver… proxima corrida alem de atualizações terá um novo chassis.

    Esperamos as proximas corridas!!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.