bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

positivo

A F1 pode ser comparada com uma típica receita de bolo da vovó. Para o bolo ou a cuca darem certo é preciso que todos os ingredientes estejam na dose certa para que um não sobressaia o outro. Seja o trigo, o açúcar o fermento e por ai vai. Na corrida de SPA o bolo da F1 deu certo. o Trigo era a pista (pista boa e rara na F1), o fermento os pilotos e o açúcar a chuva que sempre nos dá belas apresentações e faz a moçada trabalhar.

Tivemos uma bela apresentação neste final de semana. Poderia ser uma corrida normal pois SPA sempre nos brinda com ótimos espetáculos, porém com a F1 atual só tem um ou duas pistas boas a expectativa de uma boa corrida foi grande e assim se confirmou. Claro que uma ajuda de São Pedro na atual faze do campeonato é sempre bem vinda e essa molecada nos dá boas doses de trapalhada.

Para começar Vettel mais uma vez prova por A + B que ainda não está maduro o suficiente para ser campeão ou vencedor. Ganhar corridas ele já ganhou mais convencer ainda não. Queria ver Bruno Senna ou o Digrassi com o carro da RBR poderiam não ganhar nada mais com certeza saberiam trabalhar melhor em momentos críticos. O jovem alemãozinho parece que não percebe que ele corre com mais 21 pilotos com o mesmo objetivo. Ganhar.  O toque que teve com Button foi algo primário, frear em uma pista molhada, a quase 300 km/h e virar o volante para a esquerda. Obvio que ele iria rodar e levasse quem tivesse a frente. Se quisesse fazer a manobra teria que ter vindo do lado esquerdo bem antes e fazer a manobra. Ele estava muito mais rápido que Button e naquele momento o Inglês não iria oferecer resistência. A punição de passar pelos boxes é pouca. Lembro que a alguns anos o piloto Scott Speed perdeu sua super licença por ser “ perigoso” demais. Será que isso não se aplica a Vettel? Uma coisa é ser um piloto  arrojado, determinado outra é ser burro. Ele ainda está na segunda opção. 

Hamilton que era igual ao seu concorrente no inicio da carreira sobre aproveitar as adversidades e não soltou mais o primeiro lugar. Pilotou com maestria e em nenhum momento foi ameaçado, nem quando deu aquela escapada no final. Webber chegou perto mais não a ponto de incomodar o ponteiro. Escapada que seu grande amigo Fernando Alonso também deu mais não teve a mesma sorte de sair ileso. Bateu e não completou. Este não foi o final de semana do Espanhol. Faz um treino mal, depois é acertado por Rubinho e por muita sorte não abandona mas no final acaba rodando sozinho. Será algum praga pela vergonheira do GP da Alemanha? Alonso está correndo sob pressão mais pressão do que Massa que apesar das limitações do carro conseguiu um 4º lugar. Fez um treino melhor e mesmo na chuva foi superior ao espanhol.

Webber jogando pelo campeonato e principalmente com o bom braço que tem acabou em segundo seguido sempre de perto pelo bom Kubica. Também gostei do bom desempenho da dupla da Force India Adrian Sutil e Liuzzi que com o ótimo carro que tem repetiram o bom desempenho do ano passado no circuito belga e vão dar mais uma bela apresentação em Monza. Para uma equipe pequena que sempre acabava nos últimas fileiras o desempenho dos últimos anos impressiona. Desempenho que falta para nosso amigo Schumacher que além do histórico negativo no esporte consegue bater em seu colega de equipe Rosberg. Se eu fosse fiscal da FIA já iria punir o Alemão pelo simples fato dele largar em um GP. Agora a gente entende quando Vettel fala que se espelhou em Schumacher para decidir entrar na F1. Só muda a idade pois os mais exemplos de como não dirigir um F1 são iguais.

Mesmo com tantos entreveros apenas 4 carros abandonaram, Alonso, Button Senna e Barrichello que poderia ter se valido da sua experiência na chuva mas acabou acertando Alonso logo no início. A próxima etapa é no templo de Monza que vai ferver com o resultado da punição que a Ferrari não deve ganhar pelas cagadas que aconteceram na Alemanha. Se ela for realmente punida não com 5 posições a menos mais sim com a exclusão de Alonso do campeonato ou algo similar a F1 vai ter uma bela oportunidade de rever anos e anos de jogos de equipe e má administração. Poderá dar um belo exemplo em cima da principal equipe da categoria e que leva mais de 80% dos expectadores a um GP. Se não fizer nada, dar uma multinha ou perda de posições só vai confirmar uma coisa. Que a F1 se perdeu no meio de tanta sujeira e que o dinheiro está a cima do principal que é uma corrida de carros. É esperar para ver.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.